Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

Sabia que o Sol corresponde a mais de 99% de toda a massa existente no Sistema Solar? Difícil até conceber esse tipo de informação, não é mesmo? Por isso é sempre interessante conhecer mais detalhes a respeito da estrela gigante responsável por toda a vida que existe aqui em nosso planeta. 

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), divulgou recentemente uma imagem impressionante da maior estrela do universo. Pela primeira vez em toda a história, a humanidade conseguiu captar imagens de resolução tão alta, capazes de nos ajudar a entender ainda mais sobre o Sol e suas camadas potentes de radiação e calor.

O clique impressionante feito pela ESA nos permite admirar o Sol de acordo com quatro aspectos diferentes, cada uma delas mostrando as temperaturas das camadas solares:

  • A foto principal é, na verdade, uma união de 25 fotos individuais, que foram feitas graças às imagens registradas pelo telescópio Extreme Ultraviolet Imager, que está acoplado ao satélite Solar Orbiter.
  • Só para você ter ideia, essa imagem tem mais de 83 milhões de pixels e uma grade de 9.148×9.112. É, portanto, a imagem com a maior resolução já feita da superfície solar até hoje!
  • Se você reparar na imagem principal, verá o planeta Terra, que é apenas um pontinho azul no canto direito superior da foto. 

As camadas atmosféricas do Sol

Além de a imagem em si ser impressionante e muito bonita, entender melhor como ela foi feita é um exercício interessante para nós, meros humanos admiradores da maior estrela do Universo. 

sol-gif

As imagens divididas em camadas nos permitem observar quatro fotos do Sol. Cada cor tem relação com uma determinada faixa de temperatura e os elementos químicos envolvidos. Entenda:

  • Roxo: Aqui a temperatura é de 10 mil °C e o elemento relacionado é o hidrogênio;
  • Azul: A temperatura da imagem em azul é bem maior, de 32 mil °C, correspondendo ao elemento carbono;
  • Verde: A temperatura da foto em tonalidade verde é ainda mais alta, de 320 mil °C, com o elemento oxigênio.
  • Amarelo: A temperatura maior registrada está na imagem em amarelo, com 630 mil °C, e corresponde ao gás neon.

Essas imagens coloridas foram feitas graças à alta tecnologia do equipamento SPICE, um dispositivo que também está acoplado ao satélite Solar Orbiter, cujo papel principal é justamente identificar as diferentes camadas do Sol e registrar os níveis desde a coroa até a região da cromosfera, que é a mais perto da superfície.

Esse satélite foi lançado ao espaço há pouco mais de dois anos, em fevereiro de 2020, e o objetivo é que ele atue como um laboratório de captação e observação de imagens e dados relacionados ao Sol e às regiões próximas ao astro.

Ainda que tenhamos a impressão de que o satélite está bem próximo ao Sol, não é bem assim. A distância do Solar Orbiter do nosso maior astro é de aproximadamente 42 milhões de quilômetros! Isso que é câmera boa, hein!

Todas essas informações, além de nos ajudarem a ter uma noção a respeito das proporções imensas do espaço, servem também para que a comunidade científica consiga entender melhor a composição do Sol e, claro, descobrir como o comportamento das chamas solares pode desencadear erupções e provocar variações de temperatura.

A imagem em alta resolução foi compartilhada pela ESA e, se você quiser baixar a foto e observar cada detalhe, basta clicar neste link.

Fatos interessantes sobre o Sol

foto-do-sol

Se você é do tipo de pessoa que adora divagar a respeito da vida, do Universo e tudo mais, como já diria o genial Douglas Adams, vai ficar de queixo caído com alguns fatos e dados impressionantes a respeito da nossa grande estrela:

  • O Sol foi formado há aproximadamente 4.6 bilhões de anos! Sua origem se deu a partir do colapso de uma nuvem molecular gigantesca formada principalmente de hidrogênio e hélio.
  • A belíssima simetria que pode ser vista em eclipses solares acontece devido a uma proporção interessante do nosso Universo. O Sol é 400 vezes maior do que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante da Terra. É essa proporção que cria a sensação de que Sol e Lua têm o mesmo tamanho durante o eclipse.
  • Não concebe o tamanho do Sol? Então imagine assim: Dentro dele, caberiam 1,3 milhão de planetas Terra. Sim. É isso mesmo.
terra-dando-a-volta-no-sol-gif
  • Se você estivesse no espaço, enxergaria o Sol branco e não amarelo.
  • O Sol é o objeto natural mais perfeitamente redondo conhecido em todo o universo
  • Existe um novo modelo de química solar que defende a ideia de que até metade da água existente em nosso planeta teria sido herdada de uma reserva abundante de gelo interestelar conforme o Sol foi se formando no espaço.
  • Isaac Newton olhou tanto para o céu, na tentativa de entender melhor o Sol, que acabou desenvolvendo uma fobia de luz solar.
  • Foi Newton, inclusive, que usou um prisma para observar o Sol pela primeira vez e notou que a luz solar é feita de várias cores.
  • A temperatura média do núcleo solar é de aproximadamente 15.000.000 °C.
  • Plutão leva 248 anos para concluir uma volta ao redor do Sol.
  • As bandeiras que os astronautas estadunidenses colocaram na Lua agora estão totalmente brancas devido à ação dos raios solares.
  • O núcleo da Terra é quase tão quente quanto a superfície solar.
  • O Sol é aproximadamente 13 bilhões de vezes mais brilhante do que a estrela Sirius, que é a segunda mais brilhante do Sistema Solar.
  • Entre 10 e 35% das pessoas têm crises de espirro quando olham diretamente para o Sol.
  • Uma pessoa que pesa 68 kg na Terra pesaria apenas 1,905 kg no Sol.
  • Aproximadamente 30% da radiação solar é refletida novamente para o espaço. O restante é absorvido pelos oceanos, pelas nuvens e massas de terra.

E aí, gostou do texto? Se quiser conferir mais conteúdos interessantes sobre Ciência, Tecnologia, Cultura, Entretenimento e muito mais, visite o blog Positivo do Seu Jeito!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter