
A tecnologia da informação alterou drasticamente o funcionamento da indústria, comércio e serviços. Mas como se trata de uma área em evolução constante, sempre há novidades para tornar as empresas mais ágeis e eficientes. Incorporar a Terceira Plataforma de TI às organizações é a palavra de ordem do momento. Sua empresa já sabe usá-la a seu favor?
O que é a Terceira Plataforma de TI?
Primeiro precisamos entender um pouco da história da computação. Ela é dividida em três grandes estágios, conhecidos como plataformas. Vamos conhecê-las?
Primeira Plataforma de TI
A Primeira Plataforma de TI retrata o período compreendido entre 1960 e meados de 1980. Ela é representada por aquele computador gigantesco — o Mainframe — utilizado para processar dados militares de empresas multinacionais, bancos e escritórios que faziam, principalmente, a contabilidade de diversas empresas.
Nesse período, existiam poucas máquinas, um número reduzido de usuários e aplicações limitadas. Apenas os governos e grandes players do mercado tinham acesso a essa tecnologia, que tinha um custo inacessível à maioria das organizações.
Segunda Plataforma de TI
O período de 1986 foi marcado pelo surgimento do computador pessoal (PC). A partir desse momento, houve uma revolução tecnológica sem precedentes.
O computador se tornou parte não só da vida das pessoas, mas foi adotado por grandes e médias empresas do mundo inteiro. Com um número maior de máquinas, foram criadas as primeiras redes, surgiu o conceito de cliente-servidor e, finalmente, a internet.
Ao mesmo tempo em que essa tecnologia foi desenvolvida, o mundo escancarou suas fronteiras à globalização. A tecnologia americana conseguiu chegar aos mais diferentes países, e a computação foi muito importante nesse processo de abertura política, econômica, social e tecnológica.
Terceira Plataforma de TI
Se o período de cerca de 50 anos em que ocorreram a primeira e a segunda plataformas foi revolucionário, a Terceira Plataforma superou essas transformações tecnológicas.
Em 2011 iniciou-se um novo estágio da computação, em que praticamente todos os recursos podem ser virtualizados — infraestrutura, utilização de softwares e hardwares. A maior parte das pessoas está conectada o tempo inteiro, e compartilham um gigantesco volume de dados por meio da nuvem.
A informação chega a todo o momento e vem das mais diversas fontes: usuários comuns, empresas de mídia, pequenas empresas e grandes corporações. Elas utilizam diferentes canais como blogs, aplicativos, sites e redes sociais para transmiti-la.
Para essa hiperconexão, os usuários contam com uma infinidade de objetos conectados à rede. São smartphones, relógios, tablets e computadores, entre outros. Outras inovações tecnológicas, como a computação cognitiva e a realidade aumentada fazem parte do dia a dia das pessoas.
Quais são os pilares da Terceira Plataforma de TI?
A Terceira Plataforma é sustentada por 4 pilares que revolucionaram nosso acesso à informação. Eles são:
- computação em nuvem, ou cloud computing;
- mobilidade;
- negócios sociais;
- e Big Data.
Além dos recursos que disponibiliza, a Terceira Plataforma inverteu a forma como a tecnologia era vista pelas organizações. Até o seu surgimento, os serviços eram desenvolvidos pensando nas necessidades das empresas, e não dos consumidores.
A partir dessa imensa digitalização, ocorreu uma redução de custos considerável e foco progressivo se deslocou para a melhoria da experiência do usuário. As soluções e serviços são agora desenvolvidos pensando nas necessidades e interesses do consumidor.
Quais são as vantagens da Terceira Plataforma de TI para as empresas?
Precisamos destacar que, mesmo que a sua empresa ainda não tenha reconhecido as vantagens de adotar as tecnologias proporcionadas pela Terceira Plataforma, esse é um caminho irreversível.
Isso significa que ou as organizações se adaptam a essa nova ordem, ou ficarão obsoletas e perderão seu espaço no mercado. Porém, a adoção dessas tecnologias proporciona muitas vantagens. Destacaremos as principais agora:
Reduz a necessidade de “apagar incêndios”
Com a virtualização de infraestrutura e softwares, por exemplo, o TI de uma organização deixa de ser aquele departamento convocado para apagar incêndios nos momentos de crise, quando as falhas acontecem.
A contratação de modelos de cloud computing como IaaS ou SaaS faz com que o provedor seja responsável por manter esses recursos atualizados e em funcionamento. O outsourcing delega essa tarefa para empresas ou profissionais terceirizados, que assume o compromisso de manter a funcionalidade e disponibilidade dos serviços.
Permite a concentração no core business
Conquistar ou manter seu espaço em um mercado competitivo já é um grande desafio. É preciso desenvolver um produto atrativo, estabelecer estratégias para seduzir o consumidor, garantir o atendimento que o satisfaz e fidelizá-lo.
Por isso, ter que direcionar a atenção a atividades-meio, como o TI, não é uma alternativa que promove a competitividade de uma organização.
A virtualização se contrapõe a esse contexto como uma opção para delegar uma das principais atividades-meio de uma companhia a profissionais capacitados e competentes, que asseguram o seu pleno funcionamento.
Esse apoio do outsourcing é fundamental para que uma empresa alcance a excelência, pois seus gestores podem concentrar seu tempo, esforços e recursos no aperfeiçoamento de sua atividade-fim.
Garante maior especialização
A área de TI apresenta evolução constante. Por isso, é muito difícil manter internamente uma equipe devidamente atualizada, de acordo com as frequentes inovações do mercado.
A virtualização acaba com esse problema. As empresas de outsourcing são as responsáveis por garantir a capacitação dos seus profissionais e desenvolver soluções inovadoras para atender à sua clientela.
Ainda nesse aspecto, é importante destacarmos a segurança. A empresa entrega seus dados a uma organização especializada, que dispõe dos recursos mais eficientes para garantir que eles serão devidamente preservados. É o mesmo raciocínio utilizado quando entregamos o nosso dinheiro a um banco.
Favorece a atuação estratégica
Os recursos da Terceira Plataforma como o Business Intelligence permitem a coleta, análise e o cruzamento de dados como nunca aconteceu em qualquer outro momento da história.
Dessa forma, as empresas conseguem conhecer melhor o seu público-alvo, entender o comportamento dos clientes e identificar suas principais necessidades. A aplicação dessa tecnologia permite criar ofertas específicas para o perfil do cliente, aumentando a aceitação de um produto ou serviço pelo mercado ao qual se destina.
Além disso, o próprio TI também se torna estratégico. O CIO deixa de trabalhar apenas para garantir que sua equipe apague incêndios. Nesse novo contexto, ele se encarrega de identificar as melhores ferramentas para o desenvolvimento da organização, implementá-las e preparar a equipe para utilizá-las e obter os resultados desejados.
Otimiza os investimentos em TI
A Terceira Plataforma de TI reduz o investimento em equipamentos. As despesas com a aquisição de servidores, roteadores e racks são substituídas pela contratação de recursos virtuais.
A virtualização permite que a empresa contrate apenas os serviços que utilizará, com a possibilidade de aumentar seu “pacote” de acordo com a demanda. Isso é especialmente vantajoso para as organizações que possuem uma movimentação sazonal ou que precisam de escalabilidade devido ao crescimento.
Em outras palavras, trata-se de utilizar espaço, aplicações e funcionalidades em nuvem sem arcar com os custos de aquisição e manutenção dos equipamentos que eles requerem.
E a sua empresa, já utiliza os recursos da Terceira Plataforma de TI para maximizar seus resultados? Quer conhecer mais sobre o assunto? Então entre em contato com a Positivo Tecnologia e descubra como a tecnologia pode contribuir para o sucesso do seu negócio.