Atualmente, são pouquíssimas as empresas que ainda não usam algum tipo de tecnologia em seus processos. Portanto, já que soluções digitais são inevitáveis para ter vantagem competitiva, nada melhor do que garantir que todas trabalhem em conjunto, certo?
A boa notícia é que já existe uma aplicação dedicada a servir de ponte entre diversas plataformas e otimizar o funcionamento delas. Neste post, você entenderá melhor o que é API, seus benefícios, funcionalidades e como ela impulsiona novas tendências e negócios digitais. Boa leitura!
O que é API?
A sigla significa Application Programming Interface, ou Interface de programação de aplicação em português. Trata-se de um conjunto de normas que proporciona a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos.
O mais interessante, e o que explica o sucesso dessas ferramentas, é que as APIs não precisam da construção de uma nova interface do zero. Alguns exemplos conhecidos são as integrações com o Google Maps, como aquela utilizada pelos veículos da Uber.
Do mesmo modo, a integração entre duas aplicações diferentes também é exemplificada pela capacidade de utilizar músicas do Spotify nos stories do Instagram.
Como funciona?
A função de uma API é simplificar o trabalho de desenvolvedores, além de oferecer um padrão para que a criação de novas plataformas tecnológicas seja mais ágil. Com o uso delas, profissionais não precisarão escrever códigos personalizados para cada função que um programa for executar.
É por isso que as APIs são ótimas para gerar novos negócios digitais, uma vez que as pessoas podem utilizar estruturas de outras plataformas e integrá-las às suas próprias soluções.
Isso simplifica o desenvolvimento de novos aplicativos e softwares, o que as transformam em uma excelente oportunidade para empreendedores. Do mesmo modo, APIs de pagamentos também podem ser incorporadas ao próprio site, o que facilita o processo de compra por parte dos clientes.
Qual a história das APIs?
A sigla API já é antiga na computação, mas a integração de sistema propriamente dita, como conhecemos hoje, começou nos Estados Unidos — mais precisamente nos anos 2000, no início do século. Ela foi protagonizada por empresas que se tornaram gigantes em negócios digitais.
Estamos falando de companhias como eBay, Salesforce, Amazon e, posteriormente, também o Twitter. Todas enxergaram as APIs e a sua facilidade em ampliar soluções que já existiam para gerar negócios online.
Nesse sentido, a integração de interfaces foi a forma que encontram para potencializar suas teias de negócios e gerar oportunidades tanto para clientes como para parceiros. Sem dúvida, as histórias dessas empresas servem de inspiração para empreendedores que estejam curiosos sobre as APIs.
Quais as vantagens das APIs?
Entendemos o que o conceito e a sigla significam. Agora, então, mostraremos os benefícios específicos da aplicação.
Segurança
Por meio de uma API, a empresa terá maior controle sobre as permissões de acesso aos softwares e aos hardwares que operam no ambiente de trabalho, por exemplo. Isso porque ela consegue identificar as pessoas que tentaram acionar o sistema e localizá-las.
Por isso, além de gerar oportunidades para empreendedores, a API reforça a segurança interna nas empresas. Assim, a empresa que desenvolveu uma aplicação própria, ou que contratou parceiros especializados para isso, consegue decidir quais informações ficarão disponíveis na hora de integrá-la às soluções de outra empresa.
As APIs são capazes de bloquear o acesso a dados sensíveis, o que as transforma em linha de defesa robusta contra tentativas de invasão por parte de criminosos digitais.
Agilidade na integração
As APIs proporcionam uma integração mais rápida de sistemas que, antes da utilização dessa aplicação, eram completamente incompatíveis. Aqui temos outra das suas características principais: a capacidade de facilitar a vida dos desenvolvedores.
Afinal, a integração pode ser feita sem a necessidade de alocar um time completo de programadores para esse processo. Com essa agilidade, também fica mais fácil (e rápido) conectar diferentes plataformas para oferecer um serviço diferenciado.
Possibilidade de inovação
Uma empresa que desenvolve as próprias APIs pode comercializá-las para que outros usuários consigam desenvolver soluções inovadoras com isso.
O mais interessante é que isso ocorre sem que a API original seja “deformada”— uma vez que só a empresa proprietária e seus desenvolvedores permitirão as alterações na aplicação.
Automatização de tarefas
Além de todas as possibilidades de integração que mencionamos aqui, as APIs também são utilizadas na automatização de tarefas. Uma empresa que queira deslocar colaboradores talentosos de tarefas repetitivas pode fazer isso com o auxílio dessa aplicação.
Redução no volume de dados
As APIs realizam integrações de maneira específica, vinculando apenas um tipo de informação, por exemplo, e restringindo o acesso às outras. Isso significa uma otimização de performance das plataformas.
Afinal, as restrições impostas pela empresa proprietária proporcionam um melhor aproveitamento de informação, e o sistema não fica sobrecarregado com dados desnecessários.
Onde as APIs são usadas?
Já demos alguns exemplos no início, como o Spotify associado ao Instagram. Contudo, a verdade é que elas já estão presentes em muitos dos aplicativos que usamos no cotidiano. No WhatsApp, podemos notar a integração que ocorre com a lista de contatos salva no sistema com os contatos do app.
Já no Facebook, ocorre a integração com o Instagram, o que permite que fotos postadas no segundo também sejam automaticamente repostadas no primeiro. Os meios de pagamento online são outro exemplo de como as APIs tornam os processos de compra e venda mais simples e automáticos.
Os processos financeiros de pagamento são automatizados com a implementação da API. Assim, eles passam a atuar de forma automática na relação entre a loja digital, o intermediador de pagamentos e os clientes.
Por fim, as APIs também têm sido utilizadas no mercado financeiro, como no sistema de Open Banking — que favorece o compartilhamento de dados de consumidores e de instituições financeiras. Assim, as informações ficam disponíveis em uma base capaz de se comunicar com outras instituições.
Quem realiza a integração? Ela só é possível por meio das interfaces de programação de aplicação, é claro.
Agora que você já sabe o que é API e como ela pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos para criar soluções inovadoras, já pode inclui-la em seus próximos projetos. As APIs também são fundamentais para uma estratégia multicloud, por exemplo.
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