5 principais tecnologias inglesas que revolucionaram o mundo

A potência que os Estados Unidos são hoje no mundo, a Inglaterra foi no passado entre os séculos XVII e XIX. Por essa razão, o número de tecnologias inglesas que revolucionaram o mundo é enorme, pois muitas delas coincidem com o período da Revolução Industrial.

Sendo assim, basta dar uma olhada na história para perceber que a lista de invenções com DNA inglês é enorme e seria impossível compilar todas elas em um único artigo. Nesse post, separamos as cinco principais tecnologias inglesas que revolucionaram o mundo – e que ainda hoje fazem parte do nosso dia a dia.

®GIPHY

1. Televisão

A primeira demonstração pública de uma transmissão de TV foi feita pelo inventor britânico John Logie Baird, em 1925. Ele também foi responsável, posteriormente, pela primeira TV colorida. A primeira TV, ainda em preto-e-branco, foi exibida para os membros da Royal Institution.

®WIKIMEDIA COMMONS

Os primeiros modelos exibiam imagens a apenas cinco frames por segundo e foi preciso alguns anos até que os aparelhos fossem capazes de exibir até 12,5 frames por segundo. Certamente, a televisão é uma das invenções mais influentes do século XX e foi graças aos britânicos que ela se tornou possível.

2. Locomotiva a vapor

Um dos meios de transporte fundamentais para a chamada Revolução Industrial, a locomotiva a vapor, criada em 1804, foi a principal responsável pela expansão comercial e pelo desenvolvimento da indústria britânica. Richard Trevithick, um engenheiro de minas, foi o responsável por assinar o primeiro projeto de locomotiva a vapor.

®WIKIMEDIA COMMONS

Em sua primeira demonstração, a locomotiva a vapor foi capaz de transportar 10 toneladas de ferro dispostas em cinco vagões. Além disso, 70 homens participaram da viagem de 15 quilômetros entre as cidades de Penydarren e Abercynon. O trecho foi feito em 4 horas e 5 minutos.

3. Telefone

Foi o britânico Alexander Graham Bell quem patenteou em 1876 uma invenção que transformaria completamente a maneira como as pessoas se comunicam: o telefone. Ele começou a se interessar pelo tema com apenas 16 anos, mas levou muito tempo até que ele tivesse sucesso em suas pesquisas.

®WIKIMEDIA COMMONS

Em 1875 ele patenteou uma tecnologia que chamou de telégrafo acústico, que nada mais era do que a possibilidade de transmitir áudio à distância. Na mesma época, o norte-americano Elisha Gray havia criado algo parecido nos EUA e a discussão foi parar na justiça. Nos tribunais, entretanto, a vitória foi do inglês, que até hoje é reconhecido como o “pai do telefone”.

4. Internet

A Suíça reivindica para si a invenção da internet porque ela aconteceu dentro de uma instituição suíça. No entanto, o responsável pelo projeto era o britânico Tim Berners-Lee. O cientista da computação foi quem criou um sistema de hipertextos linkados a partir de páginas web. A primeira página foi ao ar em 1989.

®ITU PICTURES

De lá para cá, o potencial da internet praticamente extrapolou todos os limites imagináveis. A internet se tornou a principal ferramenta de comunicação do mundo, encurtou as distâncias e criou uma espécie de “aldeia global”. Uma curiosidade: Berners-Lee não quis obter lucro com a sua invenção, uma vez que preferiu tornar a patente universal, considerando a rede mundial de computadores um patrimônio universal.

5. Futebol

Durante a Copa do Mundo, falamos em futebol e respiramos futebol o dia inteiro. O Brasil é considerado o país do futebol por ter ganho cinco vezes a Copa do Mundo, mas o futebol não foi inventado pela gente. As regras do futebol moderno, base do esporte como conhecemos hoje, foram definidas em 1863 pela The Football Association.

®WIKIMEDIA COMMONS

Já no Brasil, o futebol foi introduzido em 1894 pelo britânico Charles Miller. Ele veio para cá por conta do trabalho do seu pai e trouxe para o país algumas bolas para se divertir com o seu esporte preferido. O esporte caiu no gosto dos brasileiros e Miller ajudou a montar os primeiros times e a primeira liga de futebol local, em São Paulo.

Fonte(s): ListVerse, The Telegraph, techradar e Interesting Engineering

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.