Desde o mês de setembro há um novo recurso disponível para os usuários do Google Fotos: o modo recordações. A novidade funciona de uma maneira muito similar aos Stories do Instagram em termos de visual.
Círculos no alto da tela indicam conjuntos de memórias, ou seja, lembranças de dias ou períodos específicos que você pode resgatar e compartilhar com seus amigos. Nesse artigo, vamos aprender como localizar essas funções e como utilizar todos os recursos do modo de recordações.
Embora esse seja um recurso bastante simples, existem algumas configurações que você pode editar para torná-lo ainda mais atrativo. Vamos aprender nesse passo a passo a como utilizar todas as funções do modo recordações do Google Fotos.
Passo 01: Abra o aplicativo Google Fotos.
Passo 02: Na parte superior da tela, repare na exibição de alguns círculos, similares aos Stories do Instagram. Toque sobre qualquer uma delas.
Passo 03: Serão exibidos vídeos ou fotos relativos a algum momento do passado. Toca na recordação que deseja rever, caso queria compartilhar, toque no símbolo compartilhamento, localizado no canto superior direito da tela.
Passo 04: O compartilhamento de memórias via Google Fotos pode ser feito por e-mail, mensagem ou via redes sociais. Toque em “Compartilhar” e escolha o aplicativo desejado.
Passo 05: Já ao tocar no símbolo de menu (os três pontinhos no canto superior direito) você pode acessar todas as fotos de recordação do dia.
Passo 06: Por fim, a partir do mesmo menu é possível ter acesso às configurações. Aqui você pode desativar completamente o recurso. Para isso, vá em “Mostrar Recordações” e desmarque essa opção.
Passo 07: Ainda, se você quiser ocultar lembranças de pessoas ou de animais específicos, basta tocar na opção “Pessoas e animais de estimação” e selecionar quais pessoas você não quer que apareçam nas recordações.
Passo 08: É possível também ocultar lembranças de datas específicas. Toque em “Datas” e, depois, em “Adicionar datas”. Selecione o período e toque em “Adicionar”.
Segundo o Google, o algoritmo da ferramenta utiliza machine learning para fazer a seleção. Por conta disso, imagens duplicadas ou conteúdos nos quais você não aparece ou que não pertençam a uma determinada série também não são vinculados.
Outro aspecto interessante é que o próprio usuário pode optar por não rever fotos de certos períodos. Por exemplo, se você tem salvas fotos de pessoas que faleceram ou de ex-namorados e não gostaria que elas fossem sugeridas, basta marcar a opção de ocultar períodos ou pessoas – a exclusão das fotos é feita por data ou por reconhecimento facial.
O modo de recordações ainda será aprimorado, segundo o Google. A empresa promete tornar ainda mais simples o compartilhamento dessas seleções de imagem com amigos e familiares.
Assim, durante uma conversa em particular, você poderá receber sugestões de seleções de memórias para compartilhar com o seu contato – podendo decidir se deseja fazer isso ou não. Somente você terá acesso à seleção e ela só será pública se tiver a sua autorização.