Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como Saber se alguém está roubando seu WiFi

Hoje em dia é quase impossível viver sem estar conectado. Seja em casa, no bar ou no trabalho, contar com uma boa conexão WiFi é de extrema necessidade, afinal de contas, quem consegue desgrudar das redes ou ficar completamente offline por mais de 30 minutos, não é mesmo?

WiFi

® GIPHY

Viver na internet é tão maravilhoso que somos capazes de ficar entediados e até irritados quando a conexão cai ou está lenta demais e, nesse caso, é natural que a nossa primeira reação seja esbravejar e colocar toda a responsabilidade na empresa que contratamos. Mas o que poucas pessoas sabem é que nem sempre a internet WiFi lenta é culpa do provedor.

WiFi

® GIPHY

Estamos falando dos “ladrões de WiFi”, aquelas pessoas espertinhas que, por um mínimo descuido, acabam usando o sinal alheio e comprometendo a velocidade da internet. Falando assim parece algo bobo, mas situações como essa são mais comuns do que se imagina e as causas podem ser as mais diversas possíveis: desde alguém que tenha descoberto a sua senha, até algo que você deixou passar batido na hora de configurar sua rede.

WiFi

® GIPHY

É claro que proteger a rede WiFi com uma senha forte é primordial para impedir que outras pessoas utilizem o sinal sem permissão, e trocar a senha de tempos em tempos é uma ótima recomendação. Mas se você quer ir a fundo e saber se realmente tem alguém acessando às suas custas, existem outras maneiras e nós ensinaremos a seguir:

1. Olhe as luzes do seu roteador

® GIPHY

Desligue ou desconecte todos os aparelhos que estiverem utilizando WiFi, espere uns minutinhos e observe o comportamento do seu roteador. Se as luzes continuarem piscando freneticamente, é melhor ficar ligado, pode ser que tenha algum “parasita” usando sua internet.

2. Acesse as configurações do seu roteador

® Shutterstock

Caso tenha feito o passo anterior e desconfiado que algo está errado, uma alternativa mais assertiva é acessar as configurações do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. É claro que cada equipamento tem o seu modo de acesso, mas geralmente é só ir no Painel de Controle do do roteador, que pode ser acessado por meio do seu número de IP, e procurar por: “Minha rede”, “My network”, “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Será mostrado uma lista com todos os dispositivos conectados, logo, você irá saber se está tendo o sinal roubado. Se tiver dificuldade de realizar os passos citados acima, leia o manual do seu roteador.

3. Utilize programas específicos

® Shutterstock

Se você quer descobrir se tem alguém roubando sua internet e deseja manter uma rotina de monitoramento, o ideal é utilizar programas específicos. Muitos deles são gratuitos e de fácil utilização. Dessa forma você garante que ninguém irá invadir o seu WiFi.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter