Um dos grandes segredos das pessoas que trabalham online e são produtivas é conhecer as ferramentas certas. Basta acessar uma loja de aplicativos ou navegador em sites especializados em conteúdo digital para descobrir que existem centenas de plataformas que prometem mais produtividade e eficiência. Saiba quais são as melhores ferramentas para o seu home office.
Na prática, porém, nem todas funcionam ou se adaptam à realidade dos negócios. Há um seleto grupo de ferramentas que pode ser útil em qualquer circunstância e é justamente sobre elas que falaremos neste artigo. As ferramentas que listamos a seguir são vitais para quem trabalha em home office em 2020.
1. Microsoft Teams
O Microsoft Teams é uma solução de comunicação que tem como principal diferencial o fato de ser completamente integrado ao pacote Office. Isso significa que a plataforma é uma das mais indicadas quando se trata de trabalho colaborativo. É possível editar documentos online em tempo real juntamente com outros membros da sua equipe.
A plataforma conta ainda com um sistema organizado de canais para trocas de mensagens ou conversas em áudio e vídeo. Disponível online e para os principais sistemas operacionais mobile, a solução permite criar um ambiente para cada departamento e separar as conversas por canais abertos ou privados, com suporte para até 10 mil pessoas.
2. Trello
Baseado no método Kanban, o Trello é considerado o mais completo gerenciador de tarefas do mercado. Sua utilização é bastante simples: organize as atividades em colunas e crie cards em cada um dos status, de acordo com a tarefa. Além de ser gratuita, a ferramenta oferece muitos recursos de personalização e integração com o Google Chrome, o Gmail e o Google Calendar.
Você pode utilizar o Trello também como uma central de informações, salvando links, adicionando arquivos anexos e descrições detalhadas de atividades para os membros da organização. É possível gerenciar tranquilamente um fluxo de trabalho à distância recorrendo a esse tipo de ferramenta.
3. Toggl
O Toggl é uma ferramenta de produtividade, mas com foco em gerenciamento de horas. Basta clicar em um botão para que o tempo comece a correr e você possa registrar a duração de uma tarefa. Assim, todos os membros de uma equipe podem ter controle efetivo sobre a produtividade de um grupo.
Para equipes de até cinco pessoas, a plataforma é completamente gratuita. A partir disso, é preciso pagar uma mensalidade para grupos maiores. O serviço conta ainda com versão para Android.
4. Chrome Remote Desktop
Por razões de segurança, muitas vezes não é possível levar os computadores do trabalho para a casa. Além disso, alguns locais podem impor restrições no que diz respeito ao login em certas contas fora da rede de trabalho. Uma solução é emular o Google Chrome do seu trabalho com o Chrome Remote Desktop.
A ideia é que você consiga acessar as informações do desktop de outra conta a partir do PC de casa ou do smartphone. Obviamente, é preciso que todos os envolvidos autorizem o acesso, portanto no caso de contas corporativas você deve ter permissão do administrador para fazer isso. Uma grande vantagem do serviço é o fato de ele oferecer suporte remoto para os usuários.
5. DocuSign
Apesar de muitas tarefas poderem ser realizadas completamente online, ainda assim pode ser preciso validar alguns documentos mediante assinatura. O DocuSign resolve esse problema ainda que à distância, validando assinaturas eletronicamente e dando valor jurídico aos documentos transacionados.
A solução funciona ainda com um gerenciador de documentos, permitindo que você armazene na nuvem e possa localizar com facilidade qualquer tipo de contrato, onde quer que você esteja. Trata-se de uma solução ágil e que permite economizar bastante, evitando o transporte e a impressão de documentos.
6. Google Drive
Armazenar arquivos na nuvem é uma realidade para muitos usuários. Quando se fala em trabalho remoto, a transferência de arquivos maiores passa a ser um desafio, já que aplicativos de mensagem e clientes de e-mail podem impor certos limites de tamanho nas transferências.
A soluções é recorrer a serviços como o Google Drive. A plataforma oferece até 5 GB de espaço gratuito online e o usuário pode contratar mais se assim desejar. Completamente integrado a ferramentas como Gmail, Google Agenda ou Google Docs, trata-se de uma das maneiras mais práticas de acessar arquivos remotamente e compartilhar informações entre equipes.
7. Basecamp
Fechando a nossa lista, recomendamos também a utilização do Basecamp como software de referência para gestão de projetos. A ferramenta permite compartilhamento de arquivos, definição de prazos em conjunto para membros de uma equipe, listagem de tarefas e centralização de feedback.
O acesso ao conteúdo pode ser feito tanto via smartphone quanto a partir do PC, o que torna a plataforma prática também para quem se desloca com muita frequência. Para gestores que estão trabalhando em home office, essa pode ser a ferramenta perfeita para coordenar os trabalhos à distância.