Hoje em dia, aquele paradigma restrito, de times muito especializados, está acabando. Afinal, percebeu-se que uma equipe multidisciplinar tem uma maior capacidade de propor soluções inovadoras para os clientes e desenvolver projetos mais completos.
Por esse motivo, vamos apresentar para você os principais benefícios que sua empresa pode colher ao adotar essa estratégia e explicar alguns desafios para efetivá-la. Quer saber mais? Acompanhe!
Por que trabalhar com uma equipe multidisciplinar?
Trabalhar com uma equipe diversa é imprescindível para que o departamento de TI seja mais proativo dentro de uma empresa. Entenda melhor a seguir!
Melhor aproveitamento das metodologias ágeis
Atualmente, grande parte dos departamentos de TI trabalha com alguma metodologia ágil nos processos. Seu principal objetivo é construir um fluxo de trabalho em que os colaboradores apresentem protótipos de aplicações o quanto antes, para que todas as partes envolvidas possam contribuir, o que evita o excesso de refações.
Em modelos tradicionais, as sugestões só ocorrem após o produto estar acabado. Nesse sentido, muitas etapas já podem ter sido finalizadas, e o retrabalho envolverá o gasto de muita energia. Por isso, o ágil foca as iterações e ferramentas colaborativas de uma etapa dos processos, para que se obtenha a total satisfação dos requisitos das partes interessadas.
Quando você tem uma equipe colaborativa, as chances de sucesso são muito maiores. Nela, você terá designers, analistas de segurança, programadores, engenheiros de softwares, testadores etc. Cada um poderá trazer uma nova visão e uma forma de pensar única, de maneira que cada iteração agregue bastante valor ao projeto.
Mais criatividade
Cada área tem sua forma particular de pensar. Em equipes monodisciplinares, todos têm, aproximadamente, a mesma bagagem técnica e prática. Desse modo, os recursos para a resolução de problemas ficam limitados. Com isso, perde-se uma oportunidade única de fomentar a criatividade.
O cérebro humano é muito elástico — estamos o tempo todo aprendendo novas habilidades. O simples fato de conviver com alguém com competências diferentes já gera aprendizado e nos desafia a sermos melhores.
Quando essa diversidade de ideias chega às equipes, o resultado pode ser sensacional. Por exemplo, os designers tendem a pensar em mil soluções para um único problema. Já os programadores geralmente elegem uma única estratégia e insistem nela mesmo quando ela se mostra ineficiente. De um lado, o excesso de flexibilidade pode levar à inação. Do outro, a rigidez e a teimosia impedem a exploração de opções mais eficientes.
Na convivência entre os dois, temos muito mais equilíbrio. Então, investir na multidisciplinaridade é imprescindível. Um colaborador trará uma visão mais humana de como a solução vai impactar as pessoas, um outro poderá observar os aspectos gerenciais, enquanto um terceiro avaliará a viabilidade técnica.
Se todos dialogam, haverá aprendizado mútuo. Aprendendo novos conceitos, o colaborador de uma etapa pode buscar formas de facilitar o trabalho do próximo. A criatividade vai sendo cultivada, e, com o tempo, o perfil mais técnico vai incorporando o olhar para o lado humano e vice-versa.
No entanto, ainda há alguns desafios importantes que precisarão ser enfrentados para obter sucesso com essa estratégia. Confira a seguir.
Gerenciar diversas habilidades e competências
O gestor tem um papel central em uma equipe interdisciplinar, visto que ele é o responsável por gerenciar as habilidades e competências. Isso inclui:
- distribuir as tarefas entre todos os colaboradores com respeito à aptidão de cada um;
- conhecer o perfil de cada um e montar os times dos projetos para que eles contenham diferentes personalidades. Assim, um pode assumir a liderança, outro, o gerenciamento e assim por diante;
- desenvolver a capacidade de diálogo e de resolução pacífica;
- dar feedbacks adequados de acordo com a ocorrência;
- criar atividades que explorem a interação entre os todos os membros, evitando que se criem subgrupos de acordo com a profissão etc.
Portanto, o próprio gestor precisa ser multidisciplinar e conhecer um pouco de cada área. Lembre-se de que os funcionários costumam se espelhar em seu comportamento.
Encontrar uma linguagem comum
No dia a dia corporativo, é muito comum que as pessoas utilizem o jargão técnico sem perceber. Isso pode atrapalhar a comunicação entre os membros de uma equipe multidisciplinar. Portanto, o gestor precisa encontrar uma forma facilitar o diálogo.
Uma ação muito importante é fazer um treinamento para explicar os termos mais frequentes dentro do seu ambiente de TI. Provavelmente, eles serão repetidos diversas vezes, não importando a função da pessoa dentro do projeto.
Além disso, você pode conscientizar seus colaboradores sobre a importância de um diálogo mais claro e leigo em situações de interações multidisciplinares.
Como gerenciar uma equipe com diferentes perfis?
Para gerenciar uma equipe com perfis tão diferentes, você pode adotar boas práticas de gestão de equipes. Vamos explicar algumas a seguir!
Testes de personalidade no trabalho
Já é uma prática consolidada no RH a utilização de testes psicológicos com a finalidade de prever o comportamento das pessoas nas equipes. O mais famoso deles é o “Teste das 16 personalidades“, que agrupa as pessoas de acordo com 4 dicotomias:
- extroversão e introversão — se ganham mais energia com as interações interpessoais ou não;
- sensoriais e intuitivos — se confiam mais em informações concretas ou abstratas;
- racionais e sentimentais — se decidem baseados na lógica ou nos sentimentos;
- julgadores e perceptivos — se ficam tranquilos ao tomar decisões ou não.
O teste não tem uma pretensão de dizer exatamente o perfil do colaborador, mas pode ser uma ferramenta importante para você evitar o agrupamento de pessoas com uma personalidade muito parecida.
Gestão de conflitos
Naturalmente, os conflitos surgem dentro de uma equipe. No entanto, quando temos perfis muito diferentes, o choque de culturas pode acelerar o processo. Isso pode ser resolvido com técnicas de gestão de conflitos.
A principal delas é a comunicação não violenta. Para isso, você e seus colaboradores deverão seguir os seguintes passos:
- identificar a diferença entre um fato e um julgamento;
- reconhecer e acolher as emoções desconfortáveis;
- perceber quais são as demandas que não estão sendo atendidas;
- ao abordar o outro, não buscar ganhar a discussão, mas resolver os problemas postos e encontrar um acordo de convivência.
Como montar uma equipe interdisciplinar?
Antes de recrutar os talentos, você precisa diagnosticar as necessidades da sua empresa. Quais são as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento dos seus projetos? Quais as demandas do seu público?
Por exemplo, se seus clientes andam reclamando da falta comunicação, contrate um profissional da área do marketing e das relações públicas. Por sua vez, se o problema é a falta de cumprimento de prazos ou do escopo do projeto, um gerente de projetos será a escolha ideal.
Conforme você vai percebendo as necessidades do seu time e percebe que não é possível preencher as lacunas com os recursos humanos atuais, não tenha medo de contratar. Isso é um investimento que vai retornar rapidamente com o aumento da satisfação do cliente e projetos mais completos.
Portanto, contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais de TI pode ser um diferencial importante. A diversidade de pontos de vista é essencial para o surgimento de soluções criativas, apresentando os melhores resultados para o seu cliente.
Quer saber mais sobre como criar uma cultura e um ambiente de trabalho colaborativos? Então, não deixe de ler o nosso post especial sobre o assunto!