Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

Sabia que o Sol corresponde a mais de 99% de toda a massa existente no Sistema Solar? Difícil até conceber esse tipo de informação, não é mesmo? Por isso é sempre interessante conhecer mais detalhes a respeito da estrela gigante responsável por toda a vida que existe aqui em nosso planeta. 

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), divulgou recentemente uma imagem impressionante da maior estrela do universo. Pela primeira vez em toda a história, a humanidade conseguiu captar imagens de resolução tão alta, capazes de nos ajudar a entender ainda mais sobre o Sol e suas camadas potentes de radiação e calor.

O clique impressionante feito pela ESA nos permite admirar o Sol de acordo com quatro aspectos diferentes, cada uma delas mostrando as temperaturas das camadas solares:

  • A foto principal é, na verdade, uma união de 25 fotos individuais, que foram feitas graças às imagens registradas pelo telescópio Extreme Ultraviolet Imager, que está acoplado ao satélite Solar Orbiter.
  • Só para você ter ideia, essa imagem tem mais de 83 milhões de pixels e uma grade de 9.148×9.112. É, portanto, a imagem com a maior resolução já feita da superfície solar até hoje!
  • Se você reparar na imagem principal, verá o planeta Terra, que é apenas um pontinho azul no canto direito superior da foto. 

As camadas atmosféricas do Sol

Além de a imagem em si ser impressionante e muito bonita, entender melhor como ela foi feita é um exercício interessante para nós, meros humanos admiradores da maior estrela do Universo. 

sol-gif

As imagens divididas em camadas nos permitem observar quatro fotos do Sol. Cada cor tem relação com uma determinada faixa de temperatura e os elementos químicos envolvidos. Entenda:

  • Roxo: Aqui a temperatura é de 10 mil °C e o elemento relacionado é o hidrogênio;
  • Azul: A temperatura da imagem em azul é bem maior, de 32 mil °C, correspondendo ao elemento carbono;
  • Verde: A temperatura da foto em tonalidade verde é ainda mais alta, de 320 mil °C, com o elemento oxigênio.
  • Amarelo: A temperatura maior registrada está na imagem em amarelo, com 630 mil °C, e corresponde ao gás neon.

Essas imagens coloridas foram feitas graças à alta tecnologia do equipamento SPICE, um dispositivo que também está acoplado ao satélite Solar Orbiter, cujo papel principal é justamente identificar as diferentes camadas do Sol e registrar os níveis desde a coroa até a região da cromosfera, que é a mais perto da superfície.

Esse satélite foi lançado ao espaço há pouco mais de dois anos, em fevereiro de 2020, e o objetivo é que ele atue como um laboratório de captação e observação de imagens e dados relacionados ao Sol e às regiões próximas ao astro.

Ainda que tenhamos a impressão de que o satélite está bem próximo ao Sol, não é bem assim. A distância do Solar Orbiter do nosso maior astro é de aproximadamente 42 milhões de quilômetros! Isso que é câmera boa, hein!

Todas essas informações, além de nos ajudarem a ter uma noção a respeito das proporções imensas do espaço, servem também para que a comunidade científica consiga entender melhor a composição do Sol e, claro, descobrir como o comportamento das chamas solares pode desencadear erupções e provocar variações de temperatura.

A imagem em alta resolução foi compartilhada pela ESA e, se você quiser baixar a foto e observar cada detalhe, basta clicar neste link.

Fatos interessantes sobre o Sol

foto-do-sol

Se você é do tipo de pessoa que adora divagar a respeito da vida, do Universo e tudo mais, como já diria o genial Douglas Adams, vai ficar de queixo caído com alguns fatos e dados impressionantes a respeito da nossa grande estrela:

  • O Sol foi formado há aproximadamente 4.6 bilhões de anos! Sua origem se deu a partir do colapso de uma nuvem molecular gigantesca formada principalmente de hidrogênio e hélio.
  • A belíssima simetria que pode ser vista em eclipses solares acontece devido a uma proporção interessante do nosso Universo. O Sol é 400 vezes maior do que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante da Terra. É essa proporção que cria a sensação de que Sol e Lua têm o mesmo tamanho durante o eclipse.
  • Não concebe o tamanho do Sol? Então imagine assim: Dentro dele, caberiam 1,3 milhão de planetas Terra. Sim. É isso mesmo.
terra-dando-a-volta-no-sol-gif
  • Se você estivesse no espaço, enxergaria o Sol branco e não amarelo.
  • O Sol é o objeto natural mais perfeitamente redondo conhecido em todo o universo
  • Existe um novo modelo de química solar que defende a ideia de que até metade da água existente em nosso planeta teria sido herdada de uma reserva abundante de gelo interestelar conforme o Sol foi se formando no espaço.
  • Isaac Newton olhou tanto para o céu, na tentativa de entender melhor o Sol, que acabou desenvolvendo uma fobia de luz solar.
  • Foi Newton, inclusive, que usou um prisma para observar o Sol pela primeira vez e notou que a luz solar é feita de várias cores.
  • A temperatura média do núcleo solar é de aproximadamente 15.000.000 °C.
  • Plutão leva 248 anos para concluir uma volta ao redor do Sol.
  • As bandeiras que os astronautas estadunidenses colocaram na Lua agora estão totalmente brancas devido à ação dos raios solares.
  • O núcleo da Terra é quase tão quente quanto a superfície solar.
  • O Sol é aproximadamente 13 bilhões de vezes mais brilhante do que a estrela Sirius, que é a segunda mais brilhante do Sistema Solar.
  • Entre 10 e 35% das pessoas têm crises de espirro quando olham diretamente para o Sol.
  • Uma pessoa que pesa 68 kg na Terra pesaria apenas 1,905 kg no Sol.
  • Aproximadamente 30% da radiação solar é refletida novamente para o espaço. O restante é absorvido pelos oceanos, pelas nuvens e massas de terra.

E aí, gostou do texto? Se quiser conferir mais conteúdos interessantes sobre Ciência, Tecnologia, Cultura, Entretenimento e muito mais, visite o blog Positivo do Seu Jeito!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter