Como colocar o acento circunflexo no teclado do notebook

Uma das dúvidas mais comuns relatadas por usuários em fóruns é a de como colocar o acento circunflexo nas palavras, especialmente quando estão digitando em um notebook. Pode parecer curioso ler isso, mas esse é um problema mais recorrente do que você imagina.

As razões para que ocorram falhas nessa parte da digitação são muitas e vão desde o uso de teclados no padrão norte-americano até a digitação de comandos errados.

Porém, não importa qual é a origem do seu notebook, há dicas e truques para resolver esse problema via software, seja no Word ou diretamente no sistema operacional. Vamos descobrir como fazer isso?

®GIPHY

Erros na hora de pressionar a tecla Shift

Um dos erros mais básicos que usuários que recém adquiriram um notebook cometem é de acentuar de forma errônea na hora de pressionar a tecla Shift. Isso porque nos computadores portáteis a tecla costuma ser menor e os dedos acabam escorregando e pressionando teclas incorretas.

Assim, para evitar digitar palavras como “vovÔ” ou “cadÊ”, a dica é segurar a tecla Shift apenas enquanto você pressiona a tecla de acento. Depois, basta digitar a letra seguinte – “a”, “e” ou “o” – para que problemas como esse não mais ocorram.

Problemas com teclados americanos

Esse também é um erro de configuração bastante frequente que os usuários têm que enfrentar, especialmente quando estamos falando de produtos importados ou que venham com o teclado americano como padrão. No Windows 10, clique sobre a opção “ENG”, no canto inferior direito da barra de tarefas.

O menu de idiomas será aberto. Selecione “Português (Brasil) na lista. Se ele não estiver disponível, vá em “Preferências de idiomas” e clique em “Adicionar idioma” para resolver o problema. Nesse caso, o acento circunflexo costuma ficar ao lado da tecla “Enter”.

A tecla estragou? Insira o circunflexo via sistema

Se você estiver no Microsoft Word e, por alguma razão, a tecla do acento circunflexo deixar de funcionar, acesse a opção “Inserir” e clique em “Símbolos”. Em seguida, escolha “Mais símbolos” e, no subconjunto localize a opção “Pontuação Geral”.

Pronto! Agora é só clicar em “Inserir”. Outra dica é, ao selecionar o acento, clicar em “Tecla de atalho”. Nesse caso, você pode escolher uma forma de atalho para inserir o acento. Use a combinação que desejar para substituir de uma vez por todas a tecla com defeito.

Se você estiver no teclado virtual, use o mouse para clicar primeiro sobre a tecla Shift e, depois, sobre o acento. Não há a necessidade de pressionar as duas teclas ao mesmo tempo – e uma boa parte dos erros são causados por pessoas que fazem esse tipo de confusão.

Usando software de remapeamento de teclas

Por fim, se nenhuma dessas situações resolver, a melhor solução é recorrer a um software de remapeamento de teclas. O KeyTweak, que pode ser baixado gratuitamente, é a nossa indicação.

Depois da instalação, acesse o aplicativo e escolha uma tecla pouco usada para desativá-la. Basta selecionar o acento circunflexo e depois clicar em “Remap”. Agora, é só escolher qual será o botão substituto e pronto. Mesmo com defeito seu teclado pode continuar sendo útil.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.