Google Meet: como economizar dados e bateria em chamadas de voz e vídeo no celular

Google Meet: como economizar dados e bateria em chamadas de voz e vídeo no celular

Neste mês, o Google Meet recebeu uma atualização que trouxe uma série de novidades para o app de vídeo chamadas. Além de ferramentas para enquetes, perguntas e respostas, outro grande destaque foi a adição de um modo especial para economizar dados e a bateria do seu celular durante as ligações. 
o-que-e-sistema-operacional-kaios-positivo
O recurso está sendo disponibilizado aos poucos para diferentes países, mas os brasileiros já podem ativá-lo com a versão mais recente disponível na Google Play Store, a loja oficial para apps do Android. Veja como fazer isso a seguir!

Como economizar dados e bateria ao usar o Google Meet

O novo modo de economia do Google Meet pode ser encontrado nas versões mais recentes do App. Na versão brasileira ele é chamado de “Limitar o uso de dados”, mas na realidade ele faz muito mais do que isso. 
Segundo a Google, ao ativar essa opção o usuário perceberá uma diminuição considerável no consumo de dados e também na energia necessária para a unidade de processamento central (CPU) do smartphone, resultando em uma economia considerável de bateria. 
O segredo para isso está na redução de qualidade do stream de vídeo, um pequeno sacrifício considerando os benefícios e a maior estabilidade para aqueles que estão utilizando a rede 3G ou 4G. 
Para ativar o modo de economia do Meet, siga os passos abaixo:
1. Abra o app do Google Meet;
2. Antes de entrar em uma chamada, toque em “Menu” (os três pontos verticais);
3. Acesse a opção de Configurações;
4. Ative a opção “Limitar o uso de dados”.
Você verá o aviso de que a qualidade da chamada será ajustada para proporcionar a economia. Agora é só entrar na videochamada e aproveitar mais desempenho e bateria para o seu smartphone ou tablet. 

Mais novidades para o Google Meet em 2021

A versão de abril de 2021 do Google Meet ativou a ferramenta de Perguntas & Respostas nas versões Android do aplicativo. Agora os participantes da chamada podem fazer perguntas diretamente aos apresentadores, havendo opções para definir moderadores e gerenciar as perguntas. 
Os participantes podem votar a prioridade das questões ou até mesmo marcá-las como respondidas, caso o tema já tenha sido abordado em uma resposta anterior. O recurso vem ativado por padrão para todos os usuários logados com contas do Google Workspace for Education. 
Outra novidade para o Android é a liberação das enquetes. Para isso, acesse a opção Menu, depois Atividades e por fim Enquetes. 
Ainda tratando das novidades para o Android, os chats agora podem ser controlados em termos de quem acessa a chamada, quem pode mandar mensagens e quem pode ativar o compartilhamento de tela e apresentação de informações, todas ferramentas essenciais em um ambiente de ensino. Apenas reforçando, esses são recursos exclusivos para o Google Workspace para a Educação. 
Já os usuários de iPhones e iPads finalmente terão acesso à opção de encerrar a reunião para todos, que estava ausente nas versões anteriores do aplicativo. 

Muito mais em maio

Com a chegada da Google I/O em maio, o maior evento da empresa para desenvolvedores, a Google deve continuar anunciando mais recursos para o seu app de vídeo chamadas. Uma das atualizações programadas permitirá a apresentação de documentos do Google Docs, Sheets e Slides diretamente a partir da sua conta, sem a necessidade de copiar os arquivos. 
Fonte: Google

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Robô segurando uma lâmpada.

Google Chrome: nova atualização adiciona recursos de IA generativa

Mulher sorrindo e acenando ao fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp.

WhatsApp: como compartilhar a tela em chamadas de vídeo

Celular com o WhatsApp Pay aberto ao lado de uma nota de cinquenta reais e várias moedas.

Pagamentos por WhatsApp: como habilitar recurso do app

Garota surpresa colocando o dedo indicador sobre sua têmpora enquanto lê algo no celular.

Descubra como encontrar a “lixeira” do WhatsApp

Garoto estudando programação.

23 sites com curso de programação gratuito

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.