mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Maior serviço de streaming de músicas da atualidade, o Spotify faz sucesso ao divulgar para os seus usuários uma retrospectiva de uso. Com esse recurso, é possível observar diversos dados referentes ao uso da plataforma, como músicas, artistas e gêneros musicais que mais foram escutados durante o ano.

Nick Jonas ouvindo música

Porém, você não precisa esperar o fim deste ano para verificar quais canções e artistas não saem do seu fone de ouvido. Criado pelo estudante Darren Huang, o Spotify Pie é um site que descobre e entrega – num gráfico de pizza – algumas métricas em relação ao seu uso no serviço de streaming. Um de seus principais benefícios, além de ser grátis, é que esses dados são atualizados a cada mês.

Dessa forma, você consegue fazer um acompanhamento muito mais detalhado e com maior frequência dos conteúdos que estão sendo reproduzidos. Ficou interessado? Então siga com a gente para saber mais sobre como formar a sua “pizza” de gêneros preferidos no Spotify.  

Como funciona o Spotify Pie

Antes de tudo, vale ressaltar que o Spotify Pie não é uma ferramenta oficial do serviço de streaming, tendo sido criado de forma independente por um de seus usuários. Basicamente, ele consegue agrupar todos os dados de uso da plataforma durante um mês e exibi-los em um gráfico de pizza.

Apesar de não oferecer alguns dados inseridos na retrospectiva do aplicativo, como quantidade de minutos que cada uma das faixas músicas foram reproduzidas e seu nível de classificação em relação a outros fãs, o site criado por Huang oferece algumas métricas novas, como classificação em subgêneros, por exemplo. Assim, se você gosta bastante de rock, poderá ver quais subgêneros desse estilo musical você mais escuta, podendo com isso pesquisar por outros cantores e bandas destas categorias.

mulher ouvindo rock no fone de ouvido

Outra vantagem está no fato dele poder ser usado a cada mês, e não somente no final do ano. Assim, além de poder fazer um melhor acompanhamento de como suas preferências músicas vão variando com o tempo, você pode divulgar suas “pizzas” nas redes sociais com mais frequência ou interagir com seus amigos e comparar os gostos de cada um.

Vendo sua “pizza” de gostos musicais

Antes de iniciarmos nosso tutorial, é preciso ressaltar mais uma vez que essa ferramenta não é oficial do Spotify. Portanto, ao utilizá-la, você precisará compartilhar algumas informações de sua conta com o site.

Passo 1: acesse o site do Spotify Pie clicando aqui.

Passo 2: clique no botão “Login to Spotify” para logar com a sua conta.

como ver a pizza do Spotify passo 2

Passo 3: na tela seguinte serão exibidas todas as informações do seu perfil no serviço de streaming que serão compartilhadas com o site. Caso você concorde em compartilhá-las, clique em “Aceito”.

como ver a pizza do Spotify passo 3

Passo 4: ao clicar em “Aceito”, o site terá acesso aos dados necessários para desenvolver o seu gráfico de pizza, que será gerado e exibido de forma automática.

Ao contrário da Retrospectiva do Spotify, o Spotify Pie não possui um botão para compartilhar esse gráfico de forma automática em outras redes sociais. Mas você pode salvar a imagem da sua “pizza” e publicá-las posteriormente em outras plataformas caso assim queira.

Agora que você conhece essa ferramenta, você pode visualizar como está sendo o uso da sua conta no serviço de streaming a cada mês, podendo inclusive se surpreender com os subgêneros que serão mostrados.

Deseja conhecer mais dicas e truques em relação ao Spotify? Nós podemos lhe ajudar nisso. Entrando no nosso blog, você terá acesso a diversas matérias com tutoriais e informações incríveis sobre esta e outras plataformas de streaming, além de saber sobre todas as novidades relacionadas a tecnologia e entretenimento. Clique aqui e confira!  

Fonte(s): 

Tecnoblog.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.