Não é nenhuma novidade que a vida cotidiana está mais dinâmica, não é mesmo? Esse contexto criou uma busca constante por agilidade, principalmente nas relações comerciais. Assim, os negócios que querem se manter competitivos devem se adaptar para responder à demanda.
Essa mudança pode ser vista por meio do atendimento ágil. Quem ainda não percebeu como o WhatsApp Business ou os aplicativos com chatbots estão se proliferando e sendo adotados por pequenas, médias ou grandes empresas para essa finalidade?
Agora, para que esses empreendimentos possam oferecer tal diferencial, eles dependem de fornecedores igualmente eficazes, certo? Trata-se de um efeito cascata que nem sempre é fácil de ser obtido. Está confuso e quer entender melhor como isso funciona? Este artigo vai ajudar. Confira!
O que significa contar com um atendimento ágil?
Agilidade é normalmente associada ao seu sinônimo: rapidez. Entretanto, um atendimento ágil é bem mais que isso. Ele deve ser eficiente, objetivo, otimizado, flexível, preciso e resolutivo, visando melhorar a experiência do cliente para ser considerado dessa maneira.
Como um modelo que se distingue do tradicional por ser focado no que o consumidor demanda ao entrar em contato, essa modalidade se vale de realizar aprimoramentos continuamente.
Desse modo, é relevante tanto para criar um relacionamento com seu público-alvo quanto para receber a atenção devida dos seus fornecedores, que influenciam diretamente sua capacidade de responder ao mercado da mesma forma.
Como um atendimento ágil impacta os processos das empresas?
Você já deve ter percebido que um atendimento ágil tem o potencial de aperfeiçoar a relação entre marca e consumidor. Afinal, por meio dele, a corporação está demonstrando a importância para o empreendimento.
Agora, imagine não conseguir prestar esse serviço de forma ideal porque seu fornecedor não oferece a mesma qualidade para sua organização? Sua imagem é prejudicada e isso pode gerar custos em multas ou ações judiciais.
Ou seja, contar com agilidade por parte de quem você contratou impacta os seus processos, gerando efeitos que chegam até ao público e retornam como diversas consequências positivas.
A lógica por trás disso é simples: para que o fluxo de trabalho ande da melhor maneira, incluindo rapidez, eficiência, precisão e resolutividade, a empresa depende diretamente do que está recebendo enquanto cliente.
Qual é a importância de ter fornecedores de tecnologia que oferecem um atendimento ágil?
No fim das contas, receber um atendimento ágil dos próprios fornecedores é de extrema importância, uma vez que possibilita à empresa usufruir de muitas vantagens — ainda mais na área de tecnologia. Conheça os benefícios a seguir!
Otimizar os processos
O atendimento no segmento B2B de tecnologia visa, antes de tudo, resolver impasses e imprevistos que surgem e têm o potencial de atrapalhar o bom andamento das tarefas internas do contratante. Quando se obtém agilidade nisso, os efeitos incluem a otimização de processos, já que eventuais problemas são eliminados.
Garantir a satisfação dos clientes
No mundo atual, em que grande parte das interações acontece no digital, a relação entre empresa e cliente sofre impactos — positivos ou negativos — dos serviços prestados pelos fornecedores de tecnologia, pois oferecem canais de comunicação para o negócio se relacionar com seu público.
Dessa maneira, receber um atendimento ágil permite ao empreendimento também oferecê-lo, além de muitas outras vantagens que garantem a satisfação dos seus próprios consumidores.
Melhorar a experiência
A experiência de consumo é algo fundamental a ser considerado em qualquer estratégia corporativa. Nesse sentido, ao receber um atendimento ágil, um negócio obtém 2 impactos positivos:
- o empreendimento recebe esse tratamento do fornecedor em relação às suas demandas internas;
- a empresa diminui a dificuldade de disponibilizar tal diferencial para seus clientes, pois os problemas tecnológicos são rapidamente solucionados pela contratada.
Tomar melhores decisões
Quando se trata de fornecedores de tecnologia, eles podem abranger diversos produtos, serviços e funcionalidades. Entre eles, estão inclusas algumas soluções que impactam a gestão de dados de sua empresa.
Estão inclusas desde a infraestrutura de hardware até softwares específicos, passando por sistemas de gestão da comunicação que coletam, organizam e analisam essas informações, permitindo uma tomada de decisão mais acertada.
Economizar tempo
Ao ter um problema envolvendo algum elemento tecnológico de sua empresa, tanto as operações que dependem dele ficam paradas como os responsáveis pela área de TI perdem horas de trabalho para resolvê-lo juntos aos fornecedores. Se esse atendimento é ágil, o desperdício de tempo é reduzido.
Agregar valor ao negócio
Contar com um atendimento ágil dos fornecedores de tecnologia também agrega valor ao negócio. “Como?” Pense nos efeitos positivos associados à imagem da sua marca. Essa qualidade se torna um diferencial competitivo diante do mercado.
Reduzir custos
Obviamente, quanto mais rápido o seu fornecedor lhe atender, antes suas operações voltarão ao normal. Tanto equipe e recursos quanto oportunidades são melhor aproveitados. Com isso, os custos são reduzidos, e a lucratividade, maximizada.
O que observar para saber se o atendimento oferecido é realmente ágil?
Diante dessas várias vantagens, não é viável negar que buscar por fornecedores que ofereçam um atendimento ágil é imprescindível para qualquer negócio se manter competitivo. Quer descobrir o que observar para saber quem realmente se encaixa nisso e contratar o parceiro ideal? Veja os principais pontos a seguir!
Posicionamento de mercado
Quem investe em agilidade geralmente trabalha esse diferencial em sua publicidade. Assim, o posicionamento de mercado dos possíveis fornecedores é o primeiro indício a ser avaliado. Aproveite e confira a reputação deles junto a outros empreendimentos que já usam suas soluções para descobrir mais.
Infraestrutura
Os recursos tecnológicos da empresa que pretende fornecer soluções de TI devem estar de acordo com os produtos ou serviços oferecidos por ela. Para conferir isso, solicite um relatório ou uma visita técnica e veja as especificidades da infraestrutura.
Equipe técnica e de suporte
A equipe responsável pela implementação e pelo suporte de qualquer tecnologia tem um grande impacto para que o atendimento realmente seja ágil. Com isso, conhecer as certificações desses profissionais serve de referência na hora de estimar a qualidade de seu desempenho.
Se você busca qualificar os processos de sua empresa, a interação com seus clientes e a tomada de decisão ou ampliar a lucratividade, é preciso tanto receber quanto oferecer um atendimento ágil. Dessa forma, contar com fornecedores que o disponibilizam é a chave para atingir tal objetivo.
Sabe quem pode ajudar com isso? A Positivo Tecnologia! Entre em contato conosco e descubra tudo o que temos à disposição do seu negócio!