A cena é bastante comum: você está usando o seu PC e de repente ele avisa que instalará uma atualização – e com isso lá se vão alguns minutos preciosos do seu dia. Porém, há como adiar as atualizações do Windows 10.
Você não precisa instalá-las na hora que o sistema operacional decide. Existe a possibilidade de adiá-las em alguns dias ou configurá-las para que sejam executadas em momentos que o PC está ocioso, sem comprometer a sua produtividade.
Nesse artigo, vamos aprender o passo a passo de como fazer isso. Trata-se de uma configuração bastante simples e rápida. Acompanhe.
O passo a passo a seguir pode ser aplicado em qualquer uma das versões do Windows 10: “Windows 10 Pro”, “Windows 10 Enterprise”, “Windows 10 Education” ou “Windows 10 S”.
Passo 01: No menu Iniciar, escolha “Configurações”.
Passo 02: Em seguida, vá em “Atualizações e Segurança” e depois em “Windows Update”.
Passo 03: Em “Configurações de atualização”, selecione “Opções avançadas”.
Passo 04: Na caixa “Escolha quando as atualizações serão instaladas”, selecione o número de dias em que você deseja adiar as atualizações.
Importante: você precisa ter acesso aos recursos de Administrador do PC em questão para habilitar essa função. Portanto, se estiver utilizando uma máquina corporativa, solicite ao administrador da rede para habilitar a funcionalidade.
Vale lembrar ainda que as atualizações podem ser adiadas por um prazo máximo de até 365 dias, mas recomendamos que você nunca demore mais do que uma semana para baixar e instalar as novidades.
Não há problema algum em ter um controle maior sobre quando as atualizações serão instaladas. O sistema operacional, na maioria das vezes, não tem como saber qual é a melhor hora para aplicar os novos recursos. Contudo, não adie as atualizações por muito tempo.
Sempre que há uma atualização, além de eventuais novos recursos, brechas de segurança e falhas de programação são corrigidas.
Manter instalada uma versão defasada do sistema operacional pode ser perigoso, pois enquanto isso sua máquina fica vulnerável a problemas já conhecidos.
Portanto, a nossa recomendação é que você adie as atualizações se necessário, mas não por muito tempo.
O ideal é configurá-las para que sejam aplicadas no final do dia, quando você está prestes a ir embora. Dessa forma, após baixar e instalar as novidades, a máquina pode ser programada para desligar automaticamente.