O modo como uma empresa reúne, administra e utiliza as informações internas e externas sobre o seu mercado de atuação é um fator decisivo para destacá-la da concorrência.
Nesse contexto, o Big Data Management (BDM) exerce um papel fundamental. Quer conhecer esse conceito e saber como ele pode contribuir para a sua organização? Então, leia atentamente os tópicos abordados neste post!
O que é uma solução de BDM?
Big Data Management (BDM) é um conjunto de ações para promover a coleta, armazenagem, organização, administração, governança e entrega de grandes volumes de dados, tendo em vista assegurar um alto nível de qualidade e torná-los acessíveis para as aplicações de Business Intelligence e Big Data Analytics.
O Big Data Management migra, integra e prepara os dados para serem utilizados na geração de relatórios, painéis de indicadores de desempenho (dashboards) e na formação da inteligência de negócios, especialmente voltada para a preditividade de novas tendências, assim como gerencia o ciclo de vida da informação — da sua origem até o seu descarte.
Como funciona o Big Data Management?
Confira, a seguir, algumas das principais ferramentas e funcionalidades desta solução tecnológica.
Adequação de dados
O Big Data Management encontra e corrige erros nos dados armazenados. Somente dados confiáveis têm valor para a organização e, portanto, devem ser assegurados.
Integração de dados
O BDM combina dados de fontes diversificadas — internas ou externas à organização. Para integrá-los, é necessário que todos sejam filtrados, classificados e padronizados, especialmente os não estruturados.
Esses dados precisam ser tratados para que assumam uma estrutura idêntica aos dados estruturados padronizados. Desse modo, é possível fazer comparativos, análises de comportamento e tendência de dados.
Migração de dados
Essa ferramenta move dados de um ambiente tecnológico para outro, promovendo a sua compatibilidade. Para assegurar a tempestividade dos dados, a migração de dados deve ser feita de forma ágil e sincronizada.
Preparação de dados
A ferramenta de BDM lê e seleciona os dados relevantes para os aplicativos de análise de dados e outros aplicativos. Esse trabalho é feito para que as ferramentas de Business Intelligence e Big Data Analytics possam extrair informações consistentes e valiosas para o negócio.
Enriquecimento de dados
O Big Data Management melhora a qualidade dos dados, revendo as regras de entrada e validação na fonte ou adicionando elementos complementares que valorizam o seu conteúdo, assim como certificando a sua acuracidade e confiabilidade.
Governança de dados
O BDM zela pelos fundamentos da governança de dados, assegurando disponibilidade, uso correto e segurança dos dados. Dessa forma, sua organização terá domínio completo sobre os dados que se relacionam às operações, produtos, serviços, clientes e a imagem da marca no mercado.
Quais são os principais usuários das soluções de BDM?
Os usuários que têm maior interesse nas soluções de BDM — por razões estratégias e em busca de novas oportunidades de negócios — são:
- área de pesquisa e desenvolvimento de produtos;
- marketing;
- inovação;
- serviços ao consumidor;
- gestão operacional.
Além disso, os benefícios do Big Data Management podem ser aplicados a todas as áreas organizacionais. No entanto, como o Big Data Conceito ainda é pouco conhecido, muitas áreas deixam de explorar todas as suas possibilidades.
Quais são as vantagens de adotar soluções de BDM?
As soluções de Big Data Management geram inúmeras vantagens para a melhoria dos processos internos de uma empresa e alavancam a competitividade do negócio. Dentre os benefícios, podemos destacar alguns.
Melhoria da qualidade da informação e do processo decisório
Com Big Data Management, é possível definir que informação será guardada para atender requisitos de conformidade legal ou normativa, quais dados podem ser valiosos para gerar informações estratégicas e quais podem ser descartados.
Essa solução tecnológica eleva o patamar de qualidade da informação, refletindo na melhoria significativa do planejamento estratégico e operacional e resultando na agilidade do processo de tomada de decisões.
Acima de tudo, Big Data Management torna muito mais confiáveis e precisas as informações que servirão de suporte para o processo decisório.
Ampliação dos horizontes
As ferramentas tradicionais de análise de dados abrangem somente bases de dados estruturados e volumes de dados limitados, enquanto o Big Data Management é capaz de lidar com bases de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, nas quais estejam armazenados inúmeros terabytes e petabytes, não importa qual seja o volume de dados a serem explorados.
Esta solução também integra e compatibiliza arquivos em diversos formatos, para gerar informação de valor para a organização interessada. Além disso, pode acessar diversas fontes de dados, desde sistemas informatizados, redes sociais, gravações de chamadas do Call Center, sites e e-commerce, entre outros — tudo isso com o objetivo de localizar informações relevantes para a gestão do negócio.
Avanço tecnológico
A análise de grandes volumes de dados está impulsionando o surgimento de novas plataformas tecnológicas que combinam a tradicional Data Warehouse com sistemas de Big Data em uma arquitetura moderna que processa e armazena formas de dados não transacionais de maneira distribuída.
Ampliação das receitas
Big Data Management possibilita o cruzamento de dados de diferentes fontes — nunca antes imagináveis — e o aproveitamento de informações que facilitam a criação de novas oportunidades de negócios, a melhoria da gestão dos processos e a oferta de novos produtos ou serviços, o que amplia as receitas da empresa.
Melhoria nos esforços de marketing
As informações alavancadas pelos processos de Big Data Management melhoram os esforços de marketing, permitindo maior personalização das campanhas e maior efetividade nas comunicações com os clientes.
Aumento da produtividade e eficiência
Big Data Management abre caminho para encontrar informações que permitem simplificar e racionalizar os processos internos das organizações, impulsionando a produtividade e gerando melhor eficiência na aplicação dos recursos empresariais, com consequente redução de custos.
Por que os profissionais de TI devem se preparar?
Uma gama variada de profissionais de TI está diretamente envolvida nos processos de Big Data Management. Dentre eles, podemos citar:
- Cientista de dados, Chief Data Officer (CDO);
- Chief Information Officer (CIO);
- Administrador de Dados;
- Arquiteto de Dados;
- Programador;
- Analista de Negócios;
- Analista e Administrador de Data Warehouse;
- Desenvolvedor.
Big Data Management faz parte do DNA de TI e não tem como passar despercebido ou ser ignorado pelos profissionais da área. Como é uma tendência de negócios, o melhor é se preparar tecnicamente para ser um profissional de alto impacto nesse nicho do mercado.
O cientista de dados é uma das mais novas funções profissionais envolvidas com Big Data, que pode ser ocupada por pessoas com diferentes formações acadêmicas — Ciência da Computação, Matemática, Estatística e Ciências Econômicas. Na verdade, o ideal é que haja um grupo multidisciplinar para desenvolver essa função.
O cientista de dados é responsável por realizar análises de dados, identificando padrões e tendências por meio de técnicas estatísticas para correlacioná-las com os interesses do negócio.
Ele deve desenvolver mecanismos capazes de extrair informações de valor para a organização na qual atua. Para tanto, precisa ter conhecimentos técnicos, como Data Mining, Data Storytelling, Machine Learning e Data Preparation, além de habilidades de gestão de negócios e análise de cenários e contextos.
O Chief Data Officer (CDO) é responsável por garimpar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos, negócios e serviços a partir dos dados gerenciados pelo Big Data Management. Adicionalmente, ele pode, por exemplo:
- atuar como um formador de opinião na disseminação da cultura de valorização dos dados;
- comandar processos de inovação;
- gerenciar os dados como um ativo organizacional.
O Chief Information Officer (CIO) é responsável pela disponibilização da infraestrutura tecnológica da organização, mantendo a sua atualização e fazendo o seu alinhamento com as estratégias de negócios. No Big Data Management, é ele quem vai viabilizar os recursos de TI — hardware e software — necessários para acesso e integração dos dados.
O Administrador de Data Warehouse gerencia o fluxo de informações a partir dos bancos de dados corporativos e fontes de dados externas à empresa, zelando pela confiabilidade, integridade e performance das aplicações de banco de dados, para assegurar a qualidade das informações.
A função de cada profissional é complementar, indispensável e agrega muito valor. Sem dúvida, uma equipe de TI bem formada e qualificada faz toda a diferença no Big Data Management.
O que você precisa para fazer uma boa gestão de dados?
Resumidamente, uma boa gestão de dados tem quatro etapas essenciais.
Planejamento
Conheça o contexto atual da sua organização, saiba que metas ela quer alcançar e forme um time de profissionais capazes e interessados no sucesso do projeto. Depois, documente as estratégias e cronogramas de ações por escrito, determine os recursos necessários e orce os seus custos. Em seguida, divulgue a todos os envolvidos no Big Data Management, deixando claros os papéis de cada indivíduo.
2. Execução do planejamento
Faça as ações planejadas acontecerem e registre os avanços e reprogramações, apure os recursos aplicados e monitore os eventos realizados — quanto melhor forem coordenadas as ações, maiores as chances de sucesso do Big Data Management.
3. Controle dos resultados
Monitore e meça os resultados alcançados em relação ao que foi planejado, adotando métricas bem estruturadas. Assim, dá para ter um panorama completo dos ganhos obtidos e avaliar o custo-benefício do processo de implantação do Big Data Management.
4. Validação dos acertos e correção dos erros
Por último, tome as ações necessárias para corrigir os erros e aprimorar os pontos positivos dos processos implantados de Big Data Management.
Quer saber na prática como fazer a gestão de dados ser um sucesso? Então, continue a leitura.
Como devo começar?
Comece com pequenos investimentos. Os investimentos necessários para a implantação dos processos de Big Data Management são significativos, porém, podem ser feitos de forma gradativa, seguindo um planejamento de médio a longo prazo.
Para começar, utilize softwares de Big Data com tecnologia open source. Dessa forma, os custos são baixos e é possível fazer toda a formatação e otimização da metodologia de trabalho com grandes volumes de dados, antes de realizar investimentos maciços em infraestrutura de TI.
Assim, a sua equipe interna terá tempo suficiente para se adaptar e desenvolver o conhecimento necessário para aumentar a eficácia das informações geradas.
A seguir, veja o que mais pode e deve ser feito.
Estruture um bom Command Center
O Command Center é um ambiente tecnológico no qual são integrados dados de diversas fontes em tempo real. Esses dados são convertidos em informações amigáveis e intuitivas, que são exibidas em múltiplos painéis.
Certifique-se de que todas as fontes de dados estão sendo integradas adequadamente — sejam elas de dados estruturados, não estruturados ou semiestruturados — para que não se formem silos de dados inacessíveis e/ou desconhecidos.
O core business do Big Data Management é justamente a integração de dados que antes não conversavam entre si, assegurando a sua qualidade e a acessibilidade para que os aplicativos de Business Intelligence e Big Data Analytics possam cumprir a missão de gerar informação rica para a organização.
Um Command Center bem estruturado e alinhado com as demandas e objetivos do negócio gera informações consistentes e insights valiosos, que permitem antever o futuro e traçar estratégias e planos de ação para a organização de maneira extremamente ágil. Assim, a sua empresa estará sempre à frente da concorrência.
Um bom Command Center precisa dispor de um conjunto de recursos — hardware, software, capital humano etc. — para cumprir o seu propósito e deve ser criteriosamente incluído no planejamento do Big Data Management.
Cresça com a ajuda de parceiros de negócios
No mundo dos negócios, as parcerias são responsáveis por saltos evolutivos nos processos e resultados empresariais. Associar-se às empresas que têm expertises complementares ao Core Business da sua organização acelera o alcance das metas traçadas.
Quando for implantar a infraestrutura necessária para lidar com grandes volumes de dados, faça parcerias que permitam aproveitar as tecnologias emergentes da terceira plataforma — saiba que essa é uma excelente saída para a redução de custos e aceleração da implantação do Big Data Management.
Outras grandes vantagens desta estratégia são:
- dispor dos melhores recursos de TI;
- ter maior flexibilidade e escalabilidade do parque tecnológico;
- se livrar do inconveniente da defasagem tecnológica.
Priorize as informações estratégicas
Será pouco produtivo reunir todo e qualquer dado e armazenar em um Data Warehouse, para que os gestores e analistas de dados filtrem as informações relevantes.
Identifique de três a quatro problemas que a sua empresa precise resolver, mapeie as fontes de dados internas e externas que poderão contribuir na solução e estabeleça as ferramentas de integração entre elas.
O passo primordial no processo de Big Data Management é a classificação dos dados, entendendo as suas características e a sua forma de uso.
É importante escolher um segmento de dados estratégicos para o negócio e começar por ele, separando-o do volume de dados coletado, testando a qualidade do seu conteúdo e adequando os seus resultados às necessidades e às expectativas dos seus usuários.
Por meio de parâmetros e métricas bem estabelecidos será possível ganhar experiência para lidar com grandes volumes de dados, fazendo esta amostragem estratégica — o que facilita a percepção dos pontos de melhoria no processo de Big Data Management.
Dessa forma, consegue-se aperfeiçoar os mecanismos de coleta, seleção e tratamento de dados, característicos do Big Data Management, antes de expandir o uso das ferramentas de Big Data Analytics e Business Intelligence.
Vale ressaltar que a segmentação de dados para aplicação do Big Data Management não pode ser confundida com a aplicação das técnicas de Sandbox, que podem resultar na utilização de dados inconsistentes.
Descarte os dados inaproveitáveis
Boa parte dos dados acumulados nas redes de informática corporativas são desnecessários e estão armazenados simplesmente porque os usuários não desenvolveram o hábito de descartar informações irrelevantes ou ficam inseguros quanto à forma correta de eliminá-los.
Esses dados ocupam um espaço nobre nos servidores de TI da organização, gerando desperdício de recursos. Para evitar isso, cabe ao profissional de TI educar os usuários dos recursos de informática quanto às formas seguras de descarte de arquivos (de texto, imagem, som), e-mails e documentos eletrônicos.
Uma boa prática é estabelecer parâmetros automáticos de limpeza das bases de dados corporativos, respeitando requisitos de conformidade legal e normas internas da organização referentes ao tempo de guarda.
Essas medidas contribuem para a melhoria da qualidade dos dados armazenados nos computadores e servidores da organização, aumentando a efetividade da solução de BDM.
Proteja as informações corporativas
O uso de dispositivos particulares dos usuários — prática conhecida como BYOD — para acessar as bases de dados corporativas, tem ampliado significativamente os riscos de segurança da informação e precisam ser tratados com o devido cuidado, orientando esses usuários quanto à importância de instalar antivírus e respeitar as políticas de TI.
Outro ponto importante é enfatizar a importância do cuidado com as senhas e as transações de transmissão de dados (upload e download), para que os usuários saibam evitar invasões de cibercriminosos e contaminações das bases de dados com vírus e malwares.
Essas medidas contribuem para a preservação dos dados sensíveis da organização, condição imprescindível para gerar bons resultados de BDM.
Capacite e qualifique a equipe interna de TI
Encontrar profissionais aptos em Big Data Management não é uma tarefa fácil. Portanto, escolha os membros mais habilidosos da equipe interna de TI e capacite-os.
Sua empresa só tem a ganhar com isso, afinal, eles já fazem parte do sistema organizacional e conhecem a realidade atual e as perspectivas de oportunidades que estão sendo almejadas.
Ademais, considere a possibilidade de ter profissionais C-Level em sua equipe de TI. Eles são técnicos que acumularam grande experiência, têm visão estratégica e vão saber conduzir os processos de Big Data Management de forma ágil e eficaz. Capital humano de alto nível agrega muito valor à informação.
Prepare e envolva os gestores
Muitos gestores confiam apenas em seus instintos e tino comercial para tomar decisões, por julgar que os dados disponíveis são pouco confiáveis e imprecisos.
Mudar esta cultura e demonstrar a esses executivos o valor das informações geradas para suporte decisório é uma missão indispensável da equipe de TI responsável pelo Big Data Management.
Os gestores de negócios precisam ser envolvidos nas ações de BDM, para que possam auxiliar na formatação e validação das informações geradas e se sintam coautores desses processos, ficando aptos a perceber o seu valor para a organização.
O senso crítico e a experiência de mercado dos gestores de negócios devem ser somados à expertise técnica dos profissionais de TI arregimentados nesse projeto, para tornar relevantes os resultados produzidos.
É com os gestores das diversas áreas do negócio que a equipe de TI responsável pelo Big Data Management avaliará as opções de warehouse, identificando quais dados realmente precisam ser medidos e organizados e onde são originados — vale ressaltar que as informações a serem extraídas das diversificadas fontes de dados precisam ser de interesse dos gestores.
Tenha uma visão ampla
Ao focar nos processos de Big Data Management, não perca de vista todas as demais variáveis que interferem no cumprimento da missão de extrair informação relevante de todas as fontes possíveis de dados.
Manter atualizadas as práticas e mecanismos de segurança da informação é primordial para preservar os parâmetros de integridade, disponibilidade, confiabilidade, confidencialidade e integridade dos dados. Sem isso, as informações processadas não terão consistência e poderão resultar em decisões equivocadas.
Os sistemas e aplicativos internos precisam ter os seus códigos e regras de negócios aprimorados constantemente, para evitar a entrada de dados redundantes, conflitantes, incorretos ou fraudulentos. Sempre que possível, devem ser unificadas as bases de dados comuns entre os diversos aplicativos e sistemas, como o cadastro de clientes e fornecedores.
Mantenha a sincronia
O volume de informações processadas mundo afora cresce consideravelmente a cada ano. A isso, soma-se a grande variedade e velocidade de geração dessas informações, o que precisa ser acompanhado pelos processos de Big Data Management.
Deve haver uma perfeita sincronia entre a velocidade em que os dados são gerados e a velocidade com que são processados. Qualquer descompasso inviabiliza o caráter preditivo das informações geradas a partir do Big Data Management.
Quanto à variedade de informações, é necessário ser seletivo, observando quais fontes estão alinhadas com a natureza e as estratégias do negócio. É nesse ponto que o Big Data Management se destaca, sendo um diferencial para a empresa.
Veja os dados como ativos empresariais
Os dados empresariais formam um arcabouço de informação capaz de gerar insights significativos para alavancar novos negócios, gerar inovações em produtos e processos e provocar mudanças disruptivas que surpreendem a concorrência.
No entanto, muitas organizações não dispõem de ferramentas capazes de extrair informações relevantes. E o Big Data Management existe justamente para fazer esse ativo gerar retorno positivo para o negócio.
Acompanhe o cenário tecnológico
As mudanças no cenário tecnológico — Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, realidade aumentada, sistemas cyber-físicos e diversos aplicativos (APP) móveis — têm aumentado a velocidade da geração e estocagem de dados e a demanda por informação de qualidade com acesso instantâneo.
Esse conjunto de ferramentas está inserido no movimento de inovação tecnológica designado Indústria 4.0 — 4ª (quarta) revolução industrial. Elas geram transformação digital desde o chão de fábrica até a alta direção das empresas, possibilitando a automação de processos gerenciais e de fabricação de produtos e acelerando a geração de dados.
O crescimento exponencial dos dados armazenados pelas empresas está tornando inviável utilizar as ferramentas tradicionais de gerenciamento de informações e está exigindo, cada vez mais, uma abordagem de Big Data Management.
Entretanto, investir em Big Data Management requer tempo — a curva de aprendizado é longa — e dinheiro para montar uma boa infraestrutura de TI e melhorar os processos de coleta e tratamento de dados para evitar a sua obsolescência, aumentar sua precisão e reduzir inconsistências.
Sendo assim, esse deve ser um projeto bem estruturado e bem gerido para contribuir com informações que tornem as ações e decisões dos gestores de negócios mais acertadas e permitam predizer tendências e promover soluções de problemas existentes.
O principal é que esse projeto não pode descuidar das estratégias de redução de custos — viabilizadas pelas parcerias de negócios com empresas especializadas em recursos tecnológicos, que facilitam a implantação do processo de Big Data Management.
Quais são os desafios do Big Data Management?
Tenha sempre em mente que quem tem informação de qualidade, tem poder de decisão e de ação. E o Big Data Management contribui fortemente com essa meta, mas nem por isso deixa de estar sujeito a desafios. Vejamos alguns deles.
Dispor da infraestrutura necessária
O Big Data Management requer um suporte tecnológico robusto — boa infraestrutura de TI e bases de dados com arquitetura de ponta —, assim como profissionais de TI capacitados e qualificados para lidar com os 5 Vs do Big Data.
1. Velocidade
Os softwares e equipamentos de TI que suportarão o Big Data Management precisam ter alta velocidade de processamento de dados, para assegurar acesso rápido às informações extraídas dos dados coletados pela organização.
2. Volume
O Big Data Management trabalha com grandes volumes de dados — dispersos em diferentes plataformas. Por esse motivo, a infraestrutura tem que comportar todos os dados coletados e processá-los de forma fluida, sem travamentos, lentidão ou bugs.
Idealmente, as plataformas de armazenamento especializadas em Big Data possibilitam o armazenamento e processamento de grandes volumes de massa de dados e operam com alta performance.
3. Variedade
As fontes de dados acessadas pelo Big Data Management são diversas, como bases de dados locais, e-commerce, e-mails, áudios, vídeos, textos, sensores, máquinas, redes sociais, aplicativos e outros. Isso gera uma ampla variedade de dados — estruturados e não estruturados.
Essa variedade dificulta a compatibilização de dados — formato, tamanho, qualidade, classificação, expurgo de duplicidades etc. —, tornando o processo de gerenciamento de dados um tanto quanto complexo.
4. Veracidade
Considerando que fontes de dados não estruturados também são processadas no Big Data Management, algumas dessas fontes podem gerar dados pouco confiáveis. Portanto, é preciso ter mecanismos eficazes para filtrar e cruzar esses dados, a fim de separar os dados válidos e descartar os dados inservíveis. E tudo isso demanda capacidade de processamento.
5. Valor
O Big Data Management precisa gerar uma base de dados bem estruturada e consolidada para possibilitar a obtenção de informações de valor para o negócio, que permitam identificar riscos, oportunidades e tendências.
Essas informações precisam favorecer novos negócios, gerar inovação, alavancar a lucratividade, permitir a ampliação da carteira de clientes e do nível de satisfação destes com a empresa que investiu nesse recurso tecnológico.
Garantir a segurança da informação
Os dados processados com o Big Data Management precisam estar blindados contra os ataques cibernéticos, acessos não autorizados, vazamentos de informações, congestionamento de tráfego de dados e tudo o que envolve a segurança da informação.
A criptografia dos dados, o link dedicado de internet, o firewall e outros recursos tecnológicos são bem-vindos para tornar essa proteção efetiva e manter longe os cibercriminosos.
Promover a adesão do usuário final
Como toda a nova tecnologia, o Big Data Management também enfrenta resistências do usuário final. Para romper com isso, é importante capacitar usuários de todos os níveis hierárquicos no entendimento da utilidade e das vantagens dessa ferramenta, assim como no seu uso e aplicação diários.
Os usuários precisam perceber que o custo-benefício do Big Data Management é plenamente favorável para a organização e poderá gerar conhecimentos e insights valiosos para promover a sustentabilidade do negócio.
Desenvolver o Big Data Conceito não é uma tarefa fácil, mas gera resultados relevantes para as organizações que o implementam. Cabe ao gestor da área coordenar toda a força de trabalho e os recursos disponíveis na organização para entregar valor à empresa.
Quer conhecer mais sobre Big Data Management? Então, entre em contato com a Positivo Tecnologia!