Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como colocar o acento circunflexo no teclado do notebook

Uma das dúvidas mais comuns relatadas por usuários em fóruns é a de como colocar o acento circunflexo nas palavras, especialmente quando estão digitando em um notebook. Pode parecer curioso ler isso, mas esse é um problema mais recorrente do que você imagina.

As razões para que ocorram falhas nessa parte da digitação são muitas e vão desde o uso de teclados no padrão norte-americano até a digitação de comandos errados.

Porém, não importa qual é a origem do seu notebook, há dicas e truques para resolver esse problema via software, seja no Word ou diretamente no sistema operacional. Vamos descobrir como fazer isso?

®GIPHY

Erros na hora de pressionar a tecla Shift

Um dos erros mais básicos que usuários que recém adquiriram um notebook cometem é de acentuar de forma errônea na hora de pressionar a tecla Shift. Isso porque nos computadores portáteis a tecla costuma ser menor e os dedos acabam escorregando e pressionando teclas incorretas.

Assim, para evitar digitar palavras como “vovÔ” ou “cadÊ”, a dica é segurar a tecla Shift apenas enquanto você pressiona a tecla de acento. Depois, basta digitar a letra seguinte – “a”, “e” ou “o” – para que problemas como esse não mais ocorram.

Problemas com teclados americanos

Esse também é um erro de configuração bastante frequente que os usuários têm que enfrentar, especialmente quando estamos falando de produtos importados ou que venham com o teclado americano como padrão. No Windows 10, clique sobre a opção “ENG”, no canto inferior direito da barra de tarefas.

O menu de idiomas será aberto. Selecione “Português (Brasil) na lista. Se ele não estiver disponível, vá em “Preferências de idiomas” e clique em “Adicionar idioma” para resolver o problema. Nesse caso, o acento circunflexo costuma ficar ao lado da tecla “Enter”.

A tecla estragou? Insira o circunflexo via sistema

Se você estiver no Microsoft Word e, por alguma razão, a tecla do acento circunflexo deixar de funcionar, acesse a opção “Inserir” e clique em “Símbolos”. Em seguida, escolha “Mais símbolos” e, no subconjunto localize a opção “Pontuação Geral”.

Pronto! Agora é só clicar em “Inserir”. Outra dica é, ao selecionar o acento, clicar em “Tecla de atalho”. Nesse caso, você pode escolher uma forma de atalho para inserir o acento. Use a combinação que desejar para substituir de uma vez por todas a tecla com defeito.

Se você estiver no teclado virtual, use o mouse para clicar primeiro sobre a tecla Shift e, depois, sobre o acento. Não há a necessidade de pressionar as duas teclas ao mesmo tempo – e uma boa parte dos erros são causados por pessoas que fazem esse tipo de confusão.

Usando software de remapeamento de teclas

Por fim, se nenhuma dessas situações resolver, a melhor solução é recorrer a um software de remapeamento de teclas. O KeyTweak, que pode ser baixado gratuitamente, é a nossa indicação.

Depois da instalação, acesse o aplicativo e escolha uma tecla pouco usada para desativá-la. Basta selecionar o acento circunflexo e depois clicar em “Remap”. Agora, é só escolher qual será o botão substituto e pronto. Mesmo com defeito seu teclado pode continuar sendo útil.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
carregador de celular em cima da mesa

Carregador de celular: veja 5 dicas para escolher o modelo certo

pai e filha na cozinha usando tecnologias

Conheça as 7 tecnologias indispensáveis no nosso dia-a-dia

homem segurando celular rindo de nomes de wi-fi engraçados

120 nomes engraçados para wi-fi

homem rindo ouvindo audios engraçados do whatsapp

Onde achar áudios engraçados para WhatsApp

lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

Inscreva-se na nossa

Newsletter