Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

crianças felizes com os braços erguidos participando de brincadeiras

6 brincadeiras para animar os momentos em família

Se divertir sozinho já é ótimo, mas com a família reunida fica ainda melhor. Muitas vezes nossas rotinas são tão corridas que é difícil arrumar tempo para aproveitar e fazer algo legal com as pessoas que amamos. Além disso, tanto nós quanto as crianças de hoje em dia ficam tão antenadas na internet e em aparelhos tecnológicos, com cada um se fechando em seu mundinho digital.

Não nos leve a mal. Dispositivos como TVs, smartphones, tablets e videogames são ótimas fontes de entretenimento. Mas, quando usados em excesso, podem prejudicar o convívio e relacionamento com as pessoas mais próximas.

Num dia a dia tão corrido, saber aproveitar o tempo em família é essencial. Afinal, a vida passa rápido e, quando percebemos, as crianças já viraram adultos. Além dos ensinamentos, estrutura e oportunidades de crescimento, os momentos de diversão são uma das melhores coisas que podemos dar para nossos filhos e parentes mais próximos.

A boa notícia é que você não precisa comprar os brinquedos mais caros ou fazer grandes excursões para garantir a alegria da criançada. Existem algumas brincadeiras simples que com certeza irão prender a atenção dos pequenos e gerar boas risadas e lembranças lá na frente. Confira logo abaixo seis ideias de brincadeiras para se divertir quando a família estiver reunida.

1. Desenhe uma música

Ótima brincadeira para as crianças que amam desenhar e escutar música, precisando apenas de algumas folhas de papel, lápis de cor ou tintas e uma caixa de som ou celular para tocar uma canção animada ou que todos gostem.

Reúna a família e peça para cada um desenhar o que vem à mente enquanto a música está tocando. Depois que os desenhos estiverem prontos, peça para elas expliquem o que desenharam. Dessa forma, você estará estimulando a criatividade dos seus filhos, e a sua, enquanto se divertem.

criança desenhando

2. Pesca

Você não precisa levar seus filhos para um rio para pescar com eles. Basta ter alguns canudos, figuras de peixes e muita imaginação. Imprima ou encontre em revistas figuras desses animais e espalhe pelo ambiente onde será feita a brincadeira, e de um canudo e um pote para cada participante.

Com o canudo, vocês deverão sugar o ar para conseguir “pescar” os peixes, soltando o ar para guardá-los dentro do seu pote. Além de aprender a ter um maior controle sobre a respiração, as crianças irão se divertir ao procurar pelas suas próximas presas ao redor da casa.

canudos coloridos para fazer brincadeiras com os filhos

3. Estátua

Aposto que você já brincou de estátua quando era criança. Por que não fazer o mesmo agora que está adulto com os seus filhos? Separe um ambiente que tenha bastante espaço, e comece a tocar uma música que faça todo mundo dançar.

Ao pausar a música ou gritar “estátua”, todos devem ficar parados. Não vale rir, conversas e muito menos se mexer. Ver como será a reação dos pequenos ao precisar ficar parado irá sem dúvidas arrancar algumas boas risadas de toda a família.

crianças dançando na sala de casa, fazendo a brincadeira da estátua

4. O que você está ouvindo?

Reúna a família em uma roda e peça para todos fecharem os olhos e ficarem em silêncio. Depois, peça para um dos participantes falar o que está ouvindo. Pode ser o barulho de um carro na rua, a música alta do vizinho ou o cachorro latindo no quintal. Depois, repita o processo com os demais participantes.

Ao fazer isso, você estará estimulando a audição e percepção do ambiente das crianças, além de incentivar elas a terem mais foco e serem mais observadoras.

5. Extraterrestre

Fale para os seus filhos que você agora é um extraterrestre e não conhece nada do nosso planeta. Comece a apontar para os objetos à sua volta e perguntar o que eles são e para o que eles servem. Você irá se surpreender com as respostas que seus filhos irão dar, além de estimular eles a terem uma melhor observação e oratória.

ET abaixando vidro do carro

6. História maluca

Outra ótima força de estimular a imaginação das crianças é contando histórias. Porém, não deixe que seus filhos sejam simples ouvintes. Peça para que eles deem sugestões sobre o que deve acontecer a seguir na sua criação. O cavalheiro vai salvar a princesa do castelo e depois irá comer pizza? Sem problemas. O dragão ficou com fome e quis fazer um brigadeiro com o seu fogo? Ótimo!

A ideia é deixar a sua história o mais engraçada e fora da realidade possível. Dessa forma, as crianças irão se divertir enquanto procuram achar as soluções mais mirabolantes para os seus personagens.

mãe contando história para os filhos e fazendo brincadeiras

Agora que você já sabe as melhores brincadeiras para aproveitar com a sua família, basta escolher a que mais lhe chamou a atenção e se divertir. Mas antes, não deixe de dar uma espiada nos demais conteúdos do nosso blog. Temos diversas matérias incríveis que podem lhe ajudar e ser úteis no seu dia a dia. Clique aqui e confira!

Fonte(s): 

Leiturinha.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

210 imagens de frases para usar no status do WhatsApp

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

bonequinho do Android em frente à uma tela cheia de códigos

Atualização corrige cinco falhas críticas no Android

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

Inscreva-se na nossa

Newsletter