
Você sabia que empresas que crescem nem sempre conseguem prestar um atendimento em larga escala? Isso se dá porque ampliar a área de cobertura e a presença de mercado não está diretamente relacionado com a escalabilidade em TI, que é um fator primordial para otimizar e automatizar os processos.
Quando a estrutura de TI é projetada para ser escalável, a empresa consegue alcançar ganho de tempo e produtividade, eliminando processos complexos e burocracias. Sendo assim, é possível oferecer um atendimento mais amplo sem fazer grandes investimentos.
Quer saber como alcançar essa solução para o seu negócio? Continue lendo este artigo, porque conversamos com Carlos Schiavini, Head de Cloud, Datacenter e Infraestrutura de TI da Positivo, para que ele explicasse quais são os desafios da escalabilidade em TI, como adquiri-la e de que maneira a terceirização pode ajudar.
Quais os desafios da escalabilidade na infraestrutura de TI?
O crescimento de uma empresa se caracteriza por um aumento da sua presença de mercado. Significa, por exemplo, abrir uma nova unidade adicionando recursos e, proporcionalmente, isso gera receita. A escalabilidade funciona de uma forma diferente.
Nesse segundo caso, o modelo de negócio passa por modificações e estratégias para que seja possível atender de uma forma mais eficaz. Sendo assim, um processo de produção, por exemplo, deixa de ser complexo e custoso, passando a ser realizado em menos tempo, com a mesma qualidade ou mais.
Tudo isso exige pouco investimento, então, a empresa passa a ter uma estrutura que permite aumentar a quantidade de clientes atendidos. Consequentemente, ela tem uma receita maior e, ao mesmo tempo, está bem preparada para um crescimento repentino, sem precisar adquirir novos recursos por isso.
A tecnologia da informação está diretamente relacionada com o modelo escalável, mas, para alcançar a escalabilidade em TI, algumas empresas ainda encontram desafios a serem vencidos. Veja a seguir quais são eles.
Identificar processos automatizáveis
De acordo com Carlos Schiavini, a principal dificuldade, nesse caso, é identificar quais são os processos elegíveis para automação. Ele explica que se um processo gera um resultado prático, ou mesmo se ainda está em uso, não faz sentido automatizar. Será perda de tempo e de dinheiro.
Assim, nem tudo precisa ser automatizado, mas existem situações em que isso faz toda a diferença. Portanto, as empresas devem identificar onde há necessidade de fazer essas alterações.
Avaliar custos
Além de pensar estrategicamente nesse sentido, Carlos também aponta que “não é só uma questão de avaliar os processos mais importantes, é analisar aquilo que pode gerar melhor eficiência com o menor custo possível”. Portanto, mais um desafio da escalabilidade em TI é o investimento, que deve ser feito de acordo com a importância do processo e os resultados.
Mudar a cultura da empresa
Também é bastante comum que novas ideias venham de encontro com a cultura da empresa e sejam rejeitadas. Existe o conceito de que se está dando certo deve ser mantido, então, mudar a cultura de uma empresa muito conservadora e/ou resistente à inovação é outro desafio a ser enfrentado.
Como adquirir escalabilidade em TI?
Carlos ressalta que a automação dos processos é uma engrenagem necessária para agilizar a entrega do produto gerado. Sendo assim, a escalabilidade em TI precisa ser uma meta para que os processos sejam simplificados e otimizados, garantindo uma produtividade e alcance maior.
Entretanto, ele também explica que “no modelo da TI tradicional, o dimensionamento da aplicação poderá ser superdimensionado, considerando um forecast muito otimista ou subdimensionado”. Isso significa que, muitas vezes, um investimento é feito esperando uma determinada demanda, o que pode gerar custo excessivo ou ineficácia.
A escalabilidade em TI visa promover uma mudança de paradigma que, segundo Carlos, é chamada de transformação digital. Por meio das estratégias corretas, é possível escalar e diminuir automaticamente, de acordo com a demanda. A empresa será capaz de atender uma maior ou menor quantidade de clientes sem que gere impactos em seus processos.
Tudo isso parece realmente o ideal, não é mesmo? Mas como fazer com que seja uma realidade em sua empresa? A seguir apresentamos algumas soluções para você alcançar a escalabilidade em TI. Veja!
Adotar o modelo HaaS
O modelo HaaS significa Hardware as a Service, ou seja, todos os equipamentos, máquinas, servidores e outros recursos de TI são contratados de acordo com a necessidade da empresa. Eles passam a ser um serviço, que atende a demanda de uma organização de forma personalizada.
Automatizar processos
Muitas tarefas em uma empresa são atividades repetitivas. Nesse caso, é interessante promover a automação para agilizar esses processos, facilitando a inserção de dados e informações para sua consulta e minimizando a incidência de erros. Tudo isso traz ganho de tempo, aumenta a produtividade e a qualidade das entregas.
Usar ferramentas de gestão
A utilização de ferramentas de gestão ao mesmo tempo em que centraliza os processos em um só lugar faz com que eles sejam independentes de um local. Segundo Carlos, são aplicações construídas para serem executadas tanto em uma e infraestrutura local (on-premisses) como também nuvem.
A automatização é um dos benefícios dessa ferramenta. Além de facilidades na gestão de documentos e o compartilhamento deles, é feito seu armazenamento, digitalização e validação, por meio de certificados digitais.
Terceirizar serviços
Em vez de investir em estrutura para alcançar a escalabilidade em TI, você pode optar pela terceirização desse setor. Assim, adotaria o modelo HaaS que sugerimos. Será elaborado um projeto que atenda as necessidades da sua empresa, considerando as variações de demanda para que o atendimento seja escalável.
Como o outsourcing pode contribuir para escalar o negócio?
As empresas que optam pelo serviço de terceirização descentralizam tarefas das equipes internas, ficando sob responsabilidade de especialistas. No que se refere à infraestrutura de TI, não é necessário fazer investimentos em pessoal, máquinas, servidores e outros recursos.
Carlos explica que “há oferta de serviços que podem ser consumidos em infraestruturas de outsourcing para todo tipo de demanda, e o modelo de cobrança é por uso de recurso. Você só paga o que consome”. Ou seja, fazendo a terceirização, você não tem uma antecipação de custos e a sua despesa é de acordo com aquilo que realmente foi utilizado.
Existem soluções, por exemplo, para fazer a integração do datacenter tradicional com o outsourcing de infraestrutura. Também pode ser adotada uma solução de DR (Disaster Recovery). Carlos cita, ainda, a possibilidade de adoção da política de backup complementar e o envio para nuvem nos modelos onshore e offshore. Tudo isso com custos cada vez mais competitivos.
Assim, o outsourcing de TI é uma excelente estratégia para alcançar a escalabilidade, porque a sua empresa terá uma estrutura adequada ao seu perfil de negócio. Desse modo, alcançará uma flexibilidade e versatilidade maiores, com capacidade de atender as demandas, independentemente do seu porte ou intensidade.
O que você não pode esquecer é que a Tecnologia da Informação está relacionada com diferentes setores da sua empresa. Por isso, promover a escalabilidade em TI impacta a produção dela de um modo geral. São soluções que tornam os processos mais ágeis e assertivos, promovendo ganho de tempo e redução de custos.
Gostou da estratégia? Então entre em contato conosco para saber mais sobre essa e outras soluções temos à disposição da sua empresa.