Muitas empresas vêm mantendo as suas atividades de trabalho à distância mesmo após o fim da pandemia. Inclusive, o modelo é apontado pela Forbes como uma das tendências de mercado para o futuro, trazendo flexibilidade, produtividade e custos menores.
No entanto, para colher esses benefícios, é muito importante contar com um fornecedor de tecnologia com excelência em atendimento home office. Afinal, os seus colaboradores precisam ter uma solução rápida dos problemas que enfrentam com os softwares e equipamentos de TI. Caso contrário, ficam impossibilitados de executar as suas tarefas.
Portanto, quanto mais lento e ineficaz é o suporte de TI do seu negócio, menor será a produtividade dos processos em home office. Quer entender melhor o assunto? Acompanhe!
O que é o atendimento home office por fornecedores?
O foco de atuação das equipes de TI dentro das empresas mudou muito nos últimos anos. Enquanto, antes, elas eram responsáveis mais pelo funcionamento da estrutura física do negócio, hoje, têm um papel de gerenciamento de serviços digitais e ponte entre tecnologias e estratégias de negócio.
Esse processo de mudança foi acelerado pela pandemia de Covid-19. Com as restrições de aglomeração em espaços físicos, as empresas tiveram que se adaptar para utilizar o home office como principal modelo de produtividade por um longo período.
O resultado dessa busca urgente por reformulação produtiva foi a necessidade de implementar e gerenciar sistemas remotos de trabalho. Problemas que eram resolvidos diretamente precisavam ser feitos por meio de ferramentas de comunicação, compartilhamento de tela, entre outros.
Assim, os departamentos de TI sentiram a necessidade de um novo modelo de suporte que evoluísse ainda mais a partir dos serviços digitais de atendimento que já existiam antes da pandemia.
O atendimento home office surgiu dessa demanda. Fornecedores de tecnologia — seja de infraestrutura, ferramentas ou ambas — ampliaram as possibilidades de interação entre TIs internas e o outsourcing de suporte, permitindo que a empresa tivesse acesso rápido e eficiente a profissionais capazes de resolver questões relacionadas ao funcionamento geral das soluções digitais.
Hoje, o atendimento home office amadurece a ponto de se tornar o serviço principal de suporte para várias tecnologias no mercado. Uma tendência que só cresce, mesmo depois da pandemia.
Por que o atendimento home office virou uma boa opção para as empresas?
Com uma distância maior de um período tão difícil para a humanidade, podemos começar, finalmente, a seguir em frente, analisando as transformações causadas na sociedade e no mercado em um tempo tão curto.
E poucas dessas mudanças foram tão impactantes quanto a popularização do home office. O modelo de trabalho já crescia consideravelmente, mas o fato de todas as empresas serem forçadas a se adaptar mudou muito o panorama do mercado.
Isso fica claro quando analisamos a tendência para trabalho a distância mesmo depois que começamos a retomar a possibilidade de rotinas presenciais.
Enquanto o natural é que o home office tenha reduzido após a vacinação, a modalidade continua crescendo. Entre os motivos para isso, que agradam tanto trabalhadores quanto empregadores, estão:
- maior produtividade em determinadas posições de trabalho;
- bem-estar e saúde mental para a realização das funções;
- velocidade na comunicação;
- flexibilidade produtiva e na hora de encontrar soluções;
- aumento da troca multidisciplinar entre departamentos variados, gerando criatividade;
- acesso mais rápido a serviços e outsourcing.
Esse último item tem tudo a ver com o nosso assunto. Uma das grandes vantagens que mantém a tendência em crescimento é que é possível para empresas de todos os tamanhos acessar serviços sofisticados e robustos de tecnologia.
É um modelo que se provou mais vantajoso por diversos motivos (que falaremos em breve). Tanto que é muito difícil pensar que o mercado retorne ao cenário pré-pandemia. A tendência do atendimento home office veio para ficar.
Como as equipes de TI aprenderam a funcionar em atendimento home office?
Não é porque o atendimento home office é tão vantajoso para as TIs que elas não precisam se adaptar para colher os frutos desse relacionamento. A maior mudança, nesse sentido, é em relação ao papel da equipe interna quando o assunto é implementação e manutenção de tecnologia.
O que os gestores de TI estão fazendo é adequar processos de suporte à utilização de parcerias remotas voltadas para a eficiência e a inteligência no uso de novas soluções digitais.
Por muito tempo, a TI foi um departamento de apoio. O seu objetivo era fazer com que computadores, servidores e softwares funcionassem como deveriam.
Porém, com a transformação digital, a realidade do setor se tornou outra. Times de tecnologia, hoje, precisam focar muito mais no uso dela para os resultados do negócio, garantindo que o acesso à informação e plataformas produtivas reflita no sucesso competitivo de uma empresa.
É por isso que tantos gestores estão investindo em outsourcing remoto. O atendimento home office permite que colaboradores C-Level incluam processos otimizados de suporte e garantam o desempenho de tecnologia sem que esse esforço seja feito diretamente por sua equipe.
Assim, o profissional de TI assume uma posição muito mais importante para o mercado: a de inovação em sistemas e processos, para que empresas otimizadas gastem menos para produzir mais, em um ciclo virtuoso de crescimento sustentável.
A utilização de suporte tecnológico remoto pelo atendimento home office é o caminho ideal para isso hoje e no futuro.
Quais as vantagens de contar com um fornecedor que oferece atendimento home office?
Por mais que a pandemia tenha exigido a realização de atividades a distância, o modelo de atendimento home office, em muitos casos, não evoluiu o bastante entre os fornecedores de tecnologia. Isso trouxe empecilhos substanciais para as empresas que precisaram mover as suas operações para esse novo modelo de trabalho.
Mesmo com esse obstáculo, porém, os negócios colheram muitos benefícios com as atividades de home office, por isso, seguem mantendo-as após a melhoria dos indicadores da pandemia.
Diante disso, é muito importante contratar fornecedores que sejam verdadeiros parceiros e ofereçam um excelente nível de atendimento home office. Isso traz diversas vantagens. Confira algumas!
Otimização de processos
Quando o assunto é o motivo de priorizar o atendimento home office, um dos maiores ganhos proporcionados pela transformação digital é a aproximação de profissionais, processos e postos de trabalho por meio de soluções digitais de produtividade e comunicação.
Migrar o suporte de TI da empresa para um modelo remoto é mais um passo nesse sentido. Com uma linha direta entre outsourcing especializado e a equipe interna, a maioria dos problemas relacionados à tecnologia pode ser solucionada em menos tempo.
Não é preciso esperar a visita técnica ou marcar uma reunião presencial. O próprio fluxo de atuação nos meios digitais otimiza essa relação.
Agilidade no encontro de soluções
O impacto de um atendimento imediato, independentemente da circunstância em suporte de TI, significa velocidade na hora de identificar e abordar questões de tecnologia.
Como todo essa relação é digital, ela se conecta à utilização das ferramentas de gestão e produtividade — dando acesso direto de profissionais especializados ao seu sistema empresarial.
Com isso, as soluções para os problemas que surgem são mais ágeis e amplas, permitindo uma gama de abordagens, para que a TI siga com aquela que é mais efetiva e econômica.
Disponibilidade de ferramentas e caminhos
O que a maioria das empresas presencia quando investe em atendimento home office para a sua TI é uma proximidade maior com a parceira de outsourcing.
Parece contraditório, mas é verdade: parcerias digitais estreitam o laço entre fornecedoras e clientes por aumentar a disponibilidade de atendimento home office.
Assim, o serviço que você contrata consegue oferecer ferramentas e caminhos mais variados na gestão tecnológica dentro da rotina empresarial.
Tanto para hardware quanto software, você sempre tem ajuda disponível para continuar otimizando a infraestrutura que sustenta novas estratégias de mercado.
Engajamento dos colaboradores
Imagine que o seu trabalho é constantemente interrompido por falhas nos hardwares e softwares utilizados. Agora, suponha que a empresa em que você trabalha não solucione eficientemente esses problemas. Você se vê motivado para executar as suas tarefas no dia a dia? Dificilmente.
Esse é o efeito de um suporte de TI inadequado. A tecnologia, que tem o potencial de ser uma solução, torna-se um entrave.
Agora, imagine um atendimento rápido. Para cada problema de TI que você tem, a comunicação com o suporte é rápida e resolutiva. Naturalmente, surge uma maior motivação para o trabalho.
Afinal, você se sente eficaz e produtivo no que faz. Os processos rodam facilmente e os resultados são vistos com mais facilidade e agilidade.
Redução de ruídos na comunicação
No home office, devido à distância, a comunicação precisa ser muito mais eficaz. Afinal, o colaborador não pode levantar da sua mesa e ir até um colega para solucionar algum impedimento de uma tarefa.
Da mesma forma, o supervisor não pode ir até um colaborador para oferecer uma alternativa para a execução de um processo quando um computador falha.
Por esse motivo, uma das queixas mais comuns em relação ao atendimento home office é o ruído na comunicação. Por exemplo, um funcionário não reporta um problema com TI e usa isso como justificativa para deixar de entregar uma tarefa. Ou, então, ele até comunica, mas o sistema não envia corretamente.
Quando o seu fornecedor oferece um atendimento home office, é possível centralizar os processos de resolução de problemas de TI. Se um colaborador sofre com a falha de seu equipamento, ele procura o atendimento do fornecedor e reporta o problema.
Esses chamados geram números de protocolo, que são passíveis de auditoria. Inclusive, a sua empresa pode realizar medidas de otimização, caso uma queixa seja muito frequente.
Satisfação dos clientes
Agora, vamos falar sobre uma outra ponta dos processos de home office: os seus clientes. O que eles desejam quando procuram o suporte do seu negócio? São três pontos principais:
- agilidade;
- resolutividade;
- comunicação eficiente.
Um cliente, geralmente, não está interessado nos motivos da lentidão para resolver um problema causada pela dificuldade dos seus funcionários em executar as tarefas em home office. Ele quer ter a sua queixa resolvida o quanto antes.
Se o seu fornecedor não consegue oferecer um bom atendimento home office, isso, eventualmente, vai trazer dificuldades para o seu cliente.
Como o Positivo Tech Services pode descomplicar o atendimento home office?
As vantagens do Positivo Tech Services se iniciam com a criação de projetos personalizados para a sua empresa. Assim, podemos auxiliá-lo na criação de uma infraestrutura de TI robusta para o nível de operações que você roda em home office.
Cada processo é avaliado individualmente, pois algumas tarefas podem demandar uma maior alocação de banda, de processamento, de memória de trabalho e de memória de armazenamento.
Por meio de um projeto de implementação adequado, você não desperdiça investimentos com uma infraestrutura de TI subutilizada nem paralisa as suas operações com equipamentos insuficientes para as aplicações que os seus colaboradores usam. Assim, os processos de home office fluem sem trazer custos desnecessários.
Na Positivo, também temos uma preocupação muito grande em oferecer visibilidade a todos os stakeholders. Os gestores do seu negócio terão um portal de comunicação e painéis onde podem monitorar toda a evolução dos serviços contratados.
Durante todo o processo de implementação da infraestrutura, o atendimento home office estará disponível virtualmente. Caso necessário, uma equipe presencial é deslocada até o local onde está o seu colaborador.
Além disso, oferecemos a terceirização de toda a área de serviços relacionada à infraestrutura física de TI. Ou seja, até mesmo o suporte diário às suas equipes será feito pela Positivo.
Assim, você não precisa ter uma equipe de TI própria dedicada a resolver dúvidas e problemas dos seus colaboradores. Eles buscarão a Positivo sempre para ações, como:
- resolução de problemas com equipamentos;
- troca e descarte de máquinas;
- limpeza de dados;
- manutenção preditiva e corretiva dos equipamentos utilizados no home office para evitar a parada das suas operações.
Contamos também com o atendimento em campo quando os seus funcionários estiverem em atividades externas. Dessa forma, você tem uma cobertura de suporte tecnológico seamless — onde quer que os seus problemas surjam, estaremos lá para solucioná-los (no home office, no campo e dentro das suas instalações).
Portanto, com o atendimento home office, a TI se torna uma grande aliada das suas operações realizadas a distância. Com isso, o seu negócio pode colher todos os benefícios dessa nova modalidade de trabalho, como maior produtividade e redução de custos.
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