Positivo do seu jeito

Dicas

Aplicativo para passar menos tempo no celular: 5 melhores apps para você equilibrar a vida

22 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

O sistema operacional Android, em sua última atualização incluir recursos que permitem aos usuários monitorar o tempo de uso do aparelho. A ideia é reduzir a dependência que temos dos celulares, algo que nos torna improdutivos quando as coisas passam do limite.

Para mudar esse cenário o primeiro passo é tomar conhecimento da situação. Por isso, não é de hoje que muitos desenvolvedores investem em proporcionar meios aos usuários para que eles fiquem longe do aparelho o maior tempo. Algumas dessas soluções estão disponíveis na Play Store.

Se a versão mais recente do Android ainda não está disponível no seu celular, então vale a pena conhecer essas ótimas alternativas.

aplicativo-para-passar-menos-tempo-no-celular
®GIPHY

1. Flipd

O Flipd é uma solução bastante radical para quem se incomoda com as distrações proporcionadas pelo celular. O que ele faz é deixa-lo completamente off-line pelo tempo programado, sem dó e nem piedade.

O app foi pensado para uso em escolas e empresas, especialmente em dispositivos cedidos pelas instituições, mas pode ser usado também no seu aparelho pessoal. Um temporizador faz uma contagem regressiva informando em quantos minutos você poderá voltar a utilizar o aparelho.

aplicativo-para-passar-menos-tempo-no-celular

2. Forest

Os desenvolvedores do Forest tiveram uma grande sacada para deixa-lo longe do celular por mais tempo: gamificar as pausas. Ao iniciar o aplicativo você se torna responsável por uma árvore. Porém, ela só cresce se o app estiver aberto em primeiro plano no app.

Em outras palavras, quanto menos você usar outros apps, mais rápido a sua planta crescerá. Outra boa notícia: por meio de uma organização não governamental, os desenvolvedores garantem que árvores virtuais serão transformadas em árvores reais – mais de 300 mil já foram plantadas.

aplicativo-para-passar-menos-tempo-no-celular

3. Dinner Time Plus

O Dinner Time Plus é voltado especialmente para os pais que desejam controlar o uso do celular dos filhos. A ideia é que a partir de uma conta principal seja possível bloquear um aparelho em uma conta secundária durante certos intervalos de tempo.

Por exemplo, se você não quer que o seu filho use o celular durante o almoço, durante o jantar ou enquanto estiver na escola, basta ativar o recurso. Ele funciona com intervalos regulares que vão de 15 minutos até 24 horas.

aplicativo-para-passar-menos-tempo-no-celular

4. Siempo

O Siempo age diretamente nos aplicativos que mais consomem o nosso tempo: as redes sociais e os mensageiros. Além de bloquear notificações, ele permite que você configure quais apps terão o acesso impedido durante um certo período de tempo.

A boa notícia é que ele deixa de fora dessa lista apps que podem ser úteis em uma eventualidade, como agenda, bloco de notas, previsão do tempo ou mapas. A menos que você seja viciado em consultá-los, o Siempo resolve os seus problemas.

aplicativo-para-passar-menos-tempo-no-celular

5. Moment

Diferente dos demais, o Moment não bloqueia nenhuma ação do seu aparelho, mas oferece estatísticas precisas sobre o tempo de uso do celular. A partir do entendimento de quais apps são o problema, então é possível elaborar um plano para virar o jogo.

Você pode definir limites de uso diário que podem ser reduzidos aos poucos, em um processo que se assemelha ao de se livrar de algo do qual somos dependentes. Rico em estatísticas, ele é uma boa opção para quem quer se reeducar no uso do smartphone.

aplicativo-para-passar-menos-tempo-no-celular

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.