A transformação digital aumentou exponencialmente o poder que a informação tem de gerar valor para os negócios. Hoje em dia, uma estratégia eficiente deve tratá-la como um verdadeiro ativo da empresa. Consequentemente, o papel desempenhado pela gestão da informação se torna ainda mais importante.
Pensando nisso, criamos este post com tudo o que sua empresa deve saber sobre o tema, incluindo as mudanças mais relevantes, os desafios desse processo de gestão e as tecnologias que auxiliam na sua execução. Confira!
Entenda a importância da gestão da informação
Qualquer ativo empresarial traz consigo, além de seus benefícios, algumas necessidades. No caso da informação, o próprio armazenamento passa por uma intensa transformação, na qual os espaços físicos dão lugar ao mundo digital. Hoje, a absoluta maioria dos dados empresariais — e domésticos — é transmitida pela rede (online ou offline), processada por softwares e armazenada por hardwares.
Consequentemente, um segundo conceito que foi rapidamente absorvido pelos processos de gestão é a segurança da informação. Garantir a proteção, a estabilidade e a disponibilidade dos dados é tão fundamental quanto captá-los. Afinal, a sua utilização deve ser garantida, ao mesmo tempo em que eles precisam estar protegidos contra roubos, vazamentos e danos em geral.
O índice de ciberataques a empresas, por exemplo, cresceu nos últimos anos — e os prejuízos ao redor do mundo chegam na casa dos bilhões de dólares. E esse é um dos fatores que deram à gestão da informação um papel de destaque na geração de valor para qualquer negócio.
A capacidade de organização dos dados dá ao gestor a possibilidade de melhorar a performance geral da organização. Se uma plataforma de e-commerce é a responsável pelas vendas — e pelo lucro — de uma empresa, por exemplo, gerenciar o armazenamento, a disponibilidade e o acesso a esses dados reflete diretamente no desempenho financeiro.
Para complementar, a própria qualidade da informação depende desse processo de gestão. Não basta coletar dados e gerar relatórios com base no feeling do gestor — é preciso sistematizar essa estratégia. Os dados levantados devem ter a sua relevância estudada previamente, para que o tempo de processamento e os insights gerados para os gestores tenham um aproveitamento significativo.
Resumidamente, é a gestão da informação que planeja — e, em parte, executa — os mecanismos de segurança dos dados, assim como dá a eles um uso estratégico. Com a transformação digital e um mercado cada dia mais competitivo, é essencial otimizar a aplicação desse recurso tão valioso.
Saiba quais são os desafios do momento atual
A cibersegurança é, sem dúvidas, uma das grandes preocupações atuais, principalmente para o setor de TI. Entretanto, a elaboração de uma estrutura tecnológica eficiente pode garantir uma operação tranquila, desde que a empresa adote práticas de conscientização dos funcionários e de atualização regular dos sistemas de proteção.
A captação das informações, por outro lado, ainda é um desafio que depende das características específicas de cada empresa. Com a onda de tecnologias inovadoras que surgem no mercado dia após dia, é essencial incluir na gestão da informação processos de análise e de identificação das oportunidades.
Na prática, isso significa compreender a fundo as atividades de seu negócio e identificar quais são os dados mais relevantes a serem captados. Na manutenção, por exemplo, a implementação de sensores em cada uma das máquinas é uma tendência em franca ascensão.
Com dados sobre vibração, temperatura, umidade e outros fatores ligados ao desempenho, falhas podem ser previstas cada vez mais cedo, evitando quebras e paradas indesejadas. Enquanto isso, as empresas de cada setor vêm buscando identificar que tipo de informação oferece maiores oportunidades, de acordo com os seus objetivos.
Enquanto a captação e o armazenamento de dados pouco relevantes pode gerar um fluxo de trabalho excessivo, a boa aplicação desses recursos cria uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Por isso, é essencial que haja um alinhamento entre os gestores e a direção da empresa. Primeiro, é preciso alinhar os objetivos do negócio e, em seguida, verificar o que a tecnologia disponível permite no que se refere à captação de dados.
A partir disso, é possível captá-los, armazená-los e processá-los para gerar informações relevantes que guiem as tomadas de decisão. Como você pode imaginar, isso exige uma avaliação básica do que há disponível no mercado — tópico que abordaremos com mais detalhes a seguir.
Conheça as tecnologias que potencializam o uso da informação
Investir em inovação tecnológica é uma tendência que vem se transformando em questão de sobrevivência no mercado. Empresas que ignoram esse fato tendem a perder espaço gradativamente e enfrentam dificuldades cada vez maiores. Por isso, alguns conceitos e ferramentas ganham notória popularidade, dada a sua facilidade de implementação e a amplitude de possibilidades para aplicação.
O Big Data é um ótimo exemplo disso. Na prática, o conceito está ligado ao armazenamento de volumes gigantescos de dados que, posteriormente, são processados por uma ferramenta (Big Data Analytics) que identifica padrões e gera relatórios e gráficos. No exemplo anterior sobre sensores para máquinas, o Big Data representa o conjunto total dos dados captados.
É claro que isso vem com a necessidade de uma infraestrutura (hardware e software) para armazenamento dos dados, o que nos leva a uma segunda tecnologia de destaque: a Cloud Computing, ou Computação em Nuvem. Resumidamente, em vez de armazenar os dados internamente, a sua empresa terceiriza esse serviço e transfere os dados para um fornecedor, alocando-os na nuvem.
Basta ter uma conexão com a internet e acesso ao sistema — questões que são acordadas com o provedor do serviço na hora da contratação. As vantagens são muitas, já que todos os gastos com segurança, gestão e manutenção da infraestrutura são transferidos para a empresa responsável pela nuvem.
Uma terceira tecnologia que vem ganhando espaço no mercado é a Internet das Coisas (IoT). Equipamentos com IoT são capazes de se comunicar com outros sistemas via conexão sem fio, enviando os seus dados (de performance, por exemplo) para que esse sistema faça as análises. Os relatórios são gerados em tempo real.
Uma combinação dessas tecnologias abre um leque de oportunidades gigantesco para a sua empresa. Por isso, é importante que a direção, em parceria com o setor de TI, analise seus objetivos estratégicos e faça uso dessas ferramentas. O resultado é a geração de um diferencial competitivo importante perante a concorrência!
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