Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como mesclar células no Excel (e desfazer mesclagem)

Como mesclar células no Excel (e desfazer mesclagem)

O Excel permite mesclar celular para que usuários realizem ações rápidas em um documento. O recurso, presente na versão desktop do software, pode ser utilizado para criar rótulos e otimizar a visualização dos dados apresentados no documento. Gostou da ideia? Preparamos um artigo para que você saiba como mesclar células no Excel para melhorar seu fluxo de trabalho.
Como mesclar células no Excel (e desfazer mesclagem)
O Excel é um famoso software que faz parte do Pacote Office, da Microsoft. A ferramenta oferece diversos recursos que facilitam a criação de documentos simples ou mais complexos. Mesmo sendo pouco conhecida, a funcionalidade pode agilizar a elaboração de planilhas completas no PC.
O processo permite juntar duas células ou mais células em uma. Ficou confuso? Vamos explicar melhor. A função é uma alternativa, por exemplo, para pessoas que desejam personalizar um layout de planilha de forma rápida e eficaz.
A funcionalidade pode ajudar, por exemplo, a criação de cabeçalhos e títulos de áreas específicas em controles feitos através de planilhas eletrônicas. Em resumo, o ato de mesclar aumenta o tamanho de uma célula, sendo ideal para organizar títulos e outros itens que precisam de destaque em um documento. Vamos analisar melhor esse recurso a seguir.

Quando usar o recurso para mesclar células

Alguns tipos de documento podem funcionar melhor ao mesclar células. Como falamos acima, a ferramenta é ideal para otimizar o layout de documentos que precisam que as células fiquem em destaque. Sendo assim, sua utilização é indicada para planilhas que necessitam de uma boa organização visual.
Os relatórios são um tipo de documento que podem servir de exemplo para entender os benefícios do recurso. A mesclagem pode tornar relatórios mais fáceis de serem assimilados por outras pessoas, principalmente, por tornar as células mescladas maiores na tela.
Aumentar as áreas de textos pode melhorar a assimilação de conteúdos importantes, como os títulos e as seções de uma tabela. O mesmo raciocínio pode ser utilizado em instruções e legendas que detalham informações importantes do documento. Em resumo, use a mesclagem sempre que quiser dar mais destaque para um elemento dentro do documento criado que está criando.

Quando não usar o recurso de mesclagem de células

As planilhas são um tipo de documento usado para diferentes ações. Relatórios criados para registros de dados, por exemplo, podem não trabalhar de forma adequada quando células são mescladas pelo usuário. A mesclagem impede, inclusive, que uma tabela dinâmica seja criada.
Como mesclar células no Excel (e desfazer mesclagem)
As células mescladas, seja na vertical ou na horizontal, podem aumentar uma área específica e mudar a formatação do documento. Visualmente, como dissemos anteriormente, a alteração pode ser agradável. Entretanto, arquivos com áreas que não necessitam de maior destaque  podem ficar visualmente confusos e difíceis de serem interpretados.

Como mesclar células no Excel

Agora que você já sabe o básico sobre o recurso, vamos aprender como utilizá-lo em seus documentos. O recurso, que está disponível na versão para Windows e macOS, também pode ser utilizado também no iPhone e iPad, mas não vamos abordar a versão mobile neste artigo. A seguir, confira como criar mesclas de células em uma planilha do Microsoft Excel.
Passo 1. Abra o documento no PC e use o ponteiro do mouse para selecionar as células que serão mescladas;
Passo 2. Lembre-se que essas células precisam ser adjacentes para que o recurso funcione;
Passo 3. Clique em “Alinhamento” no menu superior de funcionalidades do software;
Passo 4. Clique sobre o botão “Mesclar e Centralizar”. Para não centralizar o texto, use o ícone de seta ao lado do botão e, em seguida, use a opção “Mesclar Através” ou “Mesclar Células”.
Muito simples, não é verdade? Você vai reparar que agora as células estão completamente mescladas. Caso não consiga realizar o procedimento, certifique-se de estar realizando as edições com todas as células que deseja mesclar selecionadas. É importante saber que o recurso não funcionará em células que estão formatadas em tabelas. 

Como desfazer a mesclagem de células

Passo 1. Use o ponteiro do mouse para selecionar a célula que você mesclou anteriormente para desfazer a ação;
Passo 2. Clique em “Alinhamento” no menu de opções na parte superior da tela;
Passo 3. Clique sobre o recurso “Mesclar e Centralizar”.
Feito isso, a mesclagem será completamente desfeita e você poderá realizar outros tipos de edição nas células. Você pode consultar outras dicas sobre excelente em artigos publicados anteriormente pela Positivo.
Gostou da dica? Acesse o nosso portal Positivo do Seu Jeito para encontrar outros conteúdos como esse para se informar com as principais notícias sobre tecnologia. Nosso site oferece tutoriais, dicas, truques e análises de softwares e aplicativos em diferentes sistemas operacionais. Use também nossa barra de buscas para encontrar artigos para solucionar seus problemas em redes sociais, mensageiros e dispositivos tecnológicos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter