Por mais que você separe os aspectos pessoais e profissionais da sua vida, o fato é que na hora de concorrer a uma vaga de emprego os recrutadores olham as suas atribuições no LinkedIn.
Entre todos os serviços disponíveis, nenhum é mais relevante para o mercado de trabalho do que o dessa plataforma.
Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a se manter em evidência e obter mais oportunidades.
A imagem do seu perfil do LinkedIn é tão importante quanto sua postura em uma entrevista de emprego, ele é seu cartão de visita profissional! A maioria dos recrutadores olham o perfil de seus candidatos, portanto é essencial mantê-lo atualizado.
O LinkedIn é uma rede social profissional, e ele possibilita a conexão entre profissionais, empresas e empreendedores. Isso quer dizer que o LinkedIn gera muitos negócios.
Confira abaixo as principais razões para dar um upgrade em seu perfil do LinkedIn ainda em 2023.
A rede social é uma excelente maneira de aumentar a sua rede de contatos profissionais. Por meio dela você consegue se conectar com antigos colegas, parceiros atuais de trabalho, possíveis contratantes e outros profissionais que atuam na sua área.
Quem não é visto não é lembrado! Sim, essa frase pode parecer um clichê, mas no mundo corporativo isso é real. Afinal, tudo hoje em dia gira em torno do ambiente digital.
Então, quando alguém buscar por algum profissional com suas competências e experiências, se seu perfil estiver atualizado, você terá maiores chances de ser encontrado.
A plataforma permite que seus usuários compartilhem suas conquistas e exibam suas habilidades e experiências profissionais. Isso ajuda no aumento da credibilidade e pode tornar o seu perfil mais confiável aos olhos dos recrutadores.
Se você está lendo este conteúdo, certamente está interessado(a) em melhorar sua carreira, portanto saiba que o LinkedIn é uma fonte cheia de oportunidades de trabalho.
Além disso, a rede permite que você realize candidaturas de maneira simplificada, diretamente pela plataforma.
Agora que você já entendeu a importância de um bom perfil no LinkedIn, saiba como torná-lo mais atraente aos olhos dos empregadores.
Para ajudar a melhorar a aparência e o conteúdo do seu perfil no LinkedIn, separamos algumas dicas que farão os olhos dos empregadores brilharem, confira!
O LinkedIn não deve ser encarado como um simples repositório no qual você adiciona informações sobre o seu histórico profissional. Quanto mais conteúdo você posta, mais as pessoas conhecem suas habilidades e o associam a uma determinada área de atuação.
O primeiro passo é preencher todas as informações solicitadas, então não se esqueça de:
Depois, certifique-se de conhecer as ferramentas que a rede social disponibiliza. Interaja e comente em publicações sempre que for pertinente. Quanto mais você “age” na rede social, mais o algoritmo destaca o seu perfil.
Utilize palavras-chave estratégicas para buscar oportunidades que sejam aderentes ao seu perfil. Para fazer isso, basta ir na aba “Pesquisar”, digitar palavras relacionadas à sua busca e a plataforma irá lhe apresentar as oportunidades compatíveis com o que você procura.
Outro ponto importante é na seção “Sobre”, nessa parte é essencial inserir palavras-chave relacionadas a sua área de atuação, como por exemplo “Marketing de Conteúdo”, “Inbound Marketing”, “SEO”, etc.
Perfis com fotos de qualidade têm 14 vezes mais probabilidade de serem percebidos pelos empregadores do que aqueles que não possuem nenhuma imagem.
Portanto, é importante que a imagem denote um aspecto profissional, pois ela será o seu cartão de visita.
Falando em imagens de qualidade, não se esqueça da capa do seu perfil! Lembrando que é importante que a imagem tenha a ver com sua área de atuação ou empresa atual.
Confira abaixo algumas dicas para uma capa de perfil do LinkedIn:
Lembrando que há ferramentas como o Canva que já possuem templates prontos para postar na plataforma.
Quando você descreve seu perfil profissional, isso já é um indicador das habilidades que possui, não sendo necessário mencionar essa informação em cada um dos cargos em que você atuou.
Opte por mostrar resultados. Se sua atuação foi em um departamento de compras, exponha como a empresa economizou graças a práticas implantadas e executadas por você.
O LinkedIn conta com uma seção na qual suas conexões podem recomendá-lo por uma determinada habilidade. Considere esse campo como uma espécie de indicação permanente.
Dessa forma, se tiver intimidade com colegas de trabalho ou gestores, peça para que eles escrevam uma avaliação sobre você. Se possível, retribua também com uma avaliação no perfil deles.
Em uma rede social como o LinkedIn, é importante se certificar que aquilo que está sendo publicado é relevante para o seu setor e se pode agregar à sua imagem profissional.
Indicar um conteúdo que fala sobre as perspectivas da sua área de atuação é bem-vindo, mas postar memes, fotos de festas ou opiniões não relacionadas à sua ocupação pode pesar negativamente. Portanto, apenas tome cuidado com o que você compartilha na rede.
Logo após o campo de “Licenças e Certificações”, há o de “Trabalhos Voluntários”. Muitas organizações olham as funções sociais sem fins lucrativos como um diferencial.
Sendo assim, se você participa ou já participou de alguma ação voluntária, é bem legal mostrar isso em seu perfil.
Quando você personaliza a URL do seu perfil você deixa o seu nome em destaque. Isso faz com que os outros usuários da rede te encontrem com mais facilidade. Você também pode inserir seu campo de atuação após o seu nome, o que fará com que seu perfil apareça nas buscas pela sua área, por exemplo: /maria-silva-revisora ou /maria-silva-seo
Para fazer a personalização é só ir até o painel de edição e inserir o nome ou termo escolhido.
Qual a sua abordagem ao se conectar a um profissional que tenha a ver com sua carreira?
É válido personalizar essa mensagem e explicar o motivo da conexão. Por exemplo, você pode mencionar algo em comum nos seus perfis ou dizer que conhece ferramentas ou profissionais às quais você gostaria de apresentá-la.
E por último, mas não menos importante, é essencial ser ativo(a) nas redes! Afinal, nada adianta preencher todas as informações, seguir todas as dicas anteriores e esquecer de acompanhar as atualizações dentro da plataforma.
Você não precisa necessariamente instalar o LinkedIn em seu celular, mas é indicado que durante a semana você possa olhar ao menos uma vez por dia o seu perfil. Especialmente se você está buscando uma nova oportunidade profissional.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para o sucesso do seu perfil profissional no LinkedIn. E se deseja continuar por dentro das melhores recomendações para a sua carreira no mundo digital, é só acompanhar o nosso blog!