As reuniões por meio de videoconferência se tornaram uma rotina na vida de milhões de pessoas em razão da pandemia de coronavírus. Sair de casa para ir ao escritório ou para visitar um cliente somente em casos de extrema necessidade.
Porém, nem todos os usuários têm as suas residências preparadas para as chamadas em vídeo. Muitas pessoas se incomodam por ter que mostrar de plano de fundo detalhes da vida privada e até então não havia muito o que fazer a não ser escolher um canto mais adequado da casa.
A solução para esse problema apareceu primeiramente no aplicativo Zoom. Nele foram incluídas as possibilidades de desfocar o fundo ou de aplicar planos de fundo personalizados. Logo que foram apresentadas, as funcionalidades passaram a ser um pedido também dos usuários do Google Meet, e finalmente o Google decidiu atendê-los.
Antes de tudo, é importante lembrar que o recurso acabou de ser anunciado. Isso significa que pode ser que ele não esteja disponível de imediato para todos os usuários, uma vez que o Google costuma liberar suas atualizações em ondas. Portanto, caso a nova opção não esteja presente no menu, aguarde mais alguns dias e tente novamente.
Passo 1. Clique no ícone de menu, os três pontinhos no canto inferior direito da tela.
Passo 2. Se o novo recurso já estiver habilitado para o seu perfil, a opção “Alterar plano de fundo” será um dos itens da lista. Clique sobre ela.
Passo 3. Entre as opções disponíveis estarão o desfoque de fundo, que também foi adicionado recentemente, e algumas variações de backgrounds. Clique naquele que achar mais interessante e pronto.
Vale lembrar ainda que os planos de fundo só podem ser habilitados caso você utilize o Google Meet via Google Chrome no Windows. Na versão mobile esse recurso ainda não está disponível e não há previsão de quando ele será incluído por lá.
Ainda de acordo com o Google, em breve os administradores de um chat poderão ativar ou desativar a escolha de fundo dos demais participantes da conversa. Contudo, ao menos por enquanto, uma vez que uma imagem tenha sido escolhida ela permanecerá ativa sempre que uma videoconferência for iniciada.
No auge da pandemia, nos meses de junho e julho de 2020, o Google Meet chegou a bater a marca de 100 milhões de downloads por mês, volume que representa o dobro da média tradicional do app em meses anteriores. A integração com os demais serviços do Google e o fato de o serviço ser gratuito são alguns dos diferenciais que explicam o sucesso da plataforma.
Mesmo com a acirrada concorrência do Zoom, que se tornou a referência em termos de videoconferência durante a pandemia, o Google agiu rápido e incorporou diversos recursos ao Meet, tornando a ferramenta gratuita para a maioria dos usuários.