Assim como vem acontecendo com diversas outras tecnologias, a realidade aumentada (AR) deixou de estar presente apenas na ficção científica. Com a transformação digital, ferramentas inovadoras são cada vez mais comuns em nossas vidas. E os benefícios, é claro, já podem ser notados no mundo dos negócios.
Ainda assim, é natural se deparar com certas dúvidas. Afinal, qual é a diferença entre realidade virtual (VR) e aumentada? De que forma isso está sendo utilizado nas empresas? Quais são as vantagens? Vale mesmo a pena investir nesse tipo de tecnologia?
Para esclarecer essas questões, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber a respeito. Confira!
Realidade aumentada × virtual: qual é a diferença?
A adoção da realidade aumentada no ambiente corporativo vem tornando cada vez mais abstrata a fronteira entre o mundo físico e o digital. Entretanto, para entender de que forma isso acontece, é importante relembrar as diferenças entre AR e VR.
A realidade virtual tem como base a ideia de criação de uma nova realidade, fazendo com que uma pessoa tenha a experiência de ser inserida nesse “outro mundo”. Em geral, essa tecnologia conta com uma interface que faz a mediação entre o usuário e o sistema operacional em questão.
Diversos aplicativos podem oferecer esse tipo de experiência, seja para imersão em um jogo ou para simular ambientes específicos (uma planta de um prédio, por exemplo).
A AR, por outro lado, propõe uma aproximação um pouco maior entre mundo real e digital. Realidade aumentada é a tecnologia que integra informações visuais a uma visualização do mundo real.
Alguns filmes fazem ótimas representações desse conceito — na franquia da Marvel, por exemplo, Tony Stark (Homem de Ferro) manipula hologramas em seu laboratório, adaptando-os às superfícies; eles também estão presentes na interface da armadura, em frente ao seu rosto.
Mas não é necessário investir bilhões, como acontece nos filmes, para contar com esse tipo de tecnologia.
Como as empresas têm utilizado a realidade aumentada?
A possibilidade de integrar informações visuais ao mundo real chamou a atenção das companhias, principalmente no que diz respeito à capacitação profissional.
Treinar e desenvolver os colaboradores é uma necessidade universal das empresas. Desde a contratação até as ações de reciclagem, é preciso promover atividades teóricas e práticas.
O grande diferencial da realidade aumentada é que ela permite a imersão em situações por meio da representação, descartando a necessidade de um alto investimento em infraestrutura. A redução de custos é significativa. Não se trata apenas de representar um mundo 3D, como é feito com a realidade virtual, mas criar um ambiente digital interativo.
Companhias aéreas podem, por exemplo, simular voos para capacitar pilotos com menor custo. Já em áreas como a engenharia civil, o colaborador pode acompanhar o andamento da obra com o uso de modelos digitais. Com a realidade aumentada, eles verificam os detalhes das estruturas sem a necessidade de ir a um ambiente real de construção.
Até mesmo a medicina tem se beneficiado desse recurso. Já existem soluções sendo utilizadas para simulação de cirurgias e outros procedimentos. Com a realidade aumentada, os participantes do treinamento colocam em prática o que estudaram em um ambiente mais controlado e, é claro, sem riscos a nenhum paciente.
Quais são os benefícios dessa tecnologia para o futuro dos negócios?
O primeiro grande diferencial está na redução de custos, como destacamos anteriormente. Mas isso gera ainda impactos secundários importantíssimos para o mercado como um todo. Empresas que antes não tinham acesso a bons treinamentos poderão contar com a tecnologia para investir na formação de seus funcionários.
Consequentemente, o nível técnico dos profissionais tende a ser ainda maior. O marketing, por sua vez, se torna mais poderoso. A Volvo, por exemplo, já oferece o test drive de alguns veículos por meio da realidade aumentada. É claro que a experiência não é idêntica à real, mas isso permite uma abordagem inicial profunda com uma quantidade de clientes muito maior.
Estamos falando de uma tecnologia que pode aproximar sua empresa dos clientes, levando a experiência dos seus produtos e serviços até a casa das pessoas. Lojas de decoração e pintura já contam com aplicativos para simular o resultado da pintura de um cômodo da casa: basta apontar sua câmera e a tela do smartphone mostrará as paredes pintadas!
Outro fator essencial é que a realidade aumentada potencializa a capacidade de criação. Setores de desenvolvimento, por exemplo, encontram nessa tecnologia a possibilidade de emular estruturas ou mesmo situações de uso. Os protótipos são cada vez mais fiéis ao objeto real, assim como a experiência que eles proporcionam.
Como a AR afetará o consumo da sociedade?
Há duas questões primordiais relacionadas ao consumo que devem ser consideradas. Em primeiro lugar, a realidade aumentada não é uma ferramenta de uso exclusivamente corporativo. As pessoas se mostram engajadas na inovação tecnológica, buscam acesso a esses recursos e valorizam a experiência que eles proporcionam.
Por isso, a realidade aumentada é uma ferramenta a ser disponibilizada para os clientes e pode fortalecer a relação com sua marca. Em segundo, é preciso ter em mente que o consumidor atual é muito mais exigente. Ele quer um produto de qualidade, com atendimento personalizado e preço acessível. A realidade aumentada é uma forma de atacar nessas três frentes.
Ela reduz o custo operacional, como já mostramos, mas também oferece uma experiência de uso importante para o desenvolvimento e para o marketing. Em outras palavras, ela permite que seu produto seja constantemente melhorado e, ao mesmo tempo, dá ao cliente um primeiro contato que poderá ser o diferencial na hora de conquistar uma venda.
Com o rápido avanço tecnológico pelo qual passamos, a AR tende a ser uma ferramenta obrigatória para companhias que visam oferecer um produto ou serviço inovador. Em pouco tempo, treinar exclusivamente em situação real pode ser um gasto desnecessário, um processo obsoleto. Quanto mais cedo as empresas se adaptarem, mais proveito elas poderão tirar dessa tecnologia.
Conheça as opções disponíveis no mercado e veja como as soluções de realidade aumentada podem ser ferramentas poderosas para reduzir custos e inovar nos seus processos empresariais!
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