Você sabia que uma das melhores maneiras de realizar a transformação digital do seu empreendimento é aplicar o método lean digital transformation? Não basta apenas incorporar os recursos tecnológicos aos fluxos de trabalho, é necessário repensar as estratégias, redefinir os processos e os modelos de negócios, a fim de otimizar a experiência do cliente e os resultados empresariais.

O método lean vai nortear a transformação digital do seu negócio de forma planejada e bem-orquestrada. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Então, siga em frente na leitura e coloque em prática as nossas dicas.

O que é transformação digital e quais são os seus impactos?

A transformação digital é a mudança dos processos empresariais por intermédio de tecnologias, tais como: Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, Big Data, inteligência artificial e os robôs. Em consequência, surgem os seguintes impactos:

  • novas competências são exigidas das pessoas que operacionalizam os processos internos;
  • os clientes passam a buscar experiências mais ágeis e completas na interação com a empresa;
  • alterações precisam ser feitas nos processos, estruturas e cultura organizacional para tornar o negócio digital.

Essa lista de impactos parece pequena, mas a sua abrangência é extensa e requer muito profissionalismo para fazer com que a empresa gere valor e seus recursos sejam aproveitados em seu potencial máximo.

O que é o método lean digital transformation?

O método lean foi desenvolvido, originalmente, pela Toyota para aplicação nos seus processos produtivos. Ele se mostrou tão eficaz que foi expandido para todo e qualquer projeto empresarial ao longo do tempo. Quando essa abordagem é aplicada ao processo de transformação digital, temos o lean digital transformation.

O objetivo desse método é gerar valor para os clientes a partir de uma entrega que ocorra no momento certo, com alto padrão de qualidade e considerando as necessidades e expectativas deles. E o melhor de tudo: esse resultado será alcançado utilizando os recursos estritamente necessários, sem desperdícios de qualquer natureza, com fluxo ágil e otimizado.

Como o método lean ajuda a desenvolver estratégias mais relevantes?

O método lean digital transformation auxilia no alinhamento entre as estratégias, tecnologias e pessoas, de modo a gerar um fluxo de valor para os clientes e proporcionar um diferencial competitivo para a empresa.

Quer ver de que forma ele vai contribuir? Continue acompanhando!

Mudando o mindset da sua companhia

O lean induz ao rompimento dos paradigmas que povoam as mentes dos gestores corporativos e os prendem a processos arcaicos. Ele estimula uma cultura de aprendizado contínuo e colaborativo, que combina equipes multidisciplinares para gerar inovação.

Com ele, os pensamentos são remodelados, novos conceitos e tecnologias são assimilados e o foco se direciona para soluções que realmente se ajustem às reais necessidades dos clientes, mas que, ao mesmo tempo, sejam minimalistas no uso de recursos.

Auxiliando a priorizar o seu portfólio

Identifique novas oportunidades de negócios e de melhorias nos processos, produtos e serviços da sua organização. A seguir, estabeleça estratégias para eliminar tudo o que for obsoleto e/ou ineficiente, assim como minimizar os riscos empresariais.

Conheça bem o perfil do seu cliente e entenda os problemas que ele busca resolver ao interagir com a sua companhia. Assim, o seu portfólio de produtos e serviços será concebido sob medida para tornar a experiência do cliente fantástica. Afinal de contas, a filosofia lean e os recursos da transformação digital estão aí para revolucionar o seu negócio.

Ajudando a reestruturar a sua empresa

A transformação digital não acontece sem causar alterações profundas na estrutura, estratégia, processos e cultura de um empreendimento. Seus impactos são sentidos em todos os níveis internos e percebidos pelos seus clientes.

Ao longo da implantação das tecnologias digitais, não tenha medo de testar novos arranjos na estrutura hierárquica, criar cargos, inovar nos processos, desenvolver uma cultura colaborativa entre sua equipe interna, os clientes e tudo o mais que a sua criatividade puder elaborar.

Ao se guiar pelo método lean digital transformation, os testes e experimentações vão acontecer de forma planejada e controlada. Dessa forma, os erros poderão ser corrigidos sem gerar transtornos, além de o aprendizado ser acumulado como conhecimento organizacional.

Integrando os recursos empresariais

O fluxo dos processos e comunicações de uma empresa precisa ser bem sequenciado e rastreável para garantir os melhores resultados possíveis e a satisfação dos clientes. Por isso, as tecnologias, pessoas, processos e serviços devem funcionar como engrenagens que se completam e são totalmente integradas.

A transformação digital tem que ser planejada dentro de uma visão holística, que leve em consideração todos os aspectos do contexto interno e externo da organização. Integrar recursos é fundamental para reduzir custos e agregar inteligência aos processos. O método lean vai ajudar demais no cumprimento dessa missão.

Imprimindo uma nova dinâmica ao seu negócio

Com o lean, os processos são remodelados de forma a ganhar agilidade e simplicidade continuamente. O comodismo não tem vez dentro desse método de gestão, sua equipe vai ter que entrar em ação para encontrar soluções inovadoras, que rentabilizem o negócio e cativem o cliente, no menor espaço de tempo possível.

A transformação digital está tirando todas as empresas da sua zona de conforto e exigindo a incorporação de novas tecnologias e competências. Ela vem impactando os negócios em todos os ângulos e tornando o processo competitivo ainda mais desafiador.

A atenção dos gestores e profissionais C-Level em TI precisa se voltar para as organizações exponenciais, que superam todos os indicadores de desempenho do mercado e aplicam as tecnologias digitais melhor do que quaisquer outras empresas. Elas conseguem estabelecer negócios inovadores, com custo baixíssimo, agilidade operacional e escalabilidade.

Para repensar o seu empreendimento, não basta adquirir novos recursos tecnológicos, é preciso fazer uma transformação profunda que pode ser embasada no método lean digital transformation. Essa trilha não precisa ser percorrida de forma isolada pela sua equipe! Contrate uma consultoria ou um serviço de mentoria e colha bons frutos.

Agora que você já conhece o método lean digital transformation, que tal seguir a Positivo nas redes sociais para não perder de vista os avanços tecnológicos que não param de acontecer? Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This