Certamente você deve ter ouvido falar bastante sobre a Inteligência Artificial. Inclusive, nos últimos dois meses provavelmente deve ter escutado bastante sobre o Chat GPT, já que o tema está em alta.
A IA trata-se de um avanço da tecnologia e possibilita que sistemas simulem uma inteligência parecida com a humana. Contudo, para entender de maneira mais completa o conceito de IA e onde encontrá-la nos dias atuais, confira o conteúdo que preparamos para você!
A Inteligência Artificial é um segmento das ciências da computação que procura criar mecanismos, sejam físicos ou digitais, que simulem a capacidade humana de pensar e tomar decisões. O criador do termo foi John McCarthy e, segundo ele, a definição de IA é “a ciência e engenharia de produzir sistemas inteligentes“.
Os sistemas inteligentes da IA se alimentam de dados, aprendem com eles e vão se adaptando a cada entrada de novos dados. Com a IA, as máquinas são treinadas para exercer tarefas específicas, que antes eram feitas somente por humanos e podem também encontrar soluções a partir do reconhecimento de um padrão nos dados.
Conforme temos visto atualmente, as IAs possuem maior capacidade de “auto aprendizado”.
Para o mundo empresarial, a Inteligência Artificial pode otimizar processos de maneira revolucionária. Afinal, a IA possui a capacidade de absorver milhares de informações e conseguir resultados sem intervenção humana.
A IA, ou o que pode ser considerado próximo dela, vem sendo uma pauta discutida há muito tempo na história da humanidade. Contudo, o seu conceito propriamente dito é algo que surgiu em torno da década de 1920.
Em 1943, Warren McCulloch e Walter Pitts escreveram um artigo referenciando redes neurais. A indústria do cinema já havia lançado, em 1927, o filme Metrópolis, em que um androide era exibido.
E, anteriormente, em 1921, o escritor theco Karel Čapek fez uma peça teatral cujo título era “R.U.R.” (iniciais de Rossumovi Univerzální Roboti).
Já no Brasil, foi publicada como “Fábrica de Robôs“, que deu origem ao termo “robô”, e apresentou a ideia de seres humanoides artificiais, por mais que fossem semelhantes a clones.
Agora, lembra que citamos o John McCarthy? Então, foi entre junho e agosto de 1956 que um grupo de cientistas deu o que falar no campus do renomado Dartmouth College, em New Hampshire. Entre eles estava John. Eles discutiram a automação e debateram sobre a capacidade das máquinas realizarem tarefas humanas.
John McCarthy era professor de matemática em Dartmouth e foi apontado como autor do termo Inteligência Artificial (IA).
Contudo, o termo foi se popularizando cada vez e outros grandes mestres foram estudando-o com o passar dos anos. De forma resumida, podemos afirmar que arte e ciência tentaram abordar o conceito há muitos anos.
Confira abaixo alguns outros nomes importantes relacionados com a história e estudos da IA:
Após todos esses marcos apresentados acima, a IA vem se popularizado muito e já é uma realidade no nosso dia a dia, para conferir onde encontrar a Inteligência Artificial nos dias atuais, acompanhe o próximo tópico.
A IA está presente em diversos lugares comuns, podemos afirmar que em todos, por exemplo, no carro autônomo, no chão de fábrica e também no sistema de atendimento dos hospitais. E claro que ela também está presente nas redes sociais, no seu celular, no antivírus e no buscador de internet.
Um ótimo exemplo é o Google, que é uma organização AI-first, e isso significa que todos os seus produtos possuem processos de machine learning. Não podemos deixar de citar as assistentes virtuais, chatbots, que são baseados em IA e especialmente responsáveis pelo atendimento de usuários no mercado on-line.
Machine learning é um conceito que abrange várias definições. Contudo, há uma que nos possibilita assimilar bem a sua essência: aprendizado de máquina é um sistema que pode alterar seu comportamento de forma autônoma e que utiliza como base sua própria experiência humana.
Há diversas abordagens para o machine learning, uma bastante popular é chamada de deep learning (aprendizagem profunda). Podemos ver o uso do machine learning nos exemplos abaixo:
Aqui em nosso blog, já citamos alguns exemplos de onde encontrar a IA, aproveite também para realizar a leitura desses outros conteúdos citados abaixo:
Por isso tudo podemos concluir que a IA faz parte do nosso presente e do futuro, não há mais como viver sem se deparar com ela. Por mais que algumas pessoas ainda sejam resistentes ao uso da IA, ela está dominando cada vez mais as tarefas cotidianas.
E se você não quer ficar pra trás no que diz respeito ao avanço da IA, é só continuar acompanhando os conteúdos postados aqui no blog Positivo do Seu Jeito.