Em tempos de home office e trabalho híbrido, contar com soluções de acesso remoto é fundamental para uma boa gestão. Por isso, aproveitamos que o tema anda em alta para criar este post completo e exclusivo. O objetivo é demonstrar a importância dessa funcionalidade para garantir a produtividade das suas equipes e dos seus sistemas.
Na verdade, a ideia é ir muito além do acesso remoto em si, abordando, principalmente, a importância de contar com fornecedores que ofereçam essa modalidade de suporte, orientação e atendimento. Como você verá durante a leitura, as soluções remotas são cada vez mais críticas para manter uma operação consistente, produtiva e segura.
Quer ficar por dentro de mais detalhes? Fique atento às próximas linhas!
O que é o acesso remoto e como funciona?
Como sugere o nome, o acesso remoto é uma funcionalidade que permite que outro operador acesse uma máquina ou um sistema a distância. Isso significa que analistas, supervisores e técnicos podem acessar, sob demanda, um dispositivo que esteja apresentando problemas e solucioná-los.
Por isso, estamos falando de uma das tendências mais importantes na TI (Tecnologia da Informação). Inclusive, vale notar que não se trata de uma novidade.
Na realidade, a primeira instância surgiu em meados de 1987, em que um software desenvolvido sobre o MS-DOS entregava algo parecido com o que temos hoje, criando uma conexão direta entre a máquina remota e o sistema a ser controlado. Em nossa visão, o acesso remoto cresceu em relevância por conta da transformação digital.
Como você deve ter notado, o mercado de trabalho atravessou uma mudança profunda nos últimos anos, sobretudo por conta da popularização de algumas modalidades, como o regime híbrido. Em um cenário cada vez mais remoto e digital, torna-se fundamental contar com boas soluções de suporte, gestão, manutenção e análise a distância — sendo preciso ter essa tecnologia como um critério decisivo na escolha dos seus fornecedores.
Quais tipos de programas são usados no acesso remoto?
Neste tópico, vamos explicar como utilizar o acesso remoto por meio de programas. Nesse sentido, um dos principais tipos é a VPN, ou Virtual Private Networking. Basicamente, o que ocorre é uma conexão direta, envolvendo a rede da empresa e a máquina ou o dispositivo usado por um colaborador.
Durante o isolamento social, as VPNs foram bastante utilizadas para o trabalho em regime home office. Desse modo, as pessoas, mesmo fora da companhia, poderiam acessar os dados do negócio de forma segura, com um baixo risco de interceptação por parte de um terceiro.
Para garantir a privacidade das informações trafegadas na rede, a VPN emprega o mecanismo de criptografia. Para utilizá-la, o profissional precisa instalar um software no seu dispositivo. Assim, após o login, ele terá acesso a um ambiente seguro, no qual poderá compartilhar os dados da empresa, críticos ou não.
Além das VPNs, existem os softwares de sincronização. Por funcionarem na nuvem, essas ferramentas passaram a ser excelentes aliadas na mobilidade empresarial, visto que viabilizam a execução do trabalho em vários aparelhos móveis, desde que estejam conectados à Internet, claro.
Na prática, algo fundamental que esses softwares de sincronização fazem é rastrear as mudanças em um diretório de dados. Em outras palavras, sempre que algo surge, é feito um upload desse novo arquivo em um servidor remoto.
Então, quando o usuário logar em um tablet, por exemplo, essa atualização já estará disponível. O Google Drive é um dos principais exemplos desses softwares. Já no que diz respeito ao melhor programa para o acesso remoto, é preciso destacar que isso variará bastante de acordo com o que a empresa e o setor de TI precisam.
Quais são as vantagens da utilização do acesso remoto para a empresa?
As empresas encontraram no acesso remoto uma forma de aumentar a mobilidade e, com isso, rentabilizar mais. A seguir, confira as principais vantagens!
Agilização de processos
Antes de as soluções de acesso remoto existirem, o colaborador só podia atuar se estivesse na empresa. Hoje em dia, no entanto, ele pode estar em viagem ou até mesmo em casa, abrir um documento ou um programa específico e desenvolver o seu trabalho. Isso torna os processos não apenas mais ágeis, mas também significativamente mais eficientes.
Aumento da produtividade
O acesso remoto feito pela equipe de TI permite que haja menos deslocamentos para solucionar problemas em computadores e em outros dispositivos. Dessa forma, o profissional pode se concentrar nas demandas tecnológicas que vão agregar mais valor ao negócio em vez de focar demasiadamente as manutenções e os procedimentos correlatos.
Inclusive, um aspecto ao qual o colaborador da TI pode se dedicar mais é a segurança na rede. Usando ferramentas de monitoramento, torna-se possível ter uma postura mais proativa e neutralizar ameaças aos sistemas e aos documentos digitais da companhia.
A propósito, sempre é válido lembrar que há uma relação direta entre segurança, produtividade e rentabilidade. Isso é verdadeiro, principalmente, em um cenário de intensa transformação digital no ambiente corporativo.
Redução das despesas com a infraestrutura de TI
Para um escritório funcionar, por menor que seja, é preciso investir em computadores e servidores. Assim, quando o negócio se expande, a infraestrutura e os gastos tendem a aumentar bastante, mas nem sempre essa expansão é capaz de atender plenamente à companhia.
Nesse caso, ao utilizar uma VPN para o acesso remoto, por exemplo, é possível enxugar despesas referentes a equipamentos.
Manutenção da colaboração da equipe
Ainda que o colaborador esteja fora da empresa, isso não implica a necessidade de acompanhar as suas atividades de perto. As ferramentas de sincronização (como o Google Drive) são excelentes para promover a colaboração e a sincronização das atividades da equipe.
Aumento do custo-benefício
Dependendo do que a empresa precisa, é possível até mesmo trabalhar com softwares gratuitos de acesso remoto. Na verdade, se a necessidade exigir uma solução mais robusta, também existem planos acessíveis e flexíveis, que cabem no orçamento da organização e proporcionam benefícios relevantes ao departamento de TI.
Por que contar com um fornecedor com acesso remoto?
Como você já deve ter notado, o acesso remoto é uma funcionalidade crítica para evitar a ociosidade de equipes e de equipamentos. No entanto, agora, trazemos essa questão para uma análise ainda mais importante, envolvendo os principais motivos para contar com fornecedores que oferecem essa funcionalidade. Veja a seguir!
1. Acesso a um suporte ágil e prático
Não importa se o usuário solicitante está no escritório, no home office ou em um coworking distante. Por meio do acesso remoto, as marcas conseguem oferecer um atendimento muito rápido e eficiente para a demanda dos seus colaboradores. Como resultado, você aprimora a gestão dos ativos com uma solução eficaz e que previne a ociosidade.
2. Diminuição de custos
A assistência técnica — como muitos outros serviços em TI — costuma ser acompanhada por uma série de custos, tanto financeiros quanto de produtividade. Com o acesso remoto, é possível otimizar esse aspecto, pois a prestação do serviço ocorre de maneira digital, o que resulta em atendimentos mais rápidos, eficientes e precisos.
3. Ganho de produtividade
Imagine a seguinte situação: você acabou de modernizar o parque tecnológico da sua empresa, mas o fornecedor escolhido não oferece um suporte remoto para as máquinas. Assim, caso surjam dificuldades, você precisará esperar o deslocamento de um técnico até o local.
Enquanto isso não acontece, a operação ficará prejudicada. Com o acesso remoto, você evita essa ociosidade.
4. Resolução de problemas
A resolução de demandas na área de TI é uma questão bastante delicada. Afinal, não é sempre que os usuários sabem a forma ideal, objetiva e correta de identificar e comunicar um problema.
Com o acesso remoto, isso nem mesmo é uma questão. Afinal, o representante técnico do fornecedor pode acessar o sistema afetado e, em primeira mão, identificar e solucionar os entraves.
5. Aumento da segurança e da comodidade
A segurança é um dos aspectos mais importantes para uma operação produtiva. Nesse contexto, o acesso remoto, quando feito por uma empresa responsável, é uma prática que respeita condutas de eficiência, resolução e confidencialidade. Muitas vezes, o atendimento e o acesso são gravados como forma de compliance e de responsabilidade na prestação do serviço.
6. Viabilização da transformação digital
Para muitas empresas, as modalidades remota e híbrida ainda envolvem alguns desafios. Um dos principais é a gestão de ativos, máquinas e sistemas.
No entanto, com um fornecedor adaptado para oferecer orientação, suporte, análise, manutenção e resolução a distância, isso deixa de ser um problema. Logo, a sua equipe poderá adotar o home office de uma vez por todas, caso desejável.
7. Distribuição das informações
De certa forma, o suporte remoto é muito mais seguro, eficiente e transparente do que o presencial, em que o usuário e o técnico estão one-on-one. Com essa funcionalidade, todo o atendimento pode ser gravado, tanto por uma questão de compliance, como dito, quanto por um fator de documentação do problema, como forma de prevenir essa ocorrência em outras máquinas e sistemas.
O que considerar ao escolher os fornecedores com acesso remoto?
Segurança, reputação e confiabilidade são os critérios mais importantes para escolher bons fornecedores com acesso remoto no mercado. Por conta da transformação digital e da popularização do trabalho a distância, muitas marcas passaram a oferecer essa modalidade de atendimento. No entanto, nem todas dispõem de um suporte de alto nível e resolutividade.
Com as soluções da Positivo, você terá acesso ao que há de melhor no segmento empresarial. Atualmente, a nossa excelência é refletida em todo o line-up de produtos e serviços, incluindo desde máquinas com especificações robustas até a prestação de um suporte de alta disponibilidade, eficiência e confiabilidade.
Inclusive, vale notar que a Positivo conta com uma ampla gama de iniciativas para três dos setores mais relevantes do mercado nacional, com soluções desenvolvidas especialmente para empresas privadas, públicas e educacionais. Dessa forma, você terá a certeza de acessar o que há de melhor no seu mercado e no seu segmento.
Existe algum risco no acesso remoto?
O primeiro risco relativo ao acesso remoto que podemos citar é a estabilidade da conexão com a Internet. Se um colaborador da TI estiver trabalhando em home office, por exemplo, é preciso que a sua conexão seja boa o suficiente para evitar problemas, como instabilidade e quedas de sinal.
O servidor também deve ter uma alta taxa de disponibilidade, permitindo que a operação seja tão contínua e fluida quanto possível. Do contrário, vários dos benefícios citados não vão se concretizar, fazendo a empresa perder eficiência e produtividade.
Segurança
A segurança é outro ponto delicado do acesso remoto. Nesse caso, estamos falando, por exemplo, de quando um computador operado por alguém com más intenções tenta se conectar ao servidor usado pela empresa. Se essa tentativa for bem-sucedida, a companhia ficará suscetível a perder os seus dados, inclusive os sensíveis.
Prejuízos financeiros e relacionados à reputação institucional
Outro problema derivado de possíveis falhas de segurança diz respeito à LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, se não for observada, pode punir as empresas por considerar que elas não foram cuidadosas o suficiente com os dados dos seus clientes. Logo, o acesso remoto oferece também o risco de perda financeira e de reputação, dependendo da qualidade do fornecedor.
Lentidão das aplicações
Podemos citar como mais um risco do acesso remoto a lentidão das aplicações. Na prática, é inegável que a velocidade com que os dados trafegam nessa rede privada tende a ser menor do que em uma rede convencional. Ou seja, se o volume de dados trafegados for alto, isso pode prejudicar a performance do setor de TI.
Se uma solução de acesso remoto não supre as demandas do negócio, é possível optar por operar na nuvem. Nesse caso, a companhia contará com uma elasticidade maior dos recursos de memória, de armazenamento e de processamento, facilitando o crescimento escalável das operações.
No quesito segurança, o acesso remoto tende a ser menos indicado do que a nuvem. Contudo, é impossível operar em um ambiente totalmente seguro, dada a existência de determinados fatores, como:
- a sofisticação contínua dos ataques cibernéticos;
- os acessos internos não autorizados, sejam frutos de inadvertência, sejam frutos de má-fé;
- a falta de automação em gerenciar as permissões de acesso, bem como a ausência de ferramentas específicas para o monitoramento da rede.
Como vimos, o ideal é que o gestor de TI pese o que pode trazer elevados ganhos e prejuízos ao negócio. Além disso, é importante saber se existem dados críticos e quais são eles, de modo a considerá-los na decisão pela adoção do acesso remoto, visando à segurança e à privacidade dessas informações.
Agora, entre em contato com a nossa equipe e aproveite para esclarecer dúvidas ou contratar os serviços da Positivo!