8 cuidados para evitar que seu cartão seja clonado

Comprar pela internet já se tornou um hábito para muitas pessoas. O e-commerce tem se mostrado uma solução mais prática e, em alguns casos, até mais em conta de adquirir determinados produtos. Vai dizer que não é muito mais cômodo pesquisar, comparar preço, comprar e receber em casa sem precisar enfrentar filas, trânsito ou demoras desnecessárias?

animação de ursos em fila, e quando uma diminui a outra aumenta
® GIPHY

A Black Friday é uma sexta-feira onde as lojas fazem promoções com grandes descontos para incentivar as compras de Natal antecipadas. O evento teve início nos EUA e ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, que neste ano cai no dia 23.

animação de pessoas em uma esteira de produção em que o fim é uma tela de computador com uma mão e uma sacola

Como o foco principal da Black Friday é a internet, muitas pessoas deixam para comprar aquilo que precisam nesta data, aumentando consideravelmente o número de transações bancárias via cartões de crédito. Mas é preciso ficar ligado: tanto nesta data, quanto fora dela existem alguns sites mal intencionados que estão no ar somente para captar dados de cartões para clonar ou cometer fraudes.

E não pense que isso ocorre somente nos e-commerce e mundo virtual. Existem muitas formas de ter o cartão clonado fora da internet.

Michael Scott, da série The Office, cortando seus cartões de crédito com uma tesoura

Para que você fique atento e tenha mais segurança na hora de fazer suas compras, seja na na internet, ou não, nós preparamos uma lista com X cuidados, veja:

1. Não dê seu cartão para ninguém

homem mostrando seu cartão de crédito
® GIPHY

Parece óbvio, mas às vezes acabamos dando o nosso cartão para pessoas do nosso convívio, seja um colega de trabalho, o funcionário de algum estabelecimento ou até nossos amigos. Atitudes como esta podem aumentar as chances de algo acontecer com seus dados e o ideal é evitar sempre.

2. Proteja a sua senha

cadeado com senha
® GIPHY

Isso vale tanto para quando você for pagar algo, quanto para o caixa eletrônico. A sua senha libera acesso direto à sua conta e informações financeiras, então é melhor ter um cuidado extra toda vez que precisar digitar em algum lugar por aí. E lembre-se: não informe ela a ninguém.

3. Só compre em sites seguros

notebook protegido por um círculo que não deixa os hackers passar
® GIPHY

Quando comprar pela internet, principalmente na Black Friday, veja se o site que você está acessando possui certificação de segurança, que é o cadeado que aparece ao lado do endereço do site na barra do navegador. Além disso, compre somente em lojas da sua confiança e veja sempre se elas possuem selos de verificação.

4. Caixas eletrônicos

Titus, da série Unbreakable Kimmy Schimidt, olhando o saldo de dólares de sua conta bancária em um caixa eletrônico
® GIPHY

Além de tomar cuidado na hora de digitar a senha, é importante verificar o caixa eletrônico que você pretende utilizar. Caixas de rua ou de lugares pouco controlados e supervisionados são mais fáceis de ser adulterados, isso porque os criminosos instalam equipamentos para roubar os dados dos cartões de crédito inseridos na máquina. Fique atento!

5. Acesso ao internet banking

gato usando um notebook

Quando precisar acessar a sua conta bancária pela internet, seja no notebook ou celular, faça isso preferencialmente quando estiver conectado à uma rede WiFi particular e nunca use aparelhos de uso público ou de terceiros para isso.

6. Ao telefone

sapo Caco, da Vila Sésamo, falando ao telefone
® GIPHY

Nunca passe seus dados bancários por telefone, situações de trote costumam acontecer muito hoje em dia. Se você receber uma ligação e a pessoa do outro lado disser que é de alguma empresa e pedir para informar os dados da conta corrente, não passe. As empresas que têm algum vínculo com seus clientes geralmente pedem para eles confirmarem alguns dígitos e não a conta ou o número do cartão de crédito inteiro.

7. Não envie foto do seu cartão

animação de uma adolescente trocando mensagens pelo celular

Pelo mesmo motivo que você não deve informar os seus dados bancários por telefone, não envie foto do seu cartão de crédito pela internet. Essas imagens podem acabar parando nas mãos de pessoas não confiáveis, colocando a sua segurança em risco.

8. Monitore sua conta

cena da série The Man in The High Castle, em que um homem olha atentamente para monitores de segurança

Fique sempre de olho no extrato bancário da sua conta. Seja por internet banking, aplicativo ou até mesmo no caixa eletrônico, o ideal é fazer um acompanhamento regular das suas movimentações. Se notar algo estranho, ligue para o seu banco e tome as providências.

Todo cuidado é fundamental quando se trata de informações bancárias. Mas estando sempre atento as chances de acontecer situações desagradáveis são mínimas. Siga esta lista e boas compras na Black Friday!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do OneDrive sobre um fundo escuro.

Como configurar um backup automático no OneDrive

Homem tirando uma selfie sorrindo.

10 editores de fotos online grátis sem instalar que você precisa conhecer

Adolescentes usando redes sociais na escola.

O impacto das redes sociais na educação

Mulher organizando as tarefas em post-its na parede, fazendo alusão ao Notion.

Como utilizar o Notion para organização pessoal e profissional

Crianças usando óculos de realidade virtual na escola.

Os benefícios do uso de aplicativos de realidade virtual na educação

Projeto de automação residencial que poderá ser controlado pelo Google Home.

Como configurar e usar o Google Home para automação residencial

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.