Positivo do seu jeito

Tecnologia

WhatsApp: novo recurso protege backup no Google Drive com senha

28 de Maio de 2021

por: MKT Positivo

Em breve, o WhatsApp pode ganhar uma nova ferramenta de segurança para proteger os seus dados. Segundo informações do site WABetaInfo, a equipe de desenvolvimento do app vem trabalhando em um recurso específico para Android, que vai proteger com senha todos os backups das suas conversas, feitos no Google Drive. 

Os indícios desse recurso, conhecido como criptografia de ponta-a-ponta, surgiram pela primeira vez na versão Beta do WhatsApp para Android, na build 2.21.10.2. Entenda como funciona essa novidade.

O que é a criptografia e por que ela é tão importante?

Um dos métodos mais utilizados para proteger informações digitais atualmente é a criptografia. Ela consiste em um conjunto de técnicas para cifrar uma mensagem, de modo que apenas o emissor e o receptor consigam compreendê-la. Isso é feito com algoritmos matemáticos complexos, que embaralham a informação. Para que ela se torne legível novamente, é necessário usar uma chave secreta (senha). 

Embora a criptografia seja muito comentada atualmente, a realidade é que as técnicas de cifragem de informações são muito antigas, havendo registros de seu uso no Egito Antigo. Os métodos de criptografia também são muito utilizados para comunicações sensíveis, como as militares, comerciais e governamentais. 

Quando falamos da criptografia de dados digitais, existem basicamente duas técnicas principais: criptografia por chaves simétricas e criptografia por chaves assimétricas. A primeira utiliza uma mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem, o que significa que tanto o emissor quanto o receptor a compartilham. 

Já a criptografia assimétrica usa duas chaves distintas e complementares para realizar a cifragem e a decifragem, sendo uma delas pública e a outra privada. Esse é o método adotado pelo WhatsApp para a proteção dos futuros backups realizados no Google Drive. Essa forma de codificação é conhecida também como criptografia de ponta-a-ponta. 

Como funcionará a proteção do Backup via Google Drive

Conforme telas mostradas pelo site WABetaInfo, ao abrir o WhatsApp você verá uma tela solicitando a ativação do Backup com encriptação End-to-end (ponta-a-ponta):

WhatsApp: novo recurso protege backup no Google Drive com senha

Imagem: WABetaInfo

Caso você concorde com os termos de uso desse recurso, o próximo passo será definir uma senha de no mínimo oito caracteres (com distinção entre maiúsculas e minúsculas). É essencial memorizar essa informação para poder acessar seus futuros backups. 

WhatsApp: novo recurso protege backup no Google Drive com senha

Imagem: WABetaInfo

Depois de digitar a senha, é só prosseguir para ver a mensagem de confirmação do WhatsApp. Futuras cópias de segurança das suas mensagens e mídias serão enviadas ao Google Drive já em formato cifrado. 

WhatsApp: novo recurso protege backup no Google Drive com senha

Imagem: WABetaInfo

A utilização da tecnologia de criptografia de ponta a ponta nos backups enviados ao Google Drive significa que, mesmo que alguém se apodere dos seus dados, não conseguirá ler as informações, já que elas estarão codificadas. Apenas você, com a sua conta de WhatsApp e senha, terá acesso aos conteúdos. 

Segundo o WABetaInfo, as chaves e os dados não serão compartilhados com o Facebook, empresa dona do WhatsApp. Para o caso de perdas da senha, haverá recursos para a recuperação da informação. Pelas screenshots, os usuários também poderão desativar a encriptação de ponta-a-ponta do backup a qualquer momento, mediante a inserção da senha definida anteriormente.

Lançamento da criptografia para backup do WhatsApp

O recurso de criptografia ainda está em fase de testes, portanto não há uma data definida para o seu lançamento. Contudo, considerando que a opção já apareceu em algumas das versões Beta para desenvolvedores, é possível que ele seja anunciado para todos os usuários já nos próximos meses.

Fonte: WABetaInfo