Positivo do seu jeito

Dicas

Aplicativo para digitar mais rápido: 5 melhores apps para você ficar mais ágil no teclado

30 de agosto de 2020

por: MKT Positivo

Existe alguma maneira de aprender a digitar mais depressa? Como acontece na maioria das ações manuais, tudo é questão de prática e treino. Escrever mais rapidamente é possível, mas para isso você precisa aprender algumas técnicas e fazer exercícios específicos para essa finalidade.

Atualmente, escolas de digitação praticamente inexistem no mercado, mas com o auxílio de alguns softwares você pode aperfeiçoar sua técnica sem sair de casa. Exercícios para utilização correta dos dedos em cada tecla e formas de memorização são algumas das alternativas. Confira alguns apps e serviços que podem ajudá-lo nesse aprendizado.

1. Sense-Lang

Completamente online e gratuito, o Sense-Lang é um serviço que disponibiliza 16 lições de digitação para os usuários. A ideia aqui é que você comece conhecendo o posicionamento das teclas e depois passe e digitar mais rápido, sem precisar olhar para o teclado.

Ao final de cada exercício é exibida a sua pontuação e o índice recomendado para seguir adiante. Porém, você não precisa passar por todas as etapas, podendo avançar diretamente para o final se assim desejar. O ponto negativo são as propagandas exibidas com muita frequência entre uma lição e outra.

Conheça o serviço online Sense-Lang

2. Addictive Typing Lessons

Para quem usa o navegador Mozilla Firefox, a nossa recomendação é a extensão Addictive Typing Lessons. Ela disponibiliza 26 lições para que você possa aprimorar sua técnica de digitação. A principal vantagem é a de poder modificar o idioma, incluindo palavras em qualquer língua.

A premissa das lições é forçar você a digitar palavras mais difíceis e pouco usuais. Cada lição gera uma pontuação e você pode acompanhar a sua evolução dia a dia. A interface do aplicativo não é das melhores, mas ainda assim ele é uma boa opção para quem está de ém busca de um software do gênero.

Conheça a extensão Addictive Typing Lessons para Mozilla Firefox

3. KeyBR

Entre todas as alternativas dessa lista, o KeyBR é provavelmente o serviço que apresenta a melhor interface. Entretanto, as lições aqui são mais simples, o que pode ser menos útil para usuários mais avançados.

O foco do serviço online está na personalização: modifique as cores, os temas e redimensione o tamanho das teclas virtuais. Incluindo um processo de gamificação, o KeyBR permite que você desafie outros usuários para um duelo de velocidade. Será que você consegue se sair bem nessa?

Conheça o serviço online KeyBR

4. Klavaro Touch Typing Tutor

O Klavaro é um pequeno programa para Windows, com apenas 20 MB de tamanho, e que funciona mesmo a partir de um pendrive. Ele foi criado para ser uma espécie de curso de digitação, com interface em português e orientação objetivas sobre cada uma das etapas do processo.

Um dos diferenciais do programa está no fato de que ele ensina até mesmo como repousar os dedos sobre o teclado, reduzindo o seu esforço de digitação. Embora esteja disponível em português, ele também permite configuração para ser usado em outros idiomas.

Conheça o aplicativo Klavaro Touch Typing Tutor para Windows

5. KeyBlaze

Similar ao Klavaro, o KeyBlaze se destaca pela sua interface mais refinada, que imita as mãos do usuário durante a digitação. O foco aqui está no posicionamento dos dedos: essa é a lição básica para que você possa digitar com mais agilidade e sem olhar para o teclado.

A principal vantagem de ver as mãos virtuais na tela é justamente a de compreender melhor seus movimentos. Memorize as teclas, os dedos correspondentes e desenvolva a velocidade por meio de testes e lições simples e acessíveis para qualquer idade.

Conheça o aplicativo KeyBlaze para Windows