garota de óculos apoiando o lápis na cabeça sentada em uma escrivaninha cheia de materiais escolares e livros, se organizando para começar o próximo período

Confira 7 dicas para começar o próximo período com o pé direito

Mais um ano letivo está começando, o que gera aquela velha ansiedade e também empolgação nos estudantes, afinal alguns acabam ficando nervosos com as expectativas e outros ficam planejando cada novo passo.

A verdade é que cada estudante é único e se organiza conforme suas necessidades e metas, mas claro que todos desejam a mesma coisa: se sair bem.

E com o objetivo de auxiliar os estudantes a começarem o próximo período com o pé direito, nós separamos 7 dicas super importantes, acompanhe!

dois garotos de uma série da Nickelodeon uniformizados para ir à escola, com mochilas nas costas, dançando animados

7 dicas para começar o ano letivo como estudante

É hora de dar adeus às férias e focar novamente nos estudos. Para ficar mais preparado(a) para enfrentar esse novo período, é só conferir as nossas dicas!

Existem diversos fatores que devem ser pensados para sua rotina de estudos, além de considerar que cada estudante tem uma rotina profissional e pessoal diferente, alguns estudam de maneira on-line, outros assistem às aulas presencialmente e ainda há aqueles que conciliam o trabalho e a vida familiar com os estudos. Ou seja, não existe uma receita pronta, pois as pessoas vivem diferentes realidades.

Mas, como o nosso objetivo é ajudar o maior número de pessoas, separamos dicas que podem ser úteis em diversas situações e para vários públicos. Confira abaixo:

Dica 1: planeje sua rotina diária e cuide da sua saúde

Sabemos que com a correria do dia a dia, muitas vezes a alimentação saudável pode ficar de lado. Mas, é sempre importante reavaliar sua rotina e se dedicar mais nos exercícios para o seu corpo, assim como cuidar dos alimentos que você consome.

Afinal, esses fatores podem influenciar diretamente o seu desempenho nas aulas, da mesma forma que a sua energia e concentração para estudar. 

Para começar, escolha alguma atividade de que goste, mesmo que seja uma simples caminhada, e defina em quais dias e horários você irá realizá-la durante a sua semana. Caso você esteja trabalhando em alguma empresa privada, confira se ela não oferece algum benefício como descontos em academias da sua região e até mesmo em aulas on-line. 

personagem da série Young Rock em uma aula de dança com roupas muito coloridas

Quanto à alimentação, é interessante elaborar um cardápio mensal, pois isso vai facilitar sua rotina. Você poderá comprar os alimentos em uma só vez, poupando tempo ou até mesmo encomendar com alguém especializado nisto. Geralmente esses profissionais oferecem valores acessíveis para pedidos semanais ou mensais. Pesquise pelos profissionais da sua região e aproveite para apoiar os pequenos empreendedores.

Lembrando que tudo pode ser adaptado conforme a sua realidade, por exemplo, se você gosta de colocar a mão na massa, você mesmo(a) poderá fazer suas marmitas fitness e ir comendo durante a semana. 

Dica 2: realize a compra de todos os materiais necessários

Veja a lista de materiais do seu ano letivo e analise se você vai precisar comprar todos os materiais, realize suas compras o quanto antes possível para não atrapalhar suas aulas, além de sempre analisar se já não possui algum item que possa reaproveitar. A economia também é um fator de ajuda para os estudantes, principalmente se existe a necessidade de impressões constantes na instituição de ensino em que frequenta.

Uma dica a mais para reduzir gastos é conferir materiais usados, mas em bom estado, como livros nos sebos ou até mesmo de outros estudantes que já estão em um período na frente do seu, ele vende mais barato e isso te ajuda, além dele ganhar um dinheiro extra para investir nos outros materiais. Ou seja, um acaba apoiando o outro!

Vale conferir se na sua própria faculdade ou instituição de curso, não existe nenhuma opção de bazar, grupo de troca e vendas, e se até mesmo você pode optar apenas por materiais digitais!

Dica 3: monte um ambiente de estudos agradável e organizado

Sabemos que durante as férias a procrastinação e a desordem podem falar mais alto, mas com a volta das aulas é importante dar um upgrade no seu ambiente de estudos. Isso também vale para aqueles que usam mais a biblioteca ou ambientes externos para estudar, afinal, sempre que voltamos para a nossa casa ter um ambiente organizado gera mais disposição e melhora seu desempenho.

Reduzir os materiais desnecessários, ter um espaço mais privado, são fatores que podem fazer a diferença no seu rendimento.

Dica 4: escolha seu meio de transporte para a faculdade

Caso você não estude em casa, é hora de decidir qual o melhor meio de transporte para ir para a faculdade. 

Você tem carro? Veja se vale a pena em relação a gasolina e o trajeto realizado. Vai de ônibus? Confira as rotas e horários, para não se atrasar! Mora perto da instituição? Que tal juntar a necessidade de um exercício físico com a ida para faculdade? Ir caminhando pode ser uma ótima opção caso você more perto e o caminho seja tranquilo.

Seu amigo vai no mesmo horário que você? Pegar uma carona também pode ser uma opção, de repente algum colega pode estar interessado(a) em dividir os gastos da gasolina, principalmente se a rota dele for a mesma que a sua!

famosa cena do filme Meninas Malvadas em que Regina George pede para Caddy entrar no carro, pois elas estão indo ao shopping

Dica 5: visite a faculdade antecipadamente

É importante você conhecer o lugar em que você estuda. Mesmo que suas aulas sejam remotas, a grande maioria das faculdades possui um polo de apoio, onde oferecem suporte ao estudante, acervo de livros e até mesmo laboratórios de informática.

Por exemplo, digamos que você tenha uma queda na sua conexão com a internet, mas precisa muito terminar algum trabalho acadêmico ou realizar alguma prova: é só ir até o polo e realizar lá as suas atividades. 

E caso você tenha alguma dificuldade com a metodologia de ensino à distância também existem profissionais que podem te orientar e facilitar o processo de estudos para você. O que também pode te ajudar na saúde mental, além disso, você pode organizar alguns dias do mês para estudar de lá e outros em casa.

Caso você esteja estudando de maneira presencial, tudo isso se torna ainda mais importante, imagine que no período de férias as salas podem ter mudado, assim como, a equipe de professores, saber de tudo isso com antecedência pode simplificar sua jornada estudantil.

Rory e Lorelai Gilmore indo conhecer a faculdade Harvard na série Gilmore Girls

Dica 6: confirme a sua grade curricular e as leituras sugeridas

Sabemos que não são todos que topam antecipar as leituras sugeridas pela faculdade e nem mesmo durante as aulas são todos que cumprem essa parte. Porém, caso você possa e queira fazer isto, saiba que essa ação vai te deixar mais preparado(a) para a compreensão das matérias. 

Você pode optar por antecipar alguma leitura de uma disciplina em que sinta mais dificuldade, dedicando assim mais tempo a ela

Lembrando que essa é uma sugestão e conforme a rotina do aluno(a) isso pode não ser possível. Caso sua rotina de trabalho seja muito pesada, você pode procurar por resumos e tentar acompanhá-los durante o percurso do ônibus, por exemplo.

Dica 7: lista de tarefas

Você já ouviu falar em to do list? To do list nada mais é do que uma lista de tarefas que você precisa realizar no dia. Uma lista de tarefas não é uma agenda, pois ela não determina dia e horário para realizar alguma ação, sendo apenas um “script” do que você precisa realizar ao longo de determinado dia. 

Patrick Estrela riscando o único registo de sua lista de tarefas: a palavra nada

E como eu posso usar uma to do list para me organizar?

Você pode elaborar sua lista de tarefas de maneira diária, semanal ou mensal. Dentro dela você pode organizar as tarefas que são prioridades para aquele dia ou já deixar estabelecido suas tarefas da semana, por exemplo, você pode priorizar a tarefa com o prazo mais próximo, sempre considerando suas necessidades acadêmicas. 

Como elaborar uma to do list?

Existem diversos meios de elaborar uma lista de tarefas, desde o conhecido post-it, até o uso de softwares e aplicativos para gerenciar a sua rotina.

Independente do formato escolhido, é sempre importante lembrar de:

  • Listar em um papel tudo aquilo que você já sabe que precisa ser realizado;
  • Identificar os prazos de cada uma das tarefas, sendo as com maiores prazos as tarefas do seu to do list mensal;
  • Observar também quais atividades são mais urgentes, colocando-as nas tarefas do seu to do list da semana;
  • Para finalizar, separe quais tarefas precisam ser feitas no mesmo dia.

Lembre-se que as tarefas pessoais também podem e devem ser adicionadas na sua lista e seja sempre honesto consigo mesmo, só assim a lista irá funcionar.

Esperamos que essas dicas te ajudem muito neste novo ano letivo e para conferir mais conteúdos como esse, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito! Bons estudos!

Fonte(s):

UNINASSAU.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.