Instagram: como agendar e programar lives com antecedência

Instagram: como agendar e programar lives com antecedência

O Instagram conta com um recurso pouco explorado que permite criar uma agenda de lives em um perfil. Com a função, criadores de conteúdo podem organizar melhor as suas atividades online e divulgar as suas lives com grande antecedência, o que pode garantir mais público durante o evento. Gostou da ideia? Vem com a gente para saber como programar lives no Instagram.

As lives são interações que seguem em alta no Instagram. Com a chegada do novo coronavírus e o distanciamento social, os usuários da rede passaram a participar mais desses eventos, assim como sua produção hoje é ainda mais intensa por parte dos criadores de conteúdo.

Os usuários podem assistir as lives e realizar comentários que surgem na tela em tempo real. Além disso, o perfil que iniciou a transmissão pode liberar o recurso de perguntas para que um quadro apareça na tela enquanto a questão é respondida para a audiência. Essa ferramenta de comunicação é hoje utilizada por empresas, artistas e pessoas que oferecem produtos na internet.

Esses profissionais, e também nós usuários comuns, podem usar o recurso de agendamento para que seus seguidores sejam avisados sobre o evento antes que ele aconteça. Pensando nisso, preparamos um tutorial ensinando a usar o recurso. Antes, vamos apresentar seus principais benefícios.

Quem pode usar a ferramenta para agendar lives do Instagram

Como sabemos, o Instagram oferece recursos avançados para pessoas que usam uma conta comercial. No entanto, o recurso de agendar lives não é exclusividade para essas contas. Dessa vez, a rede de fotos optou por liberar a ferramenta para todos, permitindo assim que qualquer pessoa consiga divulgar suas próprias lives.

Os usuários podem usar o recurso sempre que quiserem programar uma conversa com amigos e clientes em tempo real. Sendo assim, o agendamento pode ser uma excelente opção para diferentes tipos de perfis que usam as lives como um dos principais conteúdos compartilhados com seguidores.

Vale a pena agendar lives do Instagram?

Pense conosco. Você está organizando uma festa, gasta dinheiro com comida e bebida, aluga um local e tudo mais o que é necessário para tudo correr muito bem. Se você não convidar os seus amigos eles vão aparecer no local e hora da festa? O mesmo acontece com as lives. Uma transmissão que inicie sem qualquer divulgação não terá o público que você espera.

Outro fator muito importante deve ser levado em consideração. O algoritmo do Instagram não oferece o seu conteúdo para todos os seus amigos. Sendo assim, é provável que eles não fiquem sabendo sobre quando você faz um post divulgando uma live que fará no final do dia. Sendo assim, quando uma live está agendada, é possível definir diferentes estratégias de divulgação para conseguir a audiência na hora marcada.

Quando uma live é agendada, os seguidores têm a possibilidade de ativar um lembrete para que sejam alertados sobre o início da transmissão. O usuário que agenda o evento, por sua vez, tem a possibilidade de adiar a transmissão em até 45 minutos antes que ela comece. Sendo assim, há tempo suficiente para avisar aos seguidores que a live não acontecerá mais.

Como agendar uma live no Instagram

Passo 1. Inicie o aplicativo do Instagram e toque sobre o ícone “+” na parte superior da tela;

Passo 2. Clique sobre a opção “Ao vivo” para continuar;

Passo 3. Nesse momento, a câmera será aberta e você poderá ver o botão para agendar o evento. Toque em “Programar”;

Passo 4. Digite um nome para o evento. Esse será o tema da transmissão que aparecerá para os seus seguidores;

Passo 5. Toque em “Hora de Início” para definir a data e o horário em que a live será transmitida. Em seguida, clique em “Programar vídeo ao vivo”;

Passo 6. Clique em “Compartilhar como publicação”;

Passo 7. Digite as informações sobre o evento na legenda do post. As informações sobre a data e hora que você configurou serão adicionadas automaticamente;

Passo 8. Caso queira editar o agendamento, toque na opção “Programar”;

Passo 9. Você verá a lista de transmissões agendadas. Toque em “Próximo”;

Passo 10. Clique sobre o ícone de três pontos ao lado da descrição da live e use o botão “Editar”;

Passo 11. Você poderá alterar o nome e o horário. Nessa página também está disponível a opção para adiar o evento. Caso queira fazer isso, clique em “Cancelar vídeo ao vivo” e confirme a ação clicando em “OK”.

Gostou das dicas? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outros tutoriais, dicas e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas sobre dispositivos móveis, computadores, redes sociais, mensageiros online e serviços da web. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.