Google Meet: como economizar dados e bateria em chamadas de voz e vídeo no celular

Google Meet: como economizar dados e bateria em chamadas de voz e vídeo no celular

Neste mês, o Google Meet recebeu uma atualização que trouxe uma série de novidades para o app de vídeo chamadas. Além de ferramentas para enquetes, perguntas e respostas, outro grande destaque foi a adição de um modo especial para economizar dados e a bateria do seu celular durante as ligações. 
o-que-e-sistema-operacional-kaios-positivo
O recurso está sendo disponibilizado aos poucos para diferentes países, mas os brasileiros já podem ativá-lo com a versão mais recente disponível na Google Play Store, a loja oficial para apps do Android. Veja como fazer isso a seguir!

Como economizar dados e bateria ao usar o Google Meet

O novo modo de economia do Google Meet pode ser encontrado nas versões mais recentes do App. Na versão brasileira ele é chamado de “Limitar o uso de dados”, mas na realidade ele faz muito mais do que isso. 
Segundo a Google, ao ativar essa opção o usuário perceberá uma diminuição considerável no consumo de dados e também na energia necessária para a unidade de processamento central (CPU) do smartphone, resultando em uma economia considerável de bateria. 
O segredo para isso está na redução de qualidade do stream de vídeo, um pequeno sacrifício considerando os benefícios e a maior estabilidade para aqueles que estão utilizando a rede 3G ou 4G. 
Para ativar o modo de economia do Meet, siga os passos abaixo:
1. Abra o app do Google Meet;
2. Antes de entrar em uma chamada, toque em “Menu” (os três pontos verticais);
3. Acesse a opção de Configurações;
4. Ative a opção “Limitar o uso de dados”.
Você verá o aviso de que a qualidade da chamada será ajustada para proporcionar a economia. Agora é só entrar na videochamada e aproveitar mais desempenho e bateria para o seu smartphone ou tablet. 

Mais novidades para o Google Meet em 2021

A versão de abril de 2021 do Google Meet ativou a ferramenta de Perguntas & Respostas nas versões Android do aplicativo. Agora os participantes da chamada podem fazer perguntas diretamente aos apresentadores, havendo opções para definir moderadores e gerenciar as perguntas. 
Os participantes podem votar a prioridade das questões ou até mesmo marcá-las como respondidas, caso o tema já tenha sido abordado em uma resposta anterior. O recurso vem ativado por padrão para todos os usuários logados com contas do Google Workspace for Education. 
Outra novidade para o Android é a liberação das enquetes. Para isso, acesse a opção Menu, depois Atividades e por fim Enquetes. 
Ainda tratando das novidades para o Android, os chats agora podem ser controlados em termos de quem acessa a chamada, quem pode mandar mensagens e quem pode ativar o compartilhamento de tela e apresentação de informações, todas ferramentas essenciais em um ambiente de ensino. Apenas reforçando, esses são recursos exclusivos para o Google Workspace para a Educação. 
Já os usuários de iPhones e iPads finalmente terão acesso à opção de encerrar a reunião para todos, que estava ausente nas versões anteriores do aplicativo. 

Muito mais em maio

Com a chegada da Google I/O em maio, o maior evento da empresa para desenvolvedores, a Google deve continuar anunciando mais recursos para o seu app de vídeo chamadas. Uma das atualizações programadas permitirá a apresentação de documentos do Google Docs, Sheets e Slides diretamente a partir da sua conta, sem a necessidade de copiar os arquivos. 
Fonte: Google

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.