mão de um robô pressionando o centro de um cérebro fazendo alusão à inteligência artificial

Afinal, o que é inteligência artificial?

Certamente você deve ter ouvido falar bastante sobre a Inteligência Artificial. Inclusive, nos últimos dois meses provavelmente deve ter escutado bastante sobre o Chat GPT, já que o tema está em alta.

homem assistindo um jogo de basquete enquanto o ChatGPT faz seu trabalho

A IA trata-se de um avanço da tecnologia e possibilita que sistemas simulem uma inteligência parecida com a humana. Contudo, para entender de maneira mais completa o conceito de IA e onde encontrá-la nos dias atuais, confira o conteúdo que preparamos para você!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um segmento das ciências da computação que procura criar mecanismos, sejam físicos ou digitais, que simulem a capacidade humana de pensar e tomar decisões. O criador do termo foi John McCarthy e, segundo ele, a definição de IA é “a ciência e engenharia de produzir sistemas inteligentes“.

Como a Inteligência Artificial funciona?

Os sistemas inteligentes da IA se alimentam de dados, aprendem com eles e vão se adaptando a cada entrada de novos dados. Com a IA, as máquinas são treinadas para exercer tarefas específicas, que antes eram feitas somente por humanos e podem também encontrar soluções a partir do reconhecimento de um padrão nos dados.

Conforme temos visto atualmente, as IAs possuem maior capacidade de “auto aprendizado”. 

Para o mundo empresarial, a Inteligência Artificial pode otimizar processos de maneira revolucionária. Afinal, a IA possui a capacidade de absorver milhares de informações e conseguir resultados sem intervenção humana.

Como surgiu a Inteligência Artificial?

A IA, ou o que pode ser considerado próximo dela, vem sendo uma pauta discutida há muito tempo na história da humanidade. Contudo, o seu conceito propriamente dito é algo que surgiu em torno da década de 1920.

Em 1943, Warren McCulloch e Walter Pitts escreveram um artigo referenciando redes neurais. A indústria do cinema já havia lançado, em 1927, o filme Metrópolis, em que um androide era exibido.

E, anteriormente, em 1921, o escritor theco Karel Čapek fez uma peça teatral cujo título era “R.U.R.” (iniciais de Rossumovi Univerzální Roboti).

Já no Brasil, foi publicada como “Fábrica de Robôs“, que deu origem ao termo “robô”, e apresentou a ideia de seres humanoides artificiais, por mais que fossem semelhantes a clones.

Agora, lembra que citamos o John McCarthy? Então, foi entre junho e agosto de 1956 que um grupo de cientistas deu o que falar no campus do renomado Dartmouth College, em New Hampshire. Entre eles estava John. Eles discutiram a automação e debateram sobre a capacidade das máquinas realizarem tarefas humanas.

representação da evolução da espécie humana com um robô no fim da fila

John McCarthy era professor de matemática em Dartmouth e foi apontado como autor do termo Inteligência Artificial (IA).

Contudo, o termo foi se popularizando cada vez e outros grandes mestres foram estudando-o com o passar dos anos. De forma resumida, podemos afirmar que arte e ciência tentaram abordar o conceito há muitos anos.

Confira abaixo alguns outros nomes importantes relacionados com a história e estudos da IA:

  • Em 1950, Alan Turing desenvolveu um meio de análise para verificar se um equipamento consegue se passar por um ser humano durante a interação por escrito. O teste foi batizado de “teste de Turing“;
  • Em 1951, Marvin Minsky criou uma calculadora de operações matemáticas imitando sinapses — o SNARC;
  • Em 1952, Arthur Samuel desenvolveu um jogo de damas no primeiro computador científico comercial da IBM, o IBM 701. Esse jogo conseguiu se otimizar por conta própria;
  • Em 1957, foi apresentado, por Frank Rosenblatt, o perceptron. O perceptron trata-se de um algoritmo que funciona como um tipo de rede neural artificial, de uma camada, que classifica resultados. É um classificador linear.

Após todos esses marcos apresentados acima, a IA vem se popularizado muito e já é uma realidade no nosso dia a dia, para conferir onde encontrar a Inteligência Artificial nos dias atuais, acompanhe o próximo tópico.

Onde a Inteligência Artificial pode ser encontrada hoje?

A IA está presente em diversos lugares comuns, podemos afirmar que em todos, por exemplo, no carro autônomo, no chão de fábrica e também no sistema de atendimento dos hospitais. E claro que ela também está presente nas redes sociais, no seu celular, no antivírus e no buscador de internet.

Um ótimo exemplo é o Google, que é uma organização AI-first, e isso significa que todos os seus produtos possuem processos de machine learning. Não podemos deixar de citar as assistentes virtuais, chatbots, que são baseados em IA e especialmente responsáveis pelo atendimento de usuários no mercado on-line.

robô acenando

O que é machine learning, então?

Machine learning é um conceito que abrange várias definições. Contudo, há uma que nos possibilita assimilar bem a sua essência: aprendizado de máquina é um sistema que pode alterar seu comportamento de forma autônoma e que utiliza como base sua própria experiência humana. 

Há diversas abordagens para o machine learning, uma bastante popular é chamada de deep learning (aprendizagem profunda). Podemos ver o uso do machine learning nos exemplos abaixo:

  • Banco de dados autônomo;
  • Combate a fraudes em sistemas de pagamento;
  • Tradução de textos;
  • Sugestão de conteúdos, etc.

Aqui em nosso blog, já citamos alguns exemplos de onde encontrar a IA, aproveite também para realizar a leitura desses outros conteúdos citados abaixo:

Por isso tudo podemos concluir que a IA faz parte do nosso presente e do futuro, não há mais como viver sem se deparar com ela. Por mais que algumas pessoas ainda sejam resistentes ao uso da IA, ela está dominando cada vez mais as tarefas cotidianas.

E se você não quer ficar pra trás no que diz respeito ao avanço da IA, é só continuar acompanhando os conteúdos postados aqui no blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.