• Home
  • Tecnologia
  • Infraestrutura
  • Gestão
  • Carreira
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Consultor
Panorama Positivo – Tudo sobre tecnologia da informação
  • Home
  • Tecnologia
  • Infraestrutura
  • Gestão
  • Carreira
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Consultor
Panorama Positivo – Tudo sobre tecnologia da informação
Categories Infraestrutura
Entenda tudo sobre a avaliação tributária e contábil de locação, leasing e compra de equipamentos
Categories Infraestrutura

Entenda tudo sobre a avaliação tributária e contábil de locação, leasing e compra de equipamentos

Postado por Author Positivo Tecnologiaem 23 de agosto de 201923 de agosto de 2021Comentários
Entenda tudo sobre a avaliação tributária e contábil de locação, leasing e compra de equipamentos

A gestão de TI requer a manutenção de equipamentos atualizados, capazes de agregar valor e vantagem competitiva às rotinas operacionais. No entanto, com a carga tributária nacional elevada, é preciso pensar na alternativa que apresenta o melhor custo-benefício — é aí que se torna necessário entender a diferença entre compra, leasing e locação.

O modelo tradicional de aquisição de máquinas já começa a ser ultrapassado. Os motivos são variados. Entre os principais estão os investimentos altos com compra, manutenção e troca de equipamentos, bem como o pagamento de tributos. Ainda existem mais duas alternativas, e é preciso entender quais desses três modelos é o melhor.

Vamos apresentar aqui as características de cada um dos formatos neste post e de que forma funciona a avaliação tributária e contábil de todos eles. Acompanhe!

calculadoraPowered by Rock Convert

Quais são as diferenças entre compra, leasing e locação?

Para entender o contexto apresentado, é preciso saber as diferenças entre compra, leasing e locação. A primeira modalidade é a mais simples: consiste em escolher os modelos, entrar em contato com o fornecedor e fazer o pagamento de acordo com as condições acordadas. A responsabilidade de manutenção, solução de problemas, atualização e operação é da empresa.

No leasing — também chamado de arrendamento mercantil —, o equipamento é utilizado pela sua empresa, mas fica sob propriedade do banco/financeira. Por isso, funciona de maneira similar a um aluguel, mas o custo de manutenção, solução de problemas, atualização e operações continua sendo da sua empresa.

Perceba que nessa modalidade a máquina fica no nome da instituição financeira porque serve como garantia de pagamento. Os valores acordados são quitados todos os meses. Caso você fique inadimplente, o equipamento é retirado. No final do contrato, você pode permanecer com o bem ou trocá-lo por um mais atualizado. Nessa última situação, é feito um novo leasing.

Por fim, a locação prevê o uso de máquinas repassadas por um fornecedor. Sua propriedade é dessa empresa especializada, mas os equipamentos são concedidos à sua companhia. Em relação aos modelos anteriores, a diferença é que manutenção, a solução de problemas e a atualização fica por conta do provedor. Além disso, a instalação de hardwares e softwares é feita na entrega.

Quais são os tipos de leasing?

O arrendamento mercantil é similar à locação, mas tem diferenças cruciais de funcionamento. Além disso, ao final do contrato ele permite ficar com o bem, trocar por outro ou simplesmente devolvê-lo. No aluguel, você deve retornar a máquina para o fornecedor, com a possibilidade de fazer um novo contrato.

Apesar de neste post estarmos tratando de três operações diferentes, o leasing ainda sofre algumas subdivisões. Veja quais são elas.

Leasing operacional

O valor das mensalidades é pago e serve como garantia para o arrendador. Por isso, apenas 20% da quantia serve para a aquisição do bem, o que torna a operação de compra inviável. A manutenção é feita por uma empresa especializada indicada, mas os custos são seus.

Leasing financeiro

As parcelas pagas têm um valor de antecipação agregado, que serve para adquirir o equipamento ao final do contrato. Apesar da compra ser facilitada, existe a possibilidade de ignorá-la. Nesse caso, a quantia adiantada é ressarcida.

Lease back

A empresa capta recursos financeiros e volta a adquirir o bem que foi contratado no leasing. Por exemplo: sua empresa vende o imóvel em que está a uma arrendadora e firma o contrato. O valor de venda é recebido, mas você permanece no local até o final, quando tem a chance de recompra.

Ainda existe o leasing imobiliário. No entanto, para arrendamento de equipamentos de TI para empresas, os mais comuns são o operacional e o financeiro.

Como funciona a locação de equipamentos?

O aluguel de equipamentos é uma forma de assegurar o compliance em TI ao adotar máquinas atualizadas e recentes para trazer eficiência às rotinas operacionais. Desse modo, é possível ter uma infraestrutura adequada e inovar processos sem fazer investimentos elevados.

Guia da manutenção de equipamentos tecnológicos em PMEsPowered by Rock Convert

O propósito, portanto, é ter um parque tecnológico atualizado. Entre os benefícios alcançados por essa prática estão:

  • redução de gastos com obsolescência de equipamentos;
  • alocação mais adequada de recursos para realizar projetos estratégicos;
  • contratação de serviços aliada à locação, inclusive de manutenção, com especificação de SLA e outros requisitos.

Como é feita a avaliação tributária e contábil de locação, leasing e compra?

Até aqui você viu as características de cada alternativa e o que os serviços abrangem. Agora chegou o momento de entender como a avaliação tributária é feita para compra, leasing e locação. A primeira modalidade é a que tem impostos mais elevados. A alíquota paga depende do regime em que sua empresa está inserida. De modo geral, há cobrança de:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com crédito em até 48 meses;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Ainda é possível deduzir IR e CSLL até o limite de R$ 1,2 mil. Por sua vez, o crédito de PIS e Cofins é calculado sobre o valor da depreciação. No caso do leasing e da locação, o processo é diferente. Veja!

Leasing

Ainda que incidam gastos com manutenção, atualização e resolução de problemas, o arrendamento mercantil é isento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, o saldo não interfere no limite de crédito que a sua empresa tem com a instituição financeira.

Vale a pena especificar que, para empresas enquadradas no Lucro Real, o lançamento das parcelas no balanço é realizado na categoria de despesas operacionais. Isso significa que há redução da base de impostos, entre eles IRPJ e CSLL.

De toda forma, a Norma Internacional de Relatório Financeiro (IFRS) 2016 destaca que os leasings operacionais e financeiros são arrendamento mercantil. Na prática, a contabilização ocorre sempre no ativo e no passivo, não mais no resultado.

Além disso, há isenção de PIS/Cofins durante a lei do bem. Essa legislação concede incentivos fiscais a pessoas jurídicas que executam pesquisas e desenvolvimento de inovação tecnológica. No pós-revogação, a tributação ficou em 9,25% de PIS/Cofins.

Mais do que isso, há dedutibilidade de 100% do valor da parcela, desde que sejam feitos os ajustes no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR). Os créditos de PIS e Cofins são calculados sobre o valor da depreciação, com exceção de despesas acessórias e financeiras. Por outro lado, o ISS é pago e o ICMS não oferece direito a benefícios.

Locação

De todos os formatos, esse é o único que isenta o pagamento de IR, quando a empresa está enquadrada no Lucro Real — isso acontece porque a locação é registrada como despesa mensal. A dedutibilidade também é de 100% para CSLL.

O cálculo de crédito de PIS e Cofins é feito sobre o valor da fatura. Há isenção de ISS e de ICMS. Para uma empresa de Lucro Real, se o equipamento alugado for usado para a atividade-fim — como no caso de uma impressora para uma gráfica —, o benefício gerado é de 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins, além de dedução de 15% para IRPJ e 9% para CSLL.

Se for utilizado em outra tarefa — caso de uma impressora no escritório de uma loja —, há somente a dedução para IRPJ e CSLL. Fazendo um cálculo para empresa enquadrada no Lucro Real, com contrato de 36 meses e valor de R$ 50 mil, a base para crédito é de R$ 75,6 mil. Assim, há dedução de:

  • R$ 6.993 para PIS e Cofins;
  • R$ 194,25 relativo ao crédito mensal.

Com isso, o valor total deduzido como despesa é de R$ 68.607. Assim, as despesas dedutíveis são de:

  • R$ 1.905,75 de despesa de locação mensal;
  • R$ 16.465,68 do total do contrato de desconto de IRPJ e CSLL;
  • R$ 457,38 de desconto nas parcelas de IRPJ e CSLL.

Assim, a prestação cai para R$ 1.448,38 após os créditos e as deduções. Percebe como é uma opção mais interessante para o seu negócio? Calculando ainda a depreciação, os gastos com manutenção e outras despesas, fica claro que, entre compra, leasing e locação, o último é o melhor.

Agora que você já sabe o que fazer e como aproveitar os benefícios, que tal conhecer uma empresa confiável e que oferece a locação de equipamentos? Entre em contato com a Positivo Tecnologia e veja como os nossos produtos de ponta podem ajudar a sua empresa!

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA GRANDES EMPRESASPowered by Rock Convert

Veja também

Conheça as principais tendências de TI para 2022!
Infraestrutura

Conheça as principais tendências de TI para 2022!

Gestão

Equipe enxuta e terceirização de equipamentos em startup: entenda a relação

Gestão

Gestão financeira de TI: entenda como melhorar a gestão de verba

Leave a Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

relacionados

Conheça as principais tendências de TI para 2022!
Categories Infraestrutura

Conheça as principais tendências de TI para 2022!

Descubra como reduzir o consumo de energia em grandes empresas
Categories Infraestrutura

Descubra como reduzir o consumo de energia em grandes empresas

Por que você deve investir em uma infraestrutura hiperconvergente?
Categories Infraestrutura

Por que você deve investir em uma infraestrutura hiperconvergente?

Quais foram os impactos da pandemia no setor de TI?
Categories Infraestrutura

Quais foram os impactos da pandemia no setor de TI?

Para você
  • Celulares
  • Notebooks
  • Computadores
  • All in One
  • Acessórios
  • Onde Comprar
  • Autoatendimento
Para Empresas
  • Notebooks
  • Computadores
  • All in One
  • Canais de Venda
  • Serviços
  • Suporte Corporativo
  • Seja um Revendedor
Para Setor Público
  • Notebooks
  • Computadores
  • All in One
  • Catálogos
  • Cases
  • Representantes Comerciais
  • Suporte Técnico
Para Instituições de Ensino
  • Mesas Educacionais
  • Pense Matemática
  • Laboratórios Móveis
  • LEGO® Education
  • Aprimora
  • Chromebook Positivo
Quem Somos
  • Positivo Tecnologia
  • A Positivo
  • Imprensa
  • Investidores
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Ambiental
  • O Grupo Positivo
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Aviso de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Políticas
  • Aviso de Privacidade

© POSITIVO. Todos os direitos reservados. Fotos meramente ilustrativas. Empresa beneficiada pela Lei da Informática.

Acompanhe a positivo nas redes sociais:

Facebook YouTube Twitter

Conheça também:

Mundo Positivo
Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
  • Home
  • Tecnologia
  • Infraestrutura
  • Gestão
  • Carreira
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Consultor