A redação é um dos pontos críticos na educação brasileira. Segundo o resultado do Enem 2020, apenas 28 participantes conseguiram a Nota Mil em seus textos, enquanto outras 87.567 pessoas zeraram na correção. Segundo dados do site Porvir, quase metade das redações do Enem de 2018 não apresentaram argumentação suficiente, apoiada em dados e fatos. Também foram apontadas deficiências no uso dos conectivos e erros com vírgulas e ortografia.
A boa notícia é que a tecnologia vem abrindo novas fronteiras para o aprendizado da escrita. Hoje, professores podem utilizar o smartphone como uma ferramenta poderosa de ensino, oferecendo aos alunos formas inovadoras de aprendizado, mesmo longe da sala de aula. Por isso, separamos 11 serviços e apps que vão ajudar seus alunos a melhorar a redação. Confira!
Os apps sobre redação são uma alternativa interessante para quem quer começar a estudar o tema, podendo ser facilmente recomendados pelos professores como um complemento às atividades em sala de aula.
A maioria desses apps traz explicações sobre como estruturar o texto, além de exemplos corrigidos, citações e referências sobre diversos tópicos.
Uma das melhores opções para quem está começando os estudos na área da redação. Este app traz um minicurso abrangendo os conceitos do texto dissertativo-argumentativo, além das estruturas de parágrafos, explicando introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como o que deve constar em cada uma dessas partes do seu texto.
Outro diferencial do app é que ele oferece bancos de informações com mais de 80 alusões históricas e geográficas, 150 citações clássicas e 250 referências a documentários, filmes e livros, para os alunos embasarem seus argumentos, dependendo do tema exigido pela banca de correção.
Além disso, o app traz a correção completa para mais de 50 redações que atingiram a nota máxima no Enem, sendo uma boa fonte de inspiração.
Uma rede social das redações. Aqui há espaço para correções online e gratuitas, feitas por outros usuários segundo as normas exigidas pelo Enem. Outros recursos incluem bate-papo para tirar dúvidas, exemplos de redações com avaliação máxima e temas mais cotados para as próximas provas nacionais.
Outro ponto positivo é o banco de citações e contextualizações, dividido por área de conhecimento. Os participantes ainda podem trocar livros, aulas e apostilas diretamente no smartphone.
Uma boa opção para professores que querem explorar as regras básicas da redação com seus alunos. O app trata dos diferentes estilos de texto, como prosa, carta, narração, dissertação e crônica, sempre trazendo exemplos que facilitam a compreensão.
O app oferece uma extensa base de redações corrigidas com notas boas. Os usuários podem ler o conteúdo online ou offline, com a opção de favoritar os textos. Há também um manual completo de redação, discussões sobre temas para concursos e Enem, além de dicas de escrita.
Direto ao ponto, o Redação Enem Nota 1000 traz cerca de 50 redações que alcançaram a pontuação mais alta do Exame Nacional do Ensino Médio. Todas têm comentários e correções. No app o usuário ainda encontrará previsões de temas futuros, além de citações e erros mais comuns cometidos na hora de escrever. Pode ser usado como um bom ponto de partida para estruturar uma aula sobre o assunto.
Este app é uma boa recomendação para alunos que desejam construir as suas argumentações e utilizar mais referências bibliográficas. Ele tem mais de 20 temas de citações, que podem ser facilmente acessados e navegados. Para os professores, a dica é utilizar esse app como ponto de partida para a sugestão de literaturas diversas, estimulando a curiosidade dos seus alunos.
Para quem quer melhorar de verdade na redação, a opção mais indicada é escrever e enviar os textos para um serviço online, especializado na correção. Geralmente as empresas de correção vendem pacotes personalizados que abrangem temas livres ou indicados por bancas de prova.
O ponto mais interessante é que as correções são feitas com base nos parâmetros de grandes exames, como o Enem e provas de concurso. Veja a seguir alguns dos serviços de correção de redação online mais indicados:
A plataforma Me Salva! é famosa por ter conteúdos que auxiliam no preparo para o Enem em diferentes disciplinas. É possível adquirir correções avulsas, que contemplam o acesso à ferramenta de Plano de Texto. Mas o pacote mais interessante é a assinatura recorrente, que garante no mínimo 4 correções mensais e ainda dá direito às aulas diárias ao vivo.
Outro serviço de correção bem conhecido. O Redação Online! tem planos flexíveis, a partir de 5 correções corrigidas, e ainda dá acesso a métodos de reescrita e a mais de 300 temas. O foco é a correção para vestibulares, mas há um plano específico para os concurseiros, que se baseia nos critérios de bancas como FCC, Cebraspe e Vunesp.
O Corrija-me também investe na correção focada em vestibulares e concursos. A plataforma oferece aulas de redação divididas em 3 cursos completos, que ajudarão os alunos a estruturar melhor seus textos. Uma vez corrigida a redação, é possível encaminhar perguntas ao corretor e esclarecer dúvidas.
Outra plataforma de correção focada em vestibulares, o Projeto Redação tem como destaque um manual completo de redação que é disponibilizado em certos planos. O material trata das 5 competências que avaliam a redação, da estrutura do texto (início, desenvolvimento e conclusão) e traz ainda 200 exercícios de linguagem.
O nome já diz tudo: essa é uma plataforma focada na correção de redações para vestibulares, como Enem, Fuvest e Unicamp. Eles oferecem pacotes avulsos (com créditos de correção que podem ser usados quando o aluno preferir) ou assinaturas anuais com 2 correções por mês.