Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Google Meet: como ativar legendas ao vivo em português e espanhol

Um novo recurso interessante foi anunciado pelo Google no último dia 15 de dezembro: ativar legendas ao vivo em português e espanhol no Google Meet. Além dos dois idiomas, alemão e francês também estão no pacote.

Segundo a empresa, a ideia é simplificar ainda mais a comunicação, permitindo que até mesmo usuários de outros países consigam compreender apresentações em idiomas com os quais não estão familiarizados. A novidade chegará em algum momento de 2021, mas o Google não informou uma data oficial.

Como ativar legendas ao vivo em português, inglês e espanhol no Google Meet

Novamente, ressaltamos: este recurso foi anunciado pelo Google no dia 15 de dezembro de 2020 e ainda não está disponível para os usuários. A previsão é que ele seja incorporado ao longo de 2021, mas em um primeiro momento somente os usuários de planos pagos é que devem receber esse recurso.

Para ativar a função é bastante simples, conforme mostramos no passo a passo abaixo:
Passo 1. Durante uma reunião no Google Meet, clique no ícone de menu (o símbolo de três pontinhos no canto inferior direito).
Passo 2. Nas opções, selecione “Captions” ou “Legendas”.
Passo 3. Por fim, defina o idioma. Note que alguns deles têm variações regionais. É o caso do espanhol (México e Espanha). Selecione aquele que for mais adequado à fala de quem está apresentando e aproveite.

Como funciona o recurso de legendas automáticas do Google Meet

Para tornar possível a conversão automática de áudio em texto, o Google utiliza um recurso chamado Speech-to-Text, que já está presente no sistema operacional Android desde a versão 10.
Porém, no Google Meet há aprimoramentos nesta tecnologia, uma vez que o Google se vale de recursos de inteligência artificial que podem até mesmo descrever as reações dos participantes. Segundo a empresa, o software foi desenhado para conseguir distinguir os elementos da fala mesmo em ambientes ruidosos.

2020: o ano das reuniões online

Em razão da pandemia, serviços como o Google Meet estiveram no centro das atenções ao longo do ano. O sucesso repentino de concorrentes como o Zoom fez com que o Google precisasse se movimentar rapidamente e dezenas de recursos foram adicionados à plataforma ao longo do ano.
No mês passado, por exemplo, foi incorporado um recurso que permite aos administradores de uma reunião criarem uma espécie de lista de presença. A ideia vem se mostrando bastante útil especialmente em aulas online (um recurso similar já existia na versão do Google Meet para escolas).
Outro recurso incorporado recentemente foi o de “levantar a mão”, permitindo que os demais participantes manifestem o desejo de falar durante uma transmissão sem que para isso precisem interromper a fala de quem está com a palavra.
As reuniões gratuitas via Google Meet podem ter duração de até 24 horas, pelo menos até o próximo dia 31 de março de 2021. Essa medida foi tomada em função da pandemia e, posteriormente, reuniões tão extensas assim só estarão disponíveis para assinantes do serviço.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter