Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Tenha medo: robô da Boston Dynamics já sabe abrir e segurar a porta para outros robôs passarem

Há quem diga que tudo aquilo que a ficção científica imaginar o homem é capaz de transformar em realidade. Pois se depender das pesquisas da empresa de robótica norte-americana Boston Dynamics, as coisas devem mudar mais depressa do que somos capazes de imaginar. Um vídeo publicado recentemente pela empresa mostra quando um robô abre a porta para outro passar.

O experimento, é claro, é feito de forma controlada, mas não deixa de ser interessante notar o quanto é impressionante ver autômatos se comportando de uma forma tão natural quanto seres humanos. O robô que aparece no vídeo atende pelo nome de SpotMini e, anteriormente, já foi visto na internet fazendo outras peripécias:

Um quadrúpede inteligente

O SpotMini, da Boston Dynamics, tem uma estrutura similar à de um cachorro e desde 2016 ele estrela alguns vídeos da companhia, impressionando a todos com as suas habilidades. Uma de suas patas – ou poderíamos chamar também de braços mecânicos – é erguido de forma a girar a maçaneta da porta e puxá-la para que outro robô possa passar.

Para nós seres humanos o ato de abrir uma porta é tão automático que nem nos damos conta com relação à complexidade desse mecanismo. É preciso segurar a maçaneta, verificar para qual lado ela deve ser girada e para qual lado a porta deve ser aberta. Para um robô, uma ação como essa é complexa e demanda muito trabalho dos seus desenvolvedores.

Os integrantes da Boston Dynamics garantem que o robô é capaz de abrir portas mesmo em situações mais extremas, como incêndios, por exemplo. No vídeo é feito um teste com um dos desenvolvedores incomodando o robô enquanto ele tenta abrir a porta. O resultado, contudo, é igualmente satisfatório.

Ainda não há motivos para se preocupar

Para os adeptos das teorias mais apocalípticas, como as que apontam para um futuro onde as máquinas serão capazes de se rebelar contra os seres humanos, a boa notícia é que todas as ações feitas pelo robô tinham um ser humano no controle. Via controle remoto, qualquer um é capaz de controlar os seus movimentos.

Isso é possível graças a uma câmera colocada em um dos braços do robô. Ela serve para que quem está no controle à distância possa encontrar a maçaneta da porta mesmo sob condições mais adversas. Além disso, o controlador pode observar itens como locomoção e equilíbrio do robô, permitindo que os seus movimentos fluam melhor durante as demonstrações.

No entanto, os pesquisadores são categóricos em afirmar que é possível programar os robôs para fazerem isso de forma autônoma, e é justamente com isso que muitas pessoas se preocupam.

Apesar da ficção científica muitas vezes servir como um estímulo para criação, há quem defenda a ideia de que esse é o “começo do fim” e que a “Skynet vem aí”. Será mesmo?

Fonte(s): Boston Dynamics (YouTube)

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter