As Olimpíadas é um dos eventos esportivos mais tradicionais e importantes do mundo, no qual milhares de atletas participam em modalidades que vão desde atletismo, ginástica e basquete, até esgrima, hipismo, hóquei e badminton.
Assim como todo grande evento esportivo, as Olimpíadas possuem algumas regras em relação às modalidades que podem ou não fazer parte do evento. Porém, o modelo tradicional dos jogos Olímpicos está prestes a passar por uma transformação muito significativa nas próximas edições: a inclusão dos e-Sports.
E-Sports são os famosos jogos eletrônicos que, nos últimos anos, têm ganhado popularidade entre jovens e adultos gamers, que formam times, treinam e disputam entre si. Jogos como League of Legends contam com jogadores profissionais e têm até campeonatos, que são organizados pelas comunidades de jogadores e transmitidos ao vivo em canais de TV por assinatura e internet.
Os competidores profissionais de games ao redor do mundo são tantos que o Comitê Olímpico Internacional, em uma entrevista recente, disse que está analisando e discutindo a possibilidade de incluir a modalidade nas Olimpíadas. Tony Estanguet, representante do COI, afirmou que os e-Sports despertam o interesse das pessoas no geral, não só dos competidores e jogadores, e que não se pode dizer que isso não têm a ver com os jogos Olímpicos.
A previsão é que a modalidade de jogos eletrônicos seja incluída nas Olimpíadas 2024, que vai acontecer em Paris e começará a ser projetada a partir de 2019. Porém, a decisão só virá do Comitê Olímpico Internacional após a realização da edição de 2020. Durante esse período, o COI irá se reunir com os representantes das organizações e comunidades dos games para entender melhor como esse universo funciona, incluindo times, competições, títulos, modalidades e etc.
Nós achamos isso super legal e já estamos na torcida!