Positivo do seu jeito

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5 dicas para você criar um perfil de sucesso no LinkedIn

A maneira como nos comportamos nas redes sociais diz muito a respeito da nossa postura profissional. Por mais que você separe os aspectos pessoais e profissionais da sua vida, o fato é que na hora de concorrer a uma vaga de emprego os recrutadores olharão as suas atribuições.

Entre todos os serviços disponíveis nenhum é mais relevante do que o LinkedIn. A rede social que hoje pertence à Microsoft é uma das principais vitrines para você mostrar o seu currículo e compartilhar informações relevantes com o mercado. Em outras palavras, destacar-se ali pode significar prioridade na hora de ser lembrado para um novo trabalho.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a se manter em evidência e obter mais oportunidades.

1. Mantenha o seu perfil atualizado

O LinkedIn não deve ser encarado como um simples repositório no qual você adiciona informações sobre o seu histórico profissional. Quanto mais conteúdo você posta, mais as pessoas conhecem suas habilidades e o associam a uma determinada área de atuação. Portanto, o primeiro passo é preencher todas as informações solicitadas.

Depois, certifique-se de conhecer as ferramentas que a rede social disponibiliza. Isso inclui espaço para postagens de links ou de publicações mais extensas. Interaja ainda com outros perfis, comentando nas publicações sempre que for pertinente, Quanto mais você “age” na rede social, mais o algoritmo destaca o seu perfil.

2. Use imagens de qualidade no perfil

Perfis com fotos de qualidade têm 14 vezes mais probabilidade de serem percebidos pelos empregadores do que aqueles que não têm imagem. Aqui, é importante destacar que não se trata de uma mera avaliação de aparência — se enquadrar ou não em um determinado padrão de beleza não está em questão.

Todavia, é importante que a imagem denote um aspecto profissional, pois ela será o seu cartão de visita. Evite utilizar selfies ou fotos capturadas em ambientes que transmitam mais descontração do que profissionalismo. Se possível, recorra a um fotografo profissional ou a um amigo com mais habilidade para obter imagens mais atraentes.

3. Mostre os seus resultados

De certa forma, quando você descreve seu perfil profissional, já indica quais habilidades possui, de maneira que não é necessário mencionar essa informação em cada um dos cargos em que você atuou. Ao invés disso, opte por mostrar resultados: empregadores e recrutadores valorizam profissionais com históricos mais efetivos.

Se sua atuação foi em um departamento de compras, por exemplo, mostre como a empresa economizou graças a práticas implantadas ou executadas por você. Dê subsídios para que quem vê suas informações consiga ir além de dados como sua formação acadêmica ou seu histórico profissional.

4. Se puder, peça recomendações

O LinkedIn conta com uma seção na qual suas conexões podem recomendá-lo por uma determinada habilidade. Essa é uma ótima maneira de mostrar as suas qualidades, permitindo que outras pessoas ressaltem suas características positivas. Pense nesse campo como uma espécie de indicação permanente.

Dessa forma, se tiver intimidade com colegas de trabalho ou gestores, peça para que eles escrevam uma avaliação sobre você. Se possível, retribua também com uma avaliação no perfil deles. Isso ajudará o algoritmo a entender a proximidade entre vocês e contatos em comum podem ser impactados por essas informações.

5. Seja relevante e poste bons conteúdos

Em uma rede social como o LinkedIn, os conteúdos que você posta, de certa forma, determinam sua personalidade aos olhos dos outros. Por isso, é importante se certificar que aquilo que está sendo publicado é relevante para o seu setor e pode agregar à sua imagem profissional.

Indicar um conteúdo que fala sobre as perspectivas da sua área de atuação é bem-vindo, mas postar memes, fotos de festas ou opiniões não relacionadas à sua ocupação pode pesar negativamente. Em outras palavras, entenda que há redes sociais mais apropriadas para isso, como o Twitter e o Facebook. Por fim, não minta: aumentar ou inventar fatos pode até funcionar em um primeiro momento, mas quando você for descoberto perderá a credibilidade.

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