cadeado-em-cima-de-teclado-de-computador

WhatsApp Web: como reforçar a segurança no navegador com a extensão Code Verify

Segurança nunca é demais, e quando se trata do WhatsApp, toda forma de deixar o uso do aplicativo mais seguro é bem-vinda. Segundo pesquisa, mais de 5 milhões de brasileiros caíram em golpes no mensageiro somente em 2020. Já o trabalho feito pela Panorama Mobile Time revela números ainda piores, ao afirmar que quase metade dos brasileiros que usam o mensageiro foram prejudicados por hackers e golpistas.

Entre as principais ações dos criminosos, está a invasão de contas, se passar pelas vítimas e pedir informações ou dinheiro aos seus contatos e o roubo de dados, arquivos e demais informações compartilhadas.

Infelizmente, o WhatsApp Web acaba sendo muito visado pelos golpistas, pelo fato de computadores não contarem com alguns recursos de segurança visto em smartphones.

Em hora boa, a Meta (antigo Facebook), companhia dona do mensageiro, anunciou uma nova extensão que pretende melhorar a segurança desta versão usada em navegadores de internet: o Code Verify. Basicamente, essa extensão busca verificar a autenticidade usado pelo WhatsApp Web quando ele se vincula a um navegador.

Vale destacar que a falta de autenticidade era uma das brechas mais usadas por hackers, pois essa vulnerabilidade não ocorre quando usamos o mensageiro por meio do seu aplicativo em smartphones.

Além disso, computadores estão mais suscetíveis a vírus e recebimento de links adulterados, que podem comprometer o dispositivo, e por consequência, o uso do WhatsApp. Ao utilizar o Code Verify, é possível ter mais proteção contra esses possíveis riscos que a versão Web do mensageiro infelizmente proporciona.

Code Verify na prática

codigos-de-seguranca

De forma simplificada, o Code Verify compara um algoritmo usado para mapear os códigos no seu navegador com um hash oferecido pela Cloudflare, empresa especializada em segurança digital. Ao fazer esse processo de verificação, a extensão é capaz de dificultar a vida de hackers que tentam interceptar as contas de usuários durante esse processo.

Terminando a verificação, o Code Verify envia sinalizações coloridas, com cada cor simbolizando um resultado diferente. Verde indica que tudo está funcionando de forma correta e o WhatsApp Web está seguro. Enquanto isso, a laranja indica atenção.

Apesar de não haver certeza de riscos, usuários devem tomar cuidado, pois alguma atividade suspeita foi detectada. Em alguns casos, outras extensões podem acabar atrapalhando o desempenho do Code Verify, resultando nessa cor. Já a cor vermelha sinaliza que um problema foi identificado.

Como utilizar a extensão?

mulher-usando-computador-em-seguranca

Ficou interessado e deseja contar com a proteção do Code Verify? Para utilizá-lo, você deve procurar por essa extensão na loja oficial do navegador que você utiliza para acessar o WhatsApp Web. Ele está disponível atualmente para Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.

Segundo a recomendação do próprio WhatsApp, o Code Verify é melhor utilizado quando fixado na barra de ferramentas do navegador, pois seu ícone e status de funcionamento (cores verde, laranja ou vermelho) ficam visíveis de forma mais fácil.

Não é preciso clicar ou realizar algum processo na extensão antes ou durante o uso da versão Web do mensageiro. Seu programa é executado de forma automática assim que você acessa o site do WhatsApp Web, indicando se é seguro ou não o utilizar.

Ao clicar no ícone da extensão após o resultado (verde, laranja ou vermelho), você terá mais informações sobre a situação atual, e caso algum problema seja detectado, detalhes de como resolvê-lo.  

Por fim, ressaltamos mais uma vez que segurança nunca é demais. Afinal, são os seus dados, informações, arquivos e até os contatos que você possui salvo no WhatsApp que podem estar vulneráveis a golpistas e invasores. Por isso, vale a pena contar com essa extensão e ter muito mais paz de espírito na hora de usar o WhatsApp Web.

Também vale a pena conferir os demais artigos do nosso blog. Temos muitos conteúdos relevantes como esse que podem lhe ajudar no seu dia a dia, nas mais variadas áreas. Entre aqui e confira!

Links:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/23872/code-verify-conheca-a-nova-extensao-oficial-que-reforca-a-seguranca-do-whatsapp-web

https://faq.whatsapp.com/web/security-and-privacy/about-code-verify/?lang=pt_br

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/234500-whatsapp-43-usuarios-vitimas-golpes-diz-pesquisa.htm

https://www.cnnbrasil.com.br/business/whatsapp-em-2020/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.