celular com o aplicativo do Airbnb aberto

Descubra o Airbnb: um jeito novo de se hospedar em viagens

Quem viaja adora passear e aproveitar o destino ao máximo, visitando todos os parques, museus, restaurantes e outras atrações que um lugar com uma cultura diferente pode oferecer. Ainda assim, é preciso reservar uma hospedagem que ofereça pelo menos um bom chuveiro e uma cama confortável para descansar e estar pronto para as aventuras do próximo dia.

cena de filme em que os personagens estão dentro de um carro dançando, usando roupas de turista e óculos escuros

Para entender o que é o Airbnb e como ele funciona, é só continuar lendo o conteúdo de hoje!

O que é o Airbnb?

O Airbnb é uma plataforma que conecta viajantes aos anfitriões, dispostos a alugar um quarto, casa ou apartamento inteiro. A diferença entre essa plataforma e um hotel é a economia, praticidade e conforto. Afinal, a ideia é que o viajante se sinta à vontade, como se estivesse em casa, podendo até mesmo cozinhar sua própria refeição e lavar suas roupas. Por isso, ele também é indicado para quem prefere passar mais tempo relaxando em um ambiente caseiro.

Como o Airbnb funciona?

O Airbnb está em 191 países e mais de 65.000 cidades. Ou seja, dá para contar com ele em vários lugares do mundo. Seu funcionamento é bem simples, basta você se cadastrar no site usando seu e-mail, conta do Facebook, Google ou Amex e enviando algumas informações, como telefone, foto de perfil e mensagem de apresentação. Feito isso, é só começar a sua pesquisa.

Para encontrar o imóvel perfeito para a sua viagem, busque pela cidade, data de chegada e a quantidade de pessoas que vão dividir a hospedagem com você. Também dá para filtrar os resultados por tipo e tamanho da acomodação, valor que está disposto a pagar e alguns requisitos, como a presença de wi-fi, por exemplo.

Uma dica importante é que você leia os comentários de quem já ficou no local para ter certeza de que é o que você procura. Também é muito importante entrar em contato com o host para esclarecer dúvidas e sentir se ele é confiável.

Quanto custa e quais as formas de pagamento?

O preço varia bastante de acordo com a sua escolha, mas boa parte das vezes compensa mais do que um hotel. Fique atento ao valor da taxa de limpeza e também do próprio Airbnb, que é somado ao preço da diária. Também lembre-se de que, diferente do hotel, o café da manhã é por sua conta.

O pagamento é realizado somente através do site, a fim de garantir sua segurança e evitar possíveis fraudes. São aceitos cartões de crédito, Paypal (em alguns países), boleto bancário (para o Brasil) e outras formas de pagamento que variam de acordo com a localidade. Mas não se preocupe, as opções disponíveis aparecem na página de checkout, antes de você pedir a reserva. Depois de escolher como pagar, é possível visualizar em qual moeda será a cobrança.

Homer Simpson abrindo uma carteira lotada de dinheiro

Como pedir uma reserva?

Para garantir a sua hospedagem, clique em “Pedir para Reservar” e confira se todas as suas informações estão corretas. Depois, complete os dados de pagamento e aceite as políticas e termos. Nada de só clicar em aceitar: é importante ler tudo para ficar por dentro da política de cancelamento do anfitrião, assim como as regras da casa onde você vai ficar. Depois, é só esperar a resposta, que demora no máximo 24 horas e vai ser enviada no seu e-mail. Os horários da sua chegada e saída são flexíveis e podem ser combinados com o anfitrião.

É válido ressaltar que algumas reservas são instantâneas, ou seja, não precisam de aprovação e são confirmadas assim que você preenche o que é preciso.

Quais são as vantagens do Airbnb?

Mas, para entender o que torna o Airbnb tão vantajoso é só conferir os tópicos abaixo:

Tarifas mais baratas do que hotéis

Um ótimo benefício de usar o Airbnb é o valor acessível, já que você pode encontrar um lugar para se hospedar que possui um valor menor que o de um quarto de hotel. Isso se deve ao fato de você poder alugar apenas um quarto, do que um imóvel inteiro.

Possibilidade de dividir o imóvel com parentes e amigos

Quem gosta de viajar com a família ou com os amigos, poderá economizar muito mais. Além disso, essa é uma ótima opção para quem pretende tirar férias longas e não possui condições financeiras para bancar os gastos que geralmente um hotel cobraria.

Avaliações reais

Você pode conferir vários depoimentos reais de pessoas que já se hospedaram em determinado imóvel para ter certeza de que as informações são verídicas. E geralmente as avaliações do Airbnb são mais positivas do que as avaliações de hotéis. 

Quais são as desvantagens do Airbnb?

Como nosso intuito é ajudar o leitor a ter escolhas mais assertivas e menos surpresas negativas, vamos apresentar alguns pontos que podem ser considerados como desvantagens em relação ao Airbnb. Veja abaixo:

Inflexibilidade no reembolso de reservas

Cada anfitrião possui sua própria política de cancelamento, podendo escolher entre duas alternativas de reembolso: a moderada (50% de reembolso) e a rigorosa (sem reembolso). Mas a maioria das pessoas acaba optando pela moderada. Porém, é importante ficar de olho nessa questão.

O imóvel não corresponde ao anúncio

O principal fator de risco para a viagem é, com certeza, a chance do imóvel não corresponder ao anúncio, por mais que os hóspedes possam falar diretamente com os anfitriões para saber mais sobre o imóvel e também sobre sua localização. Portanto, se você não se sentir seguro(a), é importante pedir ajuda de alguém mais experiente neste tipo de locação.

Limpar ou pagar taxa de limpeza

Por mais que as taxas de locação de imóveis pelo Airbnb sejam menores do que as de hotéis e afins, a conta pode sair cara devido à taxa cobrada pela limpeza do imóvel. Mas você também tem a opção de ser o responsável pela limpeza do local. Se estiver viajando em grupo, pode verificar o que vale mais a pena neste caso.

Tom, do desenho Tom e Jerry, limpando a sala com vários utensílios ao mesmo tempo

O Airbnb é seguro?

Conforme o que você está buscando no seu plano de viagem, o Airbnb pode ser uma ótima opção e por mais que tenhamos listado acima algumas vantagens e desvantagens, é importante que você siga alguns cuidados por precaução:

  • Veja quantas estrelas possui cada quarto ou imóvel;
  • Leia todos os comentários sobre o anfitrião e os imóveis;
  • Pergunte se você pode utilizar todos os itens do imóvel;
  • Observe bem a localização do imóvel e compare a distância em relação ao local que você quer conhecer;
  • Confirme os horários de check-in e check-out;
  • Se você tiver um animal de estimação e quiser levá-lo, confirme se o anfitrião aceita a presença de animais;
  • Observe as taxas dos serviços adicionais, como limpeza do quarto ou imóvel;
  • Converse com o anfitrião antes de finalizar a sua reserva;
  • Leia as políticas e condições de cancelamento.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a encontrar uma opção segura para tornar sua viagem ainda melhor!

E para não perder mais dicas, continue navegando pelo blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.