Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

saiba-o-que-o-modo-picture-in-picture-do youtube-no-celular

Saiba o que é o modo Picture-in-Picture do YouTube no celular

Você com certeza já deve ter usado, ou pelo menos ouvido falar, no Youtube. Há anos ele é o maior site de vídeos do mundo. Inicialmente disponível apenas em navegadores da internet, a plataforma tem sido cada vez mais utilizada através do seu aplicativo para celular, devido aos avanços tecnológicos dos smartphones.

Não é por acaso que as pessoas estão cada vez vendo vídeos pelo celular com maior frequência. Além de ser possível assistir qualquer conteúdo da plataforma em qualquer lugar, desde que o smartphone tenha acesso a internet, é claro, isso acaba se tornando muito mais rápido e prático. Por que ligar o computador ou notebook, sendo que o celular está sempre ao alcance de nossas mãos, não é mesmo?

Pensando nisso, o Youtube tem criado cada vez mais recursos para melhorar a experiência dos usuários ao utilizar a sua plataforma. Um dos recursos mais práticos é o modo Picture-in-Picture. Vamos entender como ele funciona e como você pode utilizá-lo no seu dia a dia.

Saiba o que é o modo Picture-in-Picture do YouTube no celular

Afinal, o que é o modo Picture-in-Picture?

Picture-in-Picture pode ser traduzido do inglês como “imagem sobre imagem”. O nome já diz tudo. Com esse recurso, você pode reduzir o player de um aplicativo de vídeo, movendo-o na tela do celular enquanto utiliza outro aplicativo.

Isso é ótimo porque oferece muito mais conforto e praticidade na hora de utilizar o celular. Imagine que enquanto está assistindo uma palestra online você recebe uma mensagem super importante no WhatsApp. Sem o Picture-in-Picture, você teria que pausar o vídeo e sair do app que está reproduzindo o conteúdo para responder à mensagem.

No entanto, com o Picture-in-Picture isso não é mais necessário. Você pode continuar vendo vídeos enquanto acessa e utiliza outros aplicativos do seu celular. Atualmente, smartphones com sistemas operacionais Android e iOS possuem esse recurso, sendo simples e rápido de ativá-lo em diversas plataformas de vídeo, como os principais serviços de streaming da atualidade. 

Também é possível utilizar o Picture-in-Picture no Youtube. Porém, somente na versão paga da plataforma.

Pagar para ver vídeos no Youtube?

Caso você nunca tenha ouvido falar, existe uma versão paga do Youtube, o Youtube Premium, disponível para os usuários brasileiros desde setembro de 2018. Mas calma, ainda é possível ver os vídeos da plataforma de forma gratuita. No entanto, a versão premium do site oferece diversas vantagens para os seus assinantes. Conheça os principais:

  • Assistir vídeos sem nenhum anúncio.
  • Vídeos são reproduzidos mesmo quando o aplicativo está em segundo plano ou com a tela do celular em descanso.
  • Acesso ao Youtube Music, serviço de streaming de músicas da empresa.
  • Acesso ao Youtube Originals, plataforma de filmes e séries exclusivas produzidas pelo Youtube.

Além do mais, é claro, os assinantes do Youtube Premium contam com o recurso Picture-in-Picture a sua disposição. Ficou interessado e quer se tornar um assinante? Se inscrever é muito simples, e o Youtube ainda oferece 30 dias de graça para novos inscritos. Basta seguir esses passos:

1. Abra o app do Youtube no seu tablet ou smartphone, ou o site da plataforma no seu navegador da internet.
2. Entre com a sua conta Google.
3. Clique na foto do seu perfil.
4. No menu que aparecer, clique em Começar avaliação gratuita, caso você esteja apto, ou clique em Assinar o Youtube Premium.

Ativando o Picture-in-Picture no seu celular

Para desfrutar do modo Picture-in-Picture do Youtube, além de ser um assinante da plataforma, é necessário habilitar essa função no seu celular. Para fazer isso, basta seguir o passo a passo indicado conforme o sistema operacional do seu smartphone. 

Android

1. Na tela inicial do seu celular, clique na opção Configurações.
2. No menu que se abrir, clique em Aplicativos e em seguida no ícone de três pontinhos que estará no canto superior direito da sua tela.
3. Na nova aba que se abrir, clique na opção Acesso especial.
4. Clique na opção Picture-in-Picture. Será aberto um novo menu com todos os aplicativos do seu celular que são compatíveis com esse recurso.
Selecione o aplicativo do Youtube e em seguida arraste a setinha no campo Autorizar permissão.

iOS

1. Na tela inicial do seu celular, clique na opção Ajustes de sistema e em seguida na opção Geral.
2. No novo menu, clique na opção PiP.
3. No campo Iniciar PiP Automaticamente, arraste a setinha para o lado para habilitar o recurso no seu celular.

Caso você não possua uma conta Premium, você pode seguir esses passos para desfrutar do modo Picture-in-Picture em outros aplicativos de vídeo, como serviços de streaming. Basta apenas selecionar o app que você deseja e habilitar a função.

Ativando o Picture-in-Picture na sua conta Youtube Premium

Caso você não esteja conseguindo utilizar o recurso no seu celular, muito provavelmente é porque o modo Picture-in-Picture está desabilitado na sua conta no Youtube. Para habilitá-lo, basta seguir esses passos:

1. Na página inicial do Youtube, clique no ícone do seu perfil,
2. Clique na categoria Configurações.
3. No novo menu que se abrir, selecione a opção Geral.
4. Encontre a opção Picture-in-Picture e arraste a setinha para o lado para habilitar o recurso no seu celular.

Gostou das nossas dicas? Então comece a desfrutar dessa função no seu celular. E não se esqueça de conferir os demais tutoriais e notícias disponíveis no blog da Positivo do Seu Jeito. Com a gente, você vai ficar sabendo de tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia, tendo informações e instruções que podem trazer muito mais conhecimento e praticidade para você.  

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter