garota-nervosa-usando-computador

Windows 10: como impedir que programas iniciem sozinhos ao ligar o PC

A cena é mais comum do que se imagina. Você liga o computador e o Windows abre em questão de poucos segundos. Porém, até que ele esteja efetivamente apto para uso, pode demorar um longo tempo.

Isso se deve ao fato de que muitos programas podem estar configurados para iniciar juntamente com o sistema operacional. São antivírus, softwares de jogos, mensageiros, navegadores e muito mais. Cada um deles ativo por padrão adiciona alguns segundos que parecem uma eternidade na hora de começar a usar o computador.

A boa notícia é que você pode resolver esse problema de uma vez por todas, deixando apenas os softwares que realmente são utilizados como padrão de inicialização. Neste artigo, vamos aprender o passo a passo de como identificar quais são os programas que abrem junto com o Windows e como remover aqueles que não são necessários.

windows-10-como-impedir-que-programas-iniciem-sozinhos-ao-ligar-o-pc-gif

Como descobrir quais programas abrem com o Windows 10

Antes de tudo é preciso identificar quais são os aplicativos que estão sendo executados assim que o Windows 10 é iniciado. Para isso, logo após ligar o computador, faça o seguinte passo a passo:

Passo 1. Pressione as teclas CTRL + ALT +DEL simultaneamente para abrir o “Gerenciador de Tarefas”.

Passo 2. Entre as opções que serão listadas, clique em “Gerenciador de Tarefas”.

Windows-10-como-impedir-que-programas-iniciem-sozinhos-ao-ligar-o-PC-passo-1

Passo 3. Localize a aba “Inicializar” e entre nela. Se ela não estiver aparecendo, basta clicar em “Mais Detalhes” para que seja exibida.

A lista de programas em execução será exibida. Note que é bem provável que existam alguns de pouco uso e que talvez não precisem iniciar logo que o computador é ligado. Ao lado de cada software há também informações sobre o impacto deles na inicialização.

Windows-10-como-impedir-que-programas-iniciem-sozinhos-ao-ligar-o-PC-passo-2

Como desativar programas que iniciam com o Windows 10

Agora que você já sabe como encontrar quais são os programas que iniciam junto com o sistema operacional, e sabe também qual é o impacto de cada um deles na inicialização, é hora de excluir aqueles que têm pouca serventia logo que você liga o computador. Para isso, é bastante simples:

Passo 1. Ainda na aba “Inicializar” do “Gerenciador de Tarefas” clique sobre um item da lista que você deseja eliminar da inicialização.

Passo 2. Note que no canto inferior direito haverá um botão “Desabilitar”. Clique sobre ele e aguarde até que a atualização de processo seja aplicada.

Windows-10-como-impedir-que-programas-iniciem-sozinhos-ao-ligar-o-PC-passo-3

Importante: não desabilite programas somente porque você não os conhece. Alguns itens são importantes para o sistema operacional e precisam ser inicializados junto com ele. Se tiver dúvidas, clique sobre o item em questão com o botão direito do mouse e selecione a opção “Pesquisar online”. 

Para aplicar todas as alterações basta reiniciar o computador. Na maioria das vezes, o simples fato de excluir softwares da inicialização automática faz uma grande diferença no desempenho do sistema. 

Por fim, note que alguns softwares podem ser insistentes e voltar a habilitar a inicialização automática. Nesse caso, acesse o menu de configurações do aplicativo em questão e tente remover essa função por lá.

Links:

https://tecnoblog.net/responde/desabilitar-inicializacao-windows-10/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.