Por uma internet mais vegana: Google remove ovo de emoji de salada. Você concorda?

O que seria a internet se não fossem as polêmicas, não é mesmo? A mais nova disputa que vem acirrando os debates nas redes sociais envolve o Google e um emoji de salada. Sim, você não leu errado: um emoji de salada vem provocando polêmica nas últimas semanas.

Tudo começou quando o Google decidiu atualizar alguns dos seus emojis no Android. Entre eles, o emoji de salada perdeu um item: na nova versão, não há mais um ovo em meio à bandeja com alface, tomate e outras verduras. A ideia, segundo a empresa, é tornar o ícone mais inclusivo para os veganos.

Inclusão e diversidade

“Existem muitos debates hoje sobre inclusão e diversidade no Google e se você precisa de alguma evidência de que a empresa tem isso como prioridade, peço a sua atenção para o novo emoji de salada. Nós removemos o ovo no Android P beta 2, tornando-o uma salada vegana mais inclusiva”, explicou Jennifer Daniel, gerente de UX e Expressão no Google.

®GOOGLE

O que ela não imaginava é que esse simples comentário se tornaria assunto no mundo da tecnologia, figurando entre os itens mais comentados da semana. Houve quem concordasse com a medida, mas também muitas pessoas acharam a situação bastante embaraçosa. Afinal, um emoji de salada pode mesmo ser exemplo de inclusão?

Depois de muito debate, Daniel decidiu voltar ao Twitter para se manifestar novamente sobre o caso. “Olá carnívoros, veganos e todo mundo que esteja entre os dois lados. Eu só queria deixar claro que o objetivo de redesenhar o emoji de salada foi apenas o de criar uma imagem mais condizente com a descrição Unicode”, afirmou.

Ela ainda citou qual é a descrição em questão para que não reste dúvidas. “Uma tigela de salada saudável, contendo alface, tomate e outros itens de salada como pepino”, completou. No entanto, ao citar a descrição Unicode o debate se acirrou ainda mais: como você pode perceber pelo desenho, não há pepinos na salada, de forma que a justificativa parece não ser suficiente.

Vale a pena brigar por um emoji?

Não é a primeira vez que a mudança de um simples emoji gera debates e discussões nas redes sociais. No lançamento do Android Oreo, dois emojis foram modificados: o de cerveja e o de hambúrguer. No caso da cerveja, o público reclamou que a caneca não estava completamente cheia e, mesmo assim, havia espuma transbordando no copo.

Já no caso do emoji de hambúrguer, os usuários reclamaram que o queijo havia sido colocado por baixo dos demais ingredientes, junto com o pão o que não faria sentido, uma vez que o “correto” – ou mais usual – é que ele seja colocado sobre o hambúrguer.

A polêmica fez com que o CEO da companhia, Sundar Pichai, viesse a público para se manifestar. Na ocasião, ele concordou com os usuários e anunciou que mudanças seriam feitas. E, de fato, houve um redesign dos ícones na atualização seguintes.

Fonte: Mashable

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.