Já percebeu que, na maioria das empresas, o fluxo de informações encontra obstáculos constantes? Isso ocorre devido a sistemas e aplicativos que não se comunicam uns com os outros, configurando um cenário de Data Silos. Isso impacta diretamente na efetividade das decisões tomadas pelos gestores do negócio.

Os Data Silos geram pontos cegos nos processos empresariais, falhas de comunicação e perda de oportunidades de negócios. Por esse motivo, devem ser monitorados constantemente para que seus dados sejam integrados com os demais sistemas da organização.

Quer entender melhor o que são Data Silos e quais riscos eles geram para o seu negócio? Então, continue lendo e aproveite nossas dicas para promover a integração de dados da sua organização.

O que são Data Silos?

Os Data Silos se formam quando uma organização possui diversos sistemas informatizados, planilhas eletrônicas e aplicativos desconectados entre si. Isso costuma acontecer por questões como:

  • gestão direcionada para dados (data driven) que multiplica o uso de softwares;
  • incompatibilidade tecnológica;
  • barreiras de segurança;
  • problemas de arquitetura incorreta do software;
  • falta de governança corporativa de TI;
  • monopólio da informação a fim de gerar poder para o indivíduo ou grupo que a detém;
  • localização física distinta entre os diversos bancos de dados.

Os Data Silos também podem ser configurados por documentos importantes armazenados em meio físico nos arquivos da sua empresa, tais como: contratos com clientes e fornecedores, que têm cláusulas importantes a serem cumpridas e que podem estar esquecidas e sem o devido controle.

Os Data Silos são conhecidos como ilhas de informações, para expressar como há um isolamento entre os dados de cada fonte individualmente. E essa separação não faz sentido, já que todos os dados pertencem a uma mesma organização.

Quais são os riscos que os Data Silos geram?

Os Data Silos podem gerar diversos riscos que prejudicam a competitividade, a lucratividade e, em longo prazo, a sustentabilidade de uma empresa. Entre eles, estão:

  • fragilização das estratégias do negócio devido à fragmentação dos dados, que resulta em informações inconsistentes ou incompletas;
  • pulverização das ações e estratégias de marketing;
  • perda de tempo precioso e insatisfação dos empregados que têm que garimpar dados de sistema em sistema;
  • criação de uma cultura de retenção de informações — devido a práticas gerenciais que privilegiam o desempenho individual em detrimento do sucesso da equipe;
  • descompasso entre as funcionalidades e os benefícios ofertados pela sua equipe de vendas e as reais entregas dos seus produtos e serviços — desgastando a imagem da empresa;
  • vulnerabilidade a fraudes digitais;
  • prejuízos financeiros por perda de vendas, descumprimento de prazos de pagamento, descontrole nas contas a receber, não atendimento a cláusulas contratuais.

Como integrar os Data Silos?

Antes de integrar os Data Silos, faça um mapeamento minucioso de quais são os silos existentes. Talvez você se surpreenda ao descobrir sistemas subutilizados, que poderiam eliminar o uso de diversas planilhas, aplicativos e outros sistemas isolados, se fossem bem explorados.

E também é possível encontrar sistemas redundantes — que atendem a uma mesma finalidade. Você poderia escolher somente o mais completo e bem-estruturado. Assim, sua organização economiza nos custos com Tecnologia da Informação, elimina desperdício de tempo e recursos financeiros, além de simplificar a vida da equipe.

Veja a seguir algumas ações que podem ser adotadas para integrar os diversos Data Silos de uma empresa!

Aproxime a sua equipe

Desenvolva uma cultura colaborativa e um senso de equipe entre os seus colaboradores, assim eles ficarão aptos a compartilhar as informações e os recursos tecnológicos disponíveis. Com essa consciência, serão formadas trilhas de mão dupla para o fluxo de informações. Afinal de contas, todos trabalham para a mesma empresa, em busca de objetivos em comum.

Implante uma plataforma de integração

Um dos modos de integrar os Data Silos é adotar uma plataforma de integração — customizada ou de mercado. Trata-se de uma plataforma tecnológica na qual podem ser desenvolvidos projetos, fluxos de trabalho, portais, sites etc. Ali, serão conectados e compartilhados dados de todas as fontes informatizadas empresariais, sejam elas internas ou externas.

Essa plataforma viabiliza a busca, inserção e atualização de dados de forma sincronizada, online e em tempo real nas bases de dados de origem, de forma transparente para os usuários. Assim, o ambiente informacional da sua empresa se torna escalável e colaborativo. Outra solução similar é desenvolver um Data Lake para agrupar os dados.

Melhore a infraestrutura de TI

Uma boa prática é fazer a gestão dos ativos de TI com a metodologia EAM – Enterprise Asset Management, já que muitas vezes os Data Silos se formam devido ao uso de equipamentos de TI obsoletos — especialmente servidores — o que torna inviável utilizar sistemas informatizados integrados, que requerem uma infraestrutura mais robusta para funcionar.

Hoje em dia é possível adquirir equipamentos de informática com incentivo fiscal e livrar a sua empresa, se não de todos, pelo menos da maioria dos Data Silos existentes. Sua companhia só tem a ganhar renovando o parque tecnológico.

Elabore uma política para combater os Data Silos

Desenvolva uma sistemática de prevenção contra a formação de Data Silos. Avalie criteriosamente os sistemas existentes e aqueles a serem adquiridos, de modo que não haja redundâncias e que haja mecanismos de integração nativos do software, o que reduz custos e transtornos. É mais proveitoso substituir sistemas ineficazes do que adquirir sistemas complementares.

Os Data Silos impedem que as empresas obtenham informações refinadas, capazes de gerar valor para a gestão do negócio — além de reduzirem a produtividade das equipes de trabalho. Identificar os Data Silos e integrar os dados que gerenciam é o único caminho para ter uma visão completa e panorâmica dos resultados da sua organização.

Vale ressaltar que os dados estocados nos diversos Data Silos são ativos valiosíssimos, que precisam ser tratados com o devido cuidado e atenção. Dessa forma, é possível tornar as ações de marketing eficazes, impulsionar as vendas de produtos e serviços, otimizar a gestão financeira e contribuir para o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio.

Agora que você já conhece os perigos dos Data Silos, que tal ler o nosso post sobre os outros riscos de TI que ninguém costuma mencionar?

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This