Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Gmail Go: conheça a nova versão mais leve do app de e-mail para Android

A Google anunciou neste mês uma novidade que deve agradar bastante os usuários que têm celulares mais simples ou que frequentemente precisam acessar a internet em locais onde a conexão é ruim: o Gmail Go. Mas afinal, o que é o Gmail Go? Qual a sua diferença? Trata-se de uma versão mais leve do cliente de e-mails da empresa.

O primeiro detalhe positivo que já é percebido antes mesmo do download: são apenas 9,5 MB de tamanho, o que corresponde a menos da metade do espaço ocupado pelo Gmail. Assim, sobra mais espaço na memória interna do seu celular para que você possa baixar outros apps, mas sem precisar abrir mão de um serviço essencial.

Quando instalado, o Gmail Go passa dos 9,5 MB para um total de 25 MB. Já a versão tradicional do serviço tem 20,66 MB de tamanho no download e, depois da instalação, ocupa 47 MB. Portanto, falamos de pelo menos 22 MB a menos liberados no seu sistema sem que isso signifique a perda de recursos.

Gmail Go: ideia é simplificar o uso

O Gmail Go está disponível na Play Store e você pode baixá-lo a partir deste link. Porém, existem algumas limitações que você precisa observar, ao menos por enquanto. Essa versão só está disponível para quem possua um aparelho da família “Android Go” – não há nenhum disponível no mercado brasileiro. Ainda. Contudo, a Google deve liberar em breve a mesma versão para os demais celulares em um futuro próximo.

Quem estiver curioso mesmo, pode baixar o APK a partir de links alternativos. No entanto, é necessário que o seu aparelho seja compatível com a versão 8.1 do Android (Oreo) para testar a novidade. Mas fique tranquilo: é quase certo que logo todos terão a oportunidade de usar uma versão mais leve do Gmail, assim como já acontece com o Facebook e sua versão Lite.

®Google

Quais as vantagens do Gmail Go?

São muitas. A primeira delas é a que já explicamos: ocupar menos espaço de armazenamento no seu dispositivo. Além disso, sua execução demanda um menor consumo de memória RAM o que consequentemente resulta em um uso menor da franquia de dados, seja ela 3G ou 4G. Tudo isso somado resulta em outro benefício: menor consumo de energia.

Já em termos de visual e funcionalidades, falamos basicamente do mesmo aplicativo. Não há nada que você não possa fazer em um app que não possa fazer em outro. Tanto as configurações como os modos de agrupamento de mensagens e as opções de resposta às conversas estão localizadas nos mesmos lugares e se comportam de maneira similar.

A iniciativa de lançamento do Gmail Go não é a primeira nesse sentido entre os serviços da Google. O YouTube, por exemplo, também já conta com uma versão YouTube Go. Outro serviço que também tem a versão simplificada para dispositivos móveis mais básicos é o Google Assistant. Google Files e Google Chrome também seguem o mesmo caminho.

Fonte(s): Google Play Store

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter