Durante décadas, a gestão funcionou como um jogo — ganhava o player que fazia as melhores previsões e se antecipava aos movimentos dos outros jogadores. O que dava a ele a capacidade de pensar na próxima jogada: know-how? Intuição?
Mesmo que não haja uma resposta, o fato é que esse tipo de gestão sempre trouxe riscos, mas, hoje, o Business Intelligence promete mudar essa realidade.
Quer entender como a inteligência de mercado pode prever cenários e tornar a tomada de decisões mais precisa? Quer descobrir como aplicar o Business Intelligence ao negócio?
Se a sua empresa está preocupada com a transformação digital e quer se tornar cada vez mais competitiva nesta era de revolução, confira como colocar esse conceito prática neste texto!
O que é inteligência de mercado?
A inteligência de mercado, também conhecida como Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é a capacidade de captar dados disponíveis nos sistemas e transformá-los em uma leitura de cenário útil para a empresa.
Essas informações referem-se ao contexto macroeconômico (mercado), aos concorrentes e aos clientes e revelam o comportamento do consumidor, podendo apontar tendências e insights relevantes para as organizações.
Dessa forma, uma companhia tem a oportunidade de prever tendências do mercado, associá-las aos seus objetivos estratégicos e encontrar oportunidades de atuação, minimizando os riscos do negócio.
Quais são as diferenças entre Business Intelligence, Big Data e Data Mining?
É comum que alguns gestores confundam esses 3 conceitos. Ainda que relacionados ao uso de dados de forma estratégica para proporcionar vantagem competitiva para o negócio, Big Data, Data Mining e Business Intelligence são conceitos diferentes.
O Big Data é uma tecnologia que permite coletar, processar, organizar e armazenar um grande volume de dados de fontes tanto internas quanto externas ao negócio. O Big Data é um termo mais abrangente, que se refere ao imenso volume de dados disponíveis on-line, que são coletados desestruturados e devem ser organizados e analisados para ajudar no processo de tomada de decisão do negócio.
Já o BI é uma tecnologia com objetivos mais específicos. O propósito da coleta, armazenamento, relatórios e compartilhamento de informações é utilizar os dados para ajudar os gestores a tomar decisões que gerem resultados positivos para o negócio.
O Data Mining, por sua vez, é a mineração de dados e visa garantir que nenhuma informação importante passe despercebida. Isso, porque, se um fato importante coletado for negligenciado durante a análise, a empresa perde a oportunidade de identificar informações que sejam úteis para melhorar o desempenho do negócio.
Então, podemos dizer que Big Data, BI e Data Mining são estratégias complementares e que o trabalho de gestão do negócio fica mais fácil e oferece melhores resultados quando esses conceitos são utilizados em conjunto.
Quais são os principais pilares do BI?
Apesar de as estratégias de Business Intelligence serem utilizadas nas organizações há muitos anos, é comum que haja gestores que não compreendem a forma como essa ferramenta deve ser utilizada. O BI em três pilares: estratégico, analítico e operacional. Vamos entender cada um deles!
BI estratégico
O principal objetivo desse pilar é impulsionar o desempenho geral do negócio. São analisados fatores como a satisfação dos clientes e margens de lucro da empresa, entre outras informações relevantes para o sucesso da organização.
Falando de forma sucinta, o BI estratégico foca em monitorar o desempenho do negócio para alcançar os objetivos da empresa.
BI analítico
Como o próprio nome diz, esse pilar é responsável por fazer uma análise da origem dos problemas relacionados ao negócio. Por exemplo: se o setor estratégico identificou que os clientes estão insatisfeitos com o atendimento e que os lucros da empresa caíram nos últimos meses, o profissional analítico vai investigar as causas dos resultados negativos.
BI operacional
Já a parte operacional é responsável por colocar as ações em prática para resolver os problemas que impedem o negócio de gerar melhores resultados e crescer. Essa etapa visa trabalhar para alcançar os objetivos estabelecidos pelo plano estratégico.
Quais são as principais características do Business Intelligence?
O Business Intelligence é muito útil para o crescimento dos negócios, mas, para entender como ele pode ser utilizado em sua empresa de forma que proporcione bons resultados, é preciso entender as principais características dessa poderosa ferramenta.
A seguir, vamos citar quais são elas!
Coleta de dados
O primeiro passo para processar informações que sejam relevantes para seu negócio, sendo essencial para traçar um panorama sobre o mercado e seu empreendimento.
As informações devem ser analisadas de forma abrangente pelos profissionais responsáveis pela tarefa, que devem fazer uma análise levando em consideração todos os elementos essenciais para um estudo completo.
Dados sobre produtividade do negócio, lucros, receitas e despesas devem ser coletados, pois fornecem informações importantes sobre a real situação da empresa.
Modelagem de dados
Mais uma das características do BI é a necessidade de fazer a modelagem de dados. Sem esse processo, as informações coletadas ficarão sem sentido e não terão utilidade para o negócio, pois não permitirão um bom estudo sobre elas.
Essa etapa deve ser feita com ajuda de ferramentas de banco de dados que sejam capazes de catalogar todas as informações recolhidas. Dessa forma, fica mais fácil organizá-las, classificá-las e, quando houver necessidade, consultá-las.
A modelagem de dados, normalmente, é feita de forma visual, pois, desse modo, a análise das informações fica bem mais simples e objetiva.
Segurança de dados
A segurança de dados coletados também é fundamental para as estratégias de BI. Não adianta ter informações valiosas sobre o negócio armazenadas sem o mínimo cuidado.
Caso as informações sejam perdidas, a empresa terá um grande prejuízo, pois investiu recursos de tempo e mão de obra qualificada para fazer a coleta e modelagem dos dados. Para manter todas as informações seguras e acessíveis apenas para os gestores, o ideal é investir em tecnologia de armazenamento na nuvem.
Filtros
O Business Intelligence é uma ferramenta que necessita de dados relevantes para o negócio. Então, é necessário filtrar apenas as informações que são úteis para o gestor. Dados incompletos e irrelevantes devem ser descartados.
Qual é o impacto do uso de BI nas empresas?
Como o próprio nome diz, o BI é o uso de estratégias inteligentes para administração de informações importantes, que podem ser úteis para aumentar a lucratividade de seu negócio e manter sua empresa competitiva no mercado. Veja quais são seus impactos!
Melhorias no processo decisório
Com o uso estratégico de dados relacionados ao seu negócio, o processo de tomada de decisão se torna muito mais prático e eficiente. Isso, porque o gestor terá em mãos as informações certas no momento certo, o que possibilita que ele faça uma análise mais realista do impacto que uma decisão pode gerar para a empresa.
Redução de problemas
Uma empresa lida, todos os dias, com diversos problemas, que vão desde uma insatisfação do cliente com a marca até divergências com fornecedores. Com o uso de dados, o gestor pode lidar melhor com esses desafios e, inclusive, evitar contratempos.
Identificação de oportunidades
Uma empresa que consegue identificar oportunidades no momento certo será sempre um negócio lucrativo? Mas como fazer isso? Com o uso de informações sobre a experiência do cliente, por exemplo, você pode entender o comportamento do consumidor e oferecer a ele aquilo de que ele precisa quando ele estiver mais propício a fazer o investimento.
Redução de custos
Uma empresa que trabalha com processamento de dados e análise inteligente de informações consegue reduzir custos em diversos setores do negócio. Isso ocorre porque, se você tem dados importantes sobre o comportamento de seu consumidor, será capaz de criar campanhas de marketing específicas para atingi-lo no momento ideal.
Esse fator reduz o custo com propaganda e aumenta a lucratividade do negócio, mas é apenas um exemplo, já que o Business Intelligence faz uma análise geral do negócio, o que possibilita melhorar os processos de toda a empresa.
Como aplicar o Business Intelligence ao negócio?
Há muitas formas de utilizar o BI para potencializar o sucesso de uma companhia. Atualmente, suas contribuições para setores como venda e marketing estão entre as mais relevantes e comentadas. Conheça as principais!
Capacidade de apontar tendências
O primeiro aspecto relevante é a capacidade do BI de, conforme mencionado, apontar tendências. Ele cruza dados de diversas fontes, inclusive os comentários em redes sociais e ferramentas como o Google Trends, para identificar tópicos em alta entre os consumidores.
Dessa forma, as empresas podem desenvolver produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos consumidores, podendo alterar ou adequar seu catálogo ou coleção de acordo com as expectativas dos clientes, de forma a garantir uma boa aceitação no mercado.
Conhecimento do público-alvo
Mas as vantagens não param por aí. O BI permite, também, que o setor de marketing conheça o cliente em profundidade. Ao analisar o seu banco de dados, ele traça um perfil exato do nicho de mercado que a empresa deve explorar.
Assim, o Business Intelligence revela quem são os seus consumidores, quais as suas características (sexo, faixa etária, rendimento), hábitos, necessidades e interesses. Diz, ainda, quais são os canais em que ele está presente e como alcançá-lo.
Para isso, o BI cruza os dados não só do banco de informações da empresa, mas de tudo que está disponível na internet: publicações nas redes sociais, registros de ligações de celular, site que o cliente acessa e até mesmo os banners em que ele clica.
Com um perfil tão exato, a equipe de marketing consegue identificar quem quer comprar o produto que a sua empresa deseja vender, apontando os canais onde essas pessoas estão e quais são as necessidades delas que podem ser solucionadas pelo seu serviço.
Dessa forma, a equipe de marketing é capaz de desenvolver iniciativas efetivas para alcançar esse consumidor. E oferecer o produto para quem quer comprar é possibilitar o aumento das vendas e, consequentemente, o ROI de suas ações.
Oportunidade de inovação
O BI consegue rastrear o mercado, analisar as necessidades dos seus clientes e, ainda, investigar a sua concorrência. Qual é a vantagem disso?
A principal é a capacidade de apontar anseios dos consumidores que a concorrência não está conseguindo atender. Dessa forma, a sua empresa tem a oportunidade de inovar, criar tendências e lançar produtos ou serviços que não são explorados pelo mercado.
Essa atitude garante à organização o status de marca inovadora, capaz de se reinventar para atender às necessidades de seu público-alvo, o que é um diferencial competitivo incontestável.
Como implementar soluções de Business Intelligence?
Se você entendeu tudo o que falamos até aqui, já percebeu que a inteligência de negócios é a chave para oportunidades de valor incalculável. Mas como fazer para que ela traga esses benefícios à sua empresa?
O primeiro ponto que precisamos destacar é o Big Data, que, conforme explicamos se refere ao grande volume de dados que são produzidos e armazenados na internet a cada dia. São informações sobre o estilo de vida dos usuários, como os seus hábitos, necessidades, preferências e padrões de consumo, entre outros.
Porém, esses dados brutos não têm muita relevância para um negócio. Encontrar qualquer oportunidade significativa nessa etapa é algo tão improvável quanto achar uma agulha em um palheiro.
É justamente nesse ponto que entram as ferramentas de BI. A inteligência de mercado vai, justamente, interpretar, analisar, cruzar e sistematizar esses dados. Dentro desse universo de informações, ela detectará aquelas que são relevantes para sua empresa ou seu público-alvo, contribuindo para suas decisões gerenciais.
O que um empreendedor precisa saber sobre as ferramentas de BI?
Atualmente, o mercado já dispõe de muitas ferramentas e softwares de inteligência de mercado. Por isso, não é preciso criar um departamento de TI ou contratar um gênio da estatística e da computação para obter esses benefícios.
Basta fazer uma boa pesquisa de mercado para encontrar ferramentas com as funções analíticas recomendadas para o seu tipo de negócio. Ela se encarregará de identificar e mostrar a você os dados realmente importantes para a sua empresa.
Recorra a recursos visuais
O gestor pode obter uma série de relatórios gerenciais a partir do BI, dessa forma, recomenda-se encontrar ferramentas que transformam a análise em tempo real em métodos visuais.
Quando as informações são apresentadas de forma mais atrativa, elas terão uma interpretação mais simples, ajudarão a identificar oportunidades de forma mais efetiva e serão mais úteis na hora de apresentar os dados a clientes e investidores.
Utilize o BI para corrigir problemas
Com todo esse potencial, a ferramenta não deve ser subutilizada. Ela também pode e deve ser usada para detectar problemas que a sua empresa precisa solucionar.
Uma análise detalhada pode apontar gargalos, processos interrompidos e fluxos de informação truncados. Com essas falhas detectadas, a organização pode corrigi-las para se tornar mais competitiva.
Entendeu o que é inteligência de mercado e como ela pode favorecer o crescimento de um negócio? Quer saber mais sobre a aplicação do Business Intelligence? Então assine nossa newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail!
Inteligencia de Mercado também conhecida como Business Intelligence? Não, Positivo! Vocês são do ramo de tecnologia, não cometam essa gafe.