
Por mais que a tecnologia tenha evoluído para dispositivos ultraportáteis, como celulares e tablets, muitas estações de trabalho ainda exigem a flexibilidade e o poder de processamento de computadores desktop.
No entanto, como aproveitar essas características e ainda manter a portabilidade de um equipamento pequeno? A solução pode ser um mini PC para empresas, um modelo perfeito para quem busca atuação em diversas condições produtivas, segurança e robustez.
Continue lendo e saiba tudo sobre esse formato de computador.
O que é um mini PC?
Um mini PC é um modelo de computador desktop com dimensões reduzidas para facilitar seu manuseio e reduzir o espaço necessário em estações de trabalho. Sua arquitetura está entre um PC de mesa e um notebook.
Sendo assim, ele consegue se manter em um formato compacto que cabe em uma mochila tranquilamente, mas com menos limitações de arquitetura (bateria e resfriamento), que permitem especificações mais robustas que os portáteis.
Os melhores modelos de mini PC oferecem também flexibilidade conectiva, podendo ser ligados a diversos periféricos com simplicidade e se adaptando a qualquer configuração espacial.
Quais são as principais diferenças de um mini PC para um PC convencional?
Quando comparado a um PC convencional em uma infraestrutura de TI, não há muito o que diferenciar entre os dois modelos. O objetivo do mini PC é exatamente entregar a experiência e as características do computador desktop em um formato mais leve e, em alguns casos, modular.
Portanto, tirando algumas limitações, como a impossibilidade de utilizar peças mais robustas (placas gráficas de superdesempenho, drives de mídia e HDs 3.5”), o mini PC entrega as mesmas opções de funcionalidades e conectividade.
E com o desenvolvimento de chips cada vez mais capazes e eficientes, como os da Intel, os modelos mais novos conseguem até diminuir esse gap em relação aos modelos de ponta. Portanto, os mini PCs têm um formato reduzido e um desempenho cada vez mais próximo aos computadores tradicionais, sendo perfeitos para uso corporativo em estações flexíveis de trabalho.
Vale a pena investir em mini PC na sua empresa?
Se você quer combinar a portabilidade de notebooks com a versatilidade de desktops, o mini PC é uma boa opção para a empresa. Para entender se vale a pena ou não investir, observe os pontos de vantagem do modelo em ambientes de trabalho similares ao seu e analise se os colaboradores podem realmente se beneficiar.
Portabilidade
Os mini PCs são construídos priorizando a portabilidade. A maioria dos modelos é compacta o suficiente para caber em uma bolsa, mochila e alguns até no bolso.
Um cenário interessante para esse tipo de uso é de profissionais que trabalham em regime híbrido e precisam levar o equipamento para casa, mas que trabalham com monitores e periféricos maiores, que inviabilizam o uso de um notebook.
Desempenho
Um mini PC pode oferecer a mesma variedade de componentes que um computador desktop comum, salvo poucas exceções. Assim, é possível contar com desempenho de ponta para eficiência produtiva em um formato reduzido.
Flexibilidade
Mas não é só para desempenho puro que se usa um mini PC. Muitas estações de trabalho exigem especificações que priorizam diferentes aspectos da computação, aumentando o desafio em encontrar o equipamento certo para cada caso.
Por estar no meio do caminho entre um desktop e um notebook, o mini PC oferece grande variedade de componentes para entregar eficiência sempre que é requisitado. Ele também permite a troca de peças com mais facilidade ao longo do tempo, ajustando e mantendo sua utilidade com a evolução do negócio.
Segurança
Por ser um dispositivo pensado para a portabilidade, o mini PC conta com as mesmas ferramentas de segurança presentes em notebooks. Alguns exemplos são: trava física para cadeado e unidade ótica para biometria.
Além disso, os modelos pensados para o uso corporativo, como os da Positivo, contam com chip de criptografia TPM e sensor de intrusão, dando mais tranquilidade no trânsito e no uso remoto do computador.
Durabilidade
Mini PCs corporativos são construídos com grande foco na durabilidade em uso intensivo e situações adversas. O resultado, nos bons modelos, é gabinetes reduzidos, mas bastante reforçados, com qualidade de materiais e arquitetura que resistam a quedas e outras intempéries.
Associando isso à acessibilidade na troca de peças, a empresa investe em um aparelho que dura mais e é útil por mais tempo.
Manutenção
Uma preocupação constante do setor de TI é manter processos eficientes de manutenção em hardware, que exigem, muitas vezes, a desmontagem e troca de peças. Por ter a filosofia de um gabinete tradicional, o mini PC é construído para acesso fácil a todos os componentes, como placas, processadores, memórias e interfaces de comunicação.
Isso torna a manutenção de um mini PC mais rápida e barata que outros formatos. É menos tempo perdido da TI e menos tempo ocioso para as estações de trabalho.
Como escolher um bom mini PC?
Se os benefícios de investir em um mini PC se encaixam às suas necessidades atuais, existem quatro pontos fundamentais de atenção para escolher a opção certa no mercado. Veja como fazer:
- entender as necessidades da empresa e a rotina dos colaboradores que utilizarão o mini PC em suas estações de trabalho (locais e remotas);
- definir as especificações que tragam um equilíbrio de desempenho, conectividade e eficiência energética que faça sentido para o negócio;
- definir o modelo de investimento: aquisição ou locação de computadores;
- encontrar empresas referência que entendem de uso corporativo e oferecem serviços de parceria além do fornecimento de computadores.
A Positivo é um desses casos de parceria que não só fornece os melhores modelos de computador empresarial no mercado, mas também vários modelos de pagamento para garantir o sucesso da sua atualização do parque tecnológico.
Tanto na aquisição quanto no aluguel de computadores corporativos, imergimos no seu negócio para entender as suas necessidades e entregar exatamente o que você precisa. Isto é: os equipamentos ideais para unir esforços de TI, gestão baseada em dados e produtividade digital.
Se você busca uma empresa mais dinâmica e flexível na transformação digital, o mini PC é uma opção excelente ao oferecer desempenho e eficiência em um pequeno formato.
Que tal saber mais sobre as nossas opções e como podemos auxiliar a sua TI? Entre agora em contato com a Positivo!