O ano de 2020 foi atípico para o mundo do cinema. Em razão da pandemia de coronavírus, as salas de cinema permaneceram fechadas em muitos países, impedindo que muitas produções estreassem em circuito comercial.
A saída encontrada por muitos estúdios foi lançar seus filmes diretamente em serviços de streaming, como a Netflix. Essa acabou sendo uma boa notícia especialmente para os brasileiros, que viram um número maior de produções estarem disponíveis aqui antes mesmo da divulgação dos indicados ao Oscar.
O Oscar 2021, maior prêmio do cinema, será entregue no próximo dia 25 de abril, mas você pode se antecipar e conhecer algumas das produções que foram indicadas aos principais prêmios. Veja a lista completa com os filmes do Oscar na Netflix.
Dirigido por David Fincher, Mank é um filme em preto e branco e que se passa na Hollywood dos anos 30. Na trama acompanhamos a perspectiva de vida de Herman j. Mankiewicz, roteirista responsável pelo filme Cidadão Kane. Ele precisa lutar contra o alcoolismo, ao mesmo tempo que produz aquela que seria a sua principal obra. Recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
O filme Os 7 de Chicago aborda a história de um protesto pacífico, ocorrido nos Estados Unidos durante a Convenção Nacional Democrata de 1968. Os ânimos acirrados da época fizeram com que manifestantes, a polícia e a guarda nacional entrassem um confronto violento. Recebeu 6 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
Na Chicago dos anos 20, acompanhamos a trajetória de Ma Rainey, conhecida como a “mãe do Blues”. A artista é considerada lendária e revolucionária no mundo da música. Recebeu 5 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz para Viola Davis.
Sem título traduzido no Brasil, Pieces of a Woman recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. A atriz Vanessa Kirby interpreta Martha, uma mulher enlutada pela perda do filho em um jornada emocional de grandes descobertas e conflitos.
Uma estudante de Direito retorna à sua cidade natal, nos Apalaches, e reflete sobre a trajetória e o futuro da família. Dirigido por Ron Howard, o filme traz no elenco Amy Adams e Glenn Close. Recebeu duas indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Glenn Close.
O filme indiano O Tigre Branco conta a história de um motorista que usa da inteligência e da astúcia para escapar da pobreza e alcançar o sucesso. Recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
O filme A Caminho da Lua é um dos indicados ao Oscar na categoria de Melhor Filme de Animação. A trama conta a história de uma garota que constrói um foguete e decola para o espaço na esperança de encontrar uma deusa mítica da Lua.
Outro dos indicados ao Oscar de Melhor Animação é o filme Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca. A ovelha Shaun é um personagem conhecido no mundo da animação e esta não é a primeira aventura dela nos cinemas.
Com 4 indicações ao Oscar, Relatos do Mundo conta a história de um texano que viaja pelo Oeste Selvagem levando notícias do mundo aos moradores da região. É quando ele se envolve em uma trama na qual precisa ajudar uma jovem que foi sequestrada. Estrelado por Tom Hanks.
Estrelado e dirigido por George Clooney, O Céu da Meia-Noite é uma história apocalíptica de ficção científica. Aqui, acompanhamos Augustine, um cientista solitário do Ártico que precisa impedir que uma equipe de astronautas volte à Terra depois de uma catástrofe global.
Em uma cidade italiana à beira-mar, Madame Rosa, uma sobrevivente do Holocausto, mantém um creche. Um dia ela acolhe Momo, um menino de rua que a assaltou e suas perspectivas de vida mudam completamente. Indicado ao Oscar de Melhor Canção Original.
Indicado aos Oscar na categoria de Melhor Documentário, Crip Camp: Revolução Pela Inclusão mostra a história de um acampamento próximo à Woodstock no qual crianças com deficiência eram recebidas para o verão. O local deu início a um movimento histórico.
Outro documentário indicado ao Oscar, Professor Polvo conta a história de amizade entre um cineasta e um polvo que vive em uma floresta de algas na África do Sul. O filme acompanha a trajetória do animal e ajuda a desvendar os mistérios da região sob uma perspectiva bastante original.
Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário em Curta-Metragem, Uma Canção Para Latasha trata sobre a injustiça relacionada ao assassinato da jovem Latasha Harlins, em Los Angeles, no ano de 1992.
Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Animação em Curta-Metragem, Se Algo Acontecer… Te Amo é uma jornada emocional que trata sobre as perdas de um casal, que precisa se adaptar e viver com essa angústia.