Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Fim das senhas? Veja como funciona a nova tecnologia da Microsoft que pretende acabar com elas de uma vez por todas

Uma nova tecnologia da Microsoft pode pôr fim às senhas que você utiliza em serviços do dia a dia, como e-mail, loja de aplicativos e mensageiros. O recurso já está disponível para os cerca de 800 milhões de usuários que utilizam serviços vinculados a contas Microsoft, como Outlook, Office 365 e Skype.

Porém, se engana quem imagina que a ausência da digitação dos caracteres pode representar uma falha de segurança ou maiores possibilidades de invasão à sua conta. Ao menos por enquanto, a nova tecnologia tem suporte apenas no Windows 10 e, mais especificamente, no navegador Microsoft Edge. Vamos compreender como ela funciona?

®GIPHY

Bem-vindo à tecnologia FIDO2

A responsável pela possibilidade de os usuários acessarem os serviços da Microsoft sem digitarem as suas senhas é uma tecnologia chamada FIDO2 (Fast Identification Online). Trata-se de uma chave de segurança habilitada a partir de hardware, ou seja, uma espécie de token vinculado à sua máquina. Basta plugar o pendrive à entrada USB de um notebook ou PC para que ele possa validar a conta.

No caso dos smartphones, também é possível utilizar uma variante similar da tecnologia, mas nesse caso a autenticação é feita via Bluetooth ou NFC. No princípio, a tecnologia havia sido criada para ser uma espécie de autenticação de dois fatores, ou seja, ainda havia a necessidade de uso de senha.

No entanto, a sua evolução, somada a uma tecnologia de browser chamada WebAuthn permitiram colocar um fim às senhas sem que isso representasse um comprometimento na segurança dos usuários.

As opções de autenticação oferecidas pela Microsoft

Atualmente, a Microsoft oferece três opções de autenticação para os seus usuários. Uma delas é a combinação entre a chave de acesso e as tecnologias de reconhecimento facial e impressão digital – nos dispositivos em que elas estão presentes. A segunda é uma combinação entre a chave de acesso e um PIN. Por último, há a opção de baixar o app Microsoft Authenticator e combiná-lo com a senha.

A combinação de fatores de autenticação, incluindo até mesmo uma chave de acesso via hardware, é certamente uma opção mais segura do que o uso de senhas simples como estamos acostumados. Há inúmeros programas que são capazes de quebrar senhas a partir de múltiplas tentativas, especialmente as mais simples.

A introdução de leitores de impressão digital, leitores de íris e sistemas de reconhecimento facial foi um passo largo em direção à maior segurança, especialmente no mundo mobile. Agora, a autenticação via hardware parece ser o passo seguinte. Em termos de praticidade, no entanto, muitos podem torcer o nariz em um primeiro momento, mas a tendência é que a importância da segurança acabe tornando esse um efeito colateral menos relevante.

Tendência é que o movimento cresça

Não é apenas a Microsoft que está preocupada com novas formas de autenticação de segurança. O Google também tem dado passos significativos no sentido de tornar os logins e senhas dispensáveis, desde que haja outros fatores de autenticação mais relevantes em jogo. Os SMS, que ainda são amplamente usados, podem ser interceptados, conforme algumas demonstrações já apontaram.

A tendência, portanto, é que os usuários passem a ter cada vez mais alternativas como essas nos próximos anos, vindas especialmente de grandes companhias como Google, Microsoft e Facebook. Será que chegará um dia que poderemos acessar com segurança serviços online sem que seja preciso digitar nenhum tipo de senha? Ao que tudo indica, sim, e não falta muito tempo para que isso aconteça.

Fonte(s): Thutrott e CNET

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter