Conforme a tecnologia evolui e o mercado se transforma, novos tipos de profissionais se tornam mais requisitados. A profissão de analista de dados, por exemplo, nem existia e hoje está em alta em diversos segmentos.
Também chamado de cientista de dados, esse profissional é responsável por transformar números em inteligência. É uma pessoa totalmente orientada à busca por oportunidades de negócios em grandes volumes de dados gerados pela empresa em que trabalha e o mercado em que ela se situa.
O analista de dados é uma das profissões em alta, já que diversas empresas já perceberam o valor de atuar de forma orientada a dados. É o caminho mais eficaz para ter maior sucesso em suas decisões, detectar oportunidades valiosas no mercado e apontar os melhores caminhos a serem seguidos em questão de estratégia.
Por que a profissão de analista de dados está em alta?
A profissão de analista de dados se tornou uma das mais requisitadas e valorizadas nos últimos anos. Segundo o site Love Mondays, os salários variam entre R$ 9 mil e R$ 20 mil. Além disso, a Glassdoor já constatou em pesquisa que esses profissionais costumam ser mais felizes devido à satisfação com o trabalho, média salarial e vagas disponíveis.
Para entender os motivos que levam o analista de dados a ser tão valorizado, é preciso considerar a evolução tecnológica dos últimos anos e o que ela trouxe para a trajetória das empresas. Atualmente, é possível obter um grande volume de dados a respeito de diversos tipos de informação diferentes para orientar a atuação estratégica da sua empresa.
No entanto, nada disso adianta sem um olhar treinado para detectar oportunidades valiosas e transformar meros dados em inteligência para a empresa. Como a mão de obra qualificada nesse sentido ainda é escassa, a tendência era que esses profissionais se tornassem altamente requisitados e valorizados.
O que faz um analista de dados no dia a dia?
Muito do que torna um analista de dados altamente requisitado se deve à gama de responsabilidades associadas a esse cargo. Ao conhecer as tarefas que esse profissional executa no dia a dia, é possível visualizar muitas das exigências que esse segmento traz, além de apontar os caminhos para uma eventual qualificação na área.
Veja, a seguir, algumas das responsabilidades de um analista de dados:
Ter familiaridade com o segmento
O analista de dados é altamente requisitado em diversas áreas de atuação, algumas delas bem diferentes entre si. Para que seja possível agregar valor à própria atuação, é fundamental também ter familiaridade com o segmento.
Afinal, cada mercado é diferente e tem particularidades bem distintas. Os diagnósticos de dados de um segmento podem apontar para caminhos totalmente diferentes de outro.
Transformar dados em inteligência
Para que os dados possam trazer alguma orientação estratégica à empresa, eles precisam ser transformados em inteligência. E esse é o papel do analista de dados. Para isso, esses profissionais usam um olhar treinado para detectar diagnósticos a partir da relação entre as informações que estão acessando. Eles também levam em consideração os objetivos do negócio e o cenário do mercado para desenvolver essa inteligência.
Desenvolvimento de estratégias de negócios
Outra responsabilidade do analista de dados se refere ao que ele faz com os diagnósticos que obtém a partir dos dados: a elaboração de estratégias de negócios que agregam valor à empresa.
Isso exige não só um conhecimento aprofundado sobre o mercado e os próprios dados como também a respeito dos objetivos e metas da empresa. Portanto, o analista de dados deve ter uma relação próxima com os responsáveis pela elaboração desses alvos.
Como me especializar como analista de dados?
Agora que você já sabe no que consiste a atuação de um analista de dados e por que a profissão está em alta, está na hora de entender como se especializar nessa área. É possível aproveitar uma série de oportunidades bastante atrativas em vários mercados, então há fatores motivadores nessa ambição.
Conheça, a seguir, alguns dos requisitos para se especializar como analista de dados.
Formação em áreas de análise
Geralmente, analistas de dados são profissionais formados em Economia, Estatística, Matemática ou Ciências da Computação. Também podem ter obtido bacharelado em Sistemas de Informações Gerenciais, Ciências da Informação, sem contar certificados em TI.
Esses requisitos garantem que o profissional tem domínio não só sobre a administração de um grande volume de dados e a compreensão de seus diagnósticos como também sobre a criação e uso de ferramentas para analisá-los.
Certificações especiais
Além da graduação no curso superior apropriado, o analista de dados também pode ampliar as suas capacidades ao se qualificar a partir de certificações especiais. Especialmente no meio digital, existem diversas opções disponíveis nesse sentido, inclusive cursos gratuitos.
É importante que o aspirante a analista de dados entenda o valor de cada certificação e o potencial que pode trazer para a área em que pretende atuar. Senão, vale a pena considerar opções mais específicas.
Experiência em campo
Como na maioria das outras áreas de atuação, ter experiência prática em campo é fundamental para construir um repertório desejável e ser um analista de dados qualificado.
É ainda mais importante ter experiência no mercado específico em que se pretende atuar. Por isso, oportunidades em assistência ou estágio são valiosas, já que possibilitam um contato inicial com essa área, sem contar com grandes exigências em qualificação.
Soft skills desejáveis
Além de se certificar nas especializações certas, o analista de dados também precisa de soft skills essenciais para entrar nessa área e desempenhar as suas funções com excelência.
É o caso, por exemplo, de habilidades interpessoais, já que o analista de dados provavelmente precisará lidar diretamente com os clientes e contextualizar seus diagnósticos. Também é fundamental ser uma pessoa organizada, capaz de levantar hipóteses e enxergar relações não tão óbvias entre informações.
A partir do entendimento sobre o que faz um analista de dados, já ficam nítidos os motivos que tornam essa profissão valorizada. Se você quer começar a aproveitar as oportunidades desse segmento, tenha atenção às informações do artigo para saber por onde começar a se qualificar. Lembre-se de que essa área evolui muito rapidamente a todo momento, sendo fundamental acompanhar as tendências e novidades do segmento.
Quer saber mais sobre as profissões do futuro? Confira as tecnologias que estão contribuindo para esse desenvolvimento!