5 coisas que podem deixar o Wi-Fi lento

Por mais que a velocidade da internet que chega à sua residência esteja dentro da franquia contratada, ainda assim pode ser que você perceba que o sinal está lento em alguns cômodos da casa. Isso ocorre porque existem coisas que podem deixar o Wi-Fi lento.

coisas-que-podem-deixar-o-wi-fi-lento

®GIPHY

Desde eletrônicos operando na mesma frequência e, portanto, causando interferências, até obstáculos físicos, há muitas situações possíveis de prejudicar a propagação do sinal. Nesse artigo, listamos cinco itens capazes de obstruir a sua rede a ponto de deixar a navegação mais lenta.

1. Roteador mal posicionado

O roteador é o ponto de origem do seu Wi-Fi. É a partir dele que o sinal é propagado para todos os cômodos da casa. Muitas pessoas teimam em “esconder” esse equipamento em um canto do quarto, mas essa não é uma boa ideia.

Quanto menor for o número de obstáculos diante dele, mais livre será o espaço para que o sinal se propague. Outra boa dica é colocá-lo em um ponto mais elevado, pois isso fará com que a área de cobertura seja um pouco maior. Observe as instruções do manual e verifique qual é o alcance dele. Se não for suficiente, use repetidores de sinal.

2. Aquários, espelhos e telas LCD

Outro fator importante é observar se não há aquários, espelhos e telas LCD com o display voltado para o roteador. Esses elementos, comuns a muitas residências, podem funcionar como barreiras de sinal, refletindo-os de volta em direção ao roteador.

Além disso, tubulações e equipamentos que emitem sinais de rádio, estruturas metálicas e paredes muito espessas também podem ser obstáculos a uma boa propagação de sinal. O que fazer? Posicione o roteador o mais longe possível desses itens.

3. Muitos dispositivos conectados à mesma rede

Roteadores mais simples e modelos mais antigos têm mais dificuldade para gerenciar um grande número de dispositivos conectados a eles. Assim, quanto menor for o número de aparelhos ligados à rede de forma simultânea, maiores são as chances de não haver lentidão.

wi-fi-lento

Muitas vezes não nos damos conta, mas não são apenas os celulares e os notebooks conectados ao roteador. Há a TV, o videogame, o tablet, o relógio, o e-reader, além dos eletrodomésticos. Tente aliviar a situação removendo aqueles que você menos utiliza.

4. Frequência mal configurada

Os roteadores mais modernos contam com duas faixas de frequência: a de 2,4 GHz e a de 5 GHz. Alguns aparelhos, especialmente os modelos mais antigos, operam apenas na primeira, enquanto os mais novos operam na segunda faixa de frequência.

Se o seu roteador é do tipo dual band, vale a pena habilitar ambas as frequências para evitar que elas fiquem sobrecarregadas. A faixa de 5 GHz suporta mais equipamentos, mas nem todos os smartphones e notebooks ainda são compatíveis com ela. Uma melhor distribuição de rede trará mais velocidade para os seus dispositivos.

5. Software desatualizado

Você sabia que um roteador desatualizado é capaz de travar com frequência e deixar a sua rede exposta para que pessoas mal-intencionadas tentem invadi-la? Como qualquer outro eletrônico, um roteador também conta com um sistema operacional e seus desenvolvedores constantemente estão fazendo melhorias nele.

Essas atualizações são disponibilizadas gratuitamente, mas é preciso habilitar o roteador para fazer o download e instalá-las automaticamente. Caso contrário, um software defasado pode comprometer o uso de certos recursos, causando lentidão à rede como um todo. Crie o hábito de checar se há atualizações para o seu equipamento pelo menos uma vez por mês.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.