Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

cadeado-em-cima-de-teclado-de-computador

WhatsApp Web: como reforçar a segurança no navegador com a extensão Code Verify

Segurança nunca é demais, e quando se trata do WhatsApp, toda forma de deixar o uso do aplicativo mais seguro é bem-vinda. Segundo pesquisa, mais de 5 milhões de brasileiros caíram em golpes no mensageiro somente em 2020. Já o trabalho feito pela Panorama Mobile Time revela números ainda piores, ao afirmar que quase metade dos brasileiros que usam o mensageiro foram prejudicados por hackers e golpistas.

Entre as principais ações dos criminosos, está a invasão de contas, se passar pelas vítimas e pedir informações ou dinheiro aos seus contatos e o roubo de dados, arquivos e demais informações compartilhadas.

Infelizmente, o WhatsApp Web acaba sendo muito visado pelos golpistas, pelo fato de computadores não contarem com alguns recursos de segurança visto em smartphones.

Em hora boa, a Meta (antigo Facebook), companhia dona do mensageiro, anunciou uma nova extensão que pretende melhorar a segurança desta versão usada em navegadores de internet: o Code Verify. Basicamente, essa extensão busca verificar a autenticidade usado pelo WhatsApp Web quando ele se vincula a um navegador.

Vale destacar que a falta de autenticidade era uma das brechas mais usadas por hackers, pois essa vulnerabilidade não ocorre quando usamos o mensageiro por meio do seu aplicativo em smartphones.

Além disso, computadores estão mais suscetíveis a vírus e recebimento de links adulterados, que podem comprometer o dispositivo, e por consequência, o uso do WhatsApp. Ao utilizar o Code Verify, é possível ter mais proteção contra esses possíveis riscos que a versão Web do mensageiro infelizmente proporciona.

Code Verify na prática

codigos-de-seguranca

De forma simplificada, o Code Verify compara um algoritmo usado para mapear os códigos no seu navegador com um hash oferecido pela Cloudflare, empresa especializada em segurança digital. Ao fazer esse processo de verificação, a extensão é capaz de dificultar a vida de hackers que tentam interceptar as contas de usuários durante esse processo.

Terminando a verificação, o Code Verify envia sinalizações coloridas, com cada cor simbolizando um resultado diferente. Verde indica que tudo está funcionando de forma correta e o WhatsApp Web está seguro. Enquanto isso, a laranja indica atenção.

Apesar de não haver certeza de riscos, usuários devem tomar cuidado, pois alguma atividade suspeita foi detectada. Em alguns casos, outras extensões podem acabar atrapalhando o desempenho do Code Verify, resultando nessa cor. Já a cor vermelha sinaliza que um problema foi identificado.

Como utilizar a extensão?

mulher-usando-computador-em-seguranca

Ficou interessado e deseja contar com a proteção do Code Verify? Para utilizá-lo, você deve procurar por essa extensão na loja oficial do navegador que você utiliza para acessar o WhatsApp Web. Ele está disponível atualmente para Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.

Segundo a recomendação do próprio WhatsApp, o Code Verify é melhor utilizado quando fixado na barra de ferramentas do navegador, pois seu ícone e status de funcionamento (cores verde, laranja ou vermelho) ficam visíveis de forma mais fácil.

Não é preciso clicar ou realizar algum processo na extensão antes ou durante o uso da versão Web do mensageiro. Seu programa é executado de forma automática assim que você acessa o site do WhatsApp Web, indicando se é seguro ou não o utilizar.

Ao clicar no ícone da extensão após o resultado (verde, laranja ou vermelho), você terá mais informações sobre a situação atual, e caso algum problema seja detectado, detalhes de como resolvê-lo.  

Por fim, ressaltamos mais uma vez que segurança nunca é demais. Afinal, são os seus dados, informações, arquivos e até os contatos que você possui salvo no WhatsApp que podem estar vulneráveis a golpistas e invasores. Por isso, vale a pena contar com essa extensão e ter muito mais paz de espírito na hora de usar o WhatsApp Web.

Também vale a pena conferir os demais artigos do nosso blog. Temos muitos conteúdos relevantes como esse que podem lhe ajudar no seu dia a dia, nas mais variadas áreas. Entre aqui e confira!

Links:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/23872/code-verify-conheca-a-nova-extensao-oficial-que-reforca-a-seguranca-do-whatsapp-web

https://faq.whatsapp.com/web/security-and-privacy/about-code-verify/?lang=pt_br

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/234500-whatsapp-43-usuarios-vitimas-golpes-diz-pesquisa.htm

https://www.cnnbrasil.com.br/business/whatsapp-em-2020/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter