Quando você compra um PC novo, é bem provável que o Windows 10 já venha instalado. Entretanto, isso não significa que você não precise ter uma versão do SO sempre disponível para eventuais correções que precisem ser feitas.
Como grande parte dos notebooks e PCs mais recentes não vêm com entrada para DVD. Por conta disso, a forma mais prática de ter uma versão “reserva” do Windows 10 é salvando o arquivo executável. Porém, não basta salvá-lo: é preciso configurar um dispositivo bootável. Neste tutorial vamos aprender como fazer isso de maneira simples.
Importante: antes de começar esse tutorial, é fundamental que você tenha em mãos um pendrive com pelo menos 8 GB de capacidade. Além disso, certifique-se que ele está limpo, ou seja, formatado e sem nenhum outro tipo de arquivo.
Passo 1. Acesse o site da Microsoft e baixe a ferramenta Media Creation Tool. Ao entrar na página, escolha a opção “Baixar a ferramenta agora”.
Passo 2. Ao iniciar uma instalação ou atualização do Windows, selecione a opção “Criar mídia de instalação”.
Passo 3. Selecione o Idioma, a Edição e a Arquitetura. Por padrão essas opções costumam ser preenchidas automaticamente. Clique em “Avançar”.
Passo 4. Escolha a mídia a ser usada. Nesse caso, selecione “Unidade Flash USB”. Conecte o pendrive. Ele será encontrado automaticamente. Clique em “Avançar”.
O pendrive será formatado e configurado para se transformar em um dispositivo bootável. Nossa recomendação é que você mantenha esse dispositivo guardado e sempre à mão.
Quando você segue essa metodologia para instalar o Windows 10 no PC isso significa que você está optando pela chamada “instalação limpa”. Ela é a mais indicada para evitar que arquivos de sistema sejam sobrepostos e se percam nesse processo.
Uma dica importante é ficar atento ao drive no qual o sistema operacional será instalado. Quando você salva arquivos no mesmo drive em que está o SO, ao realizar o processo de instalação via pendrive todos eles se perdem. Por esse motivo, a recomendação é criar uma partição específica para o SO e outra para salvar os demais arquivos.
Se você está migrando de uma versão do Windows para outra, então talvez precise se certificar antes que a sua máquina possui um hardware compatível. De acordo com a Microsoft, esses são os requisitos mínimos para a instalação do sistema operacional.